+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nível de Proteção Mikrotik

    Olá pessoal, alguém sabe me dizer qual é o nível de proteção ESD (contra surtos) da
    Netmetal Rb 921?
    No datasheet dela não diz, achei só das rb 912, que é 16kV. Minha torre quando pega raio sempre queima as rbs 912 e só sobra minha nanobeam que possui nível de proteção ESD de 24kV. Gostaria de algo da mikrotik com o mesmo nível de proteção.

  2. #2

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    A placa base da 911 acD, das 922 e da 921 é a mesma, muda só quantidade de chains, existência ou não de modulo SFP, USB, SD, mini-pcie, enfim, muda periférico, mas a base é a mesma, vai ser os mesmos 16kV do chipset (Quem queima é o chipset).

    Tem os TVS lá pra mandar pro GND qualquer tensão maior, mas se não tiver GND do aparelho ligado em aterramento ele não adianta, e os TVS só servem pra diferença de potencial entre seus terminais, se tem diferença de potencial entre o AR e os terminais do chipset, e este passar de 15kV, vai queimar (Seria caso onde caixa metálica aterrada resolve).

    O circuito de MK e UBNT é diferente nessa parte de proteção, mas todos tem TVS e cia, ou seja, tem um componente de proteção que só atua direito se o GND do equipamento está aterrado. Se UBNT até sobrevive mais (Que MK) mesmo sem aterramento, aí já é arriscado testar, aterramento básico não sai tão caro (Instala 1x na vida. Rádio você troca a cada 4 ou 6 anos devido ao aumento de banda, mas aterramento dura décadas. Só pras descargas bobas em GND de CPE só 3 ou 4 hastes em solo úmido (Nada de colocar debaixo de concreto) já resolve)

    Se for prédio/laje de terceiros onde não tem como aterrar, ligar em qualquer ferragem da construção já é melhor que nada, a MK conta muito com algum ponto pra descarregar isso, aqueles 2 componentes (D00 e D401) nessa imagem ao lado do jack RJ-45 são pra isso aí, mandar pro aterramento qualquer coisa: https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Grounding Quebra galho tipo protetor ethernet com zener e varistor pode ajudar, mas custam caro, eles são feitos mesmo é pra ligar em aterramento, sem aterramento eles vão atuar só com diferença de potencial entre 2 terminais, coisa rara de acontecer (O normal é ter alguma tensão (Diferença de potencial) entre algum terminal e a terra, o trajeto disso tentando chegar na terra vai passar sobre o chipset e danificar ele mesmo, se botar um trajeto alternativo (Qualquer estrutura metálica no prédio será melhor que nada, apesar de ser insuficiente pra maioria dos problemas) já diminui as chances de dano.

  3. #3

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Bom dia rubem, gostei bastante das sugestões, já possuo malha de aterramento da torre. Me diz uma coisa, a blindagem do cabo com conectores blindados já faz o GND para o terra ou tenho que levar la pra cima o cabo verde mesmo?

  4. #4

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Opa, lendo o link tirei a dúvida, obrigado rubem, de coração e espero que resolva meu problema aqui

  5. #5

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Cabo blindado e conector blindado resolve sim, mas tem que ligar a blindagem na parte metálica do RJ45. E... acredite, já vi cabo blindado com conector blindado crimpado de modo que a malha externa não tinha contato com a lata do RJ45 blindado, então só digo: Tem que ter alguma união entre o negativo do aparelho e o terra, pode ser até mesmo pelos pinos 7 e 8 (Negativo POE em sistema 100M), mas tem que se preocupar com contato, não só em ter o cabo e conector, tem que crimpar de modo que dê um contato muito bom.

    (E se for passar cabo extra, um cabinho de 1mm já serve pra essas descargas bobas, a área total da malha do cabo blindado nem dá 1mm² então dá na mesma, o negócio é ter contato. Para-raio precisa cabo de 25mm ou mais, mas não é esse o caso)

  6. #6

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Oi Rubem, na pagina que vc postou a Mikroti diz que a conexao apenas pelo cabo rede blindado não é a ideal, o ideal é a conexão direta no parafuso de aterramento da antena. Por que? Em determinados lugares nao acho nada pratico um fio a mais sendo que ja temos o condutor terra dentro do próprio cabo de rede. Faço os meus cabos blindados tudo correto, prendendo o fio terra no local apropriado e a o papel metalico tb em contato com o metal do conector. ..

  7. #7

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Provavelmente a MK não confia que você fez mesmo a crimpagem certinha :-)

    É que o contato com aquela fita de alumínio não é fácil de ficar boa, fora que alumínio é um condutor bem ruim. Se aquela fita de alumínio ao redor do cabo, que vem a ser a blindagem, equivalesse a um fio de digamos 0,5mm² de espessura (Se fosse redondo), como o alumínio é um condutor tão ruim que aquela blindagem toda teria a resistência de um dos 8 fios de cobre do cabo (Fio 24AWG, que vem a ser 0,2mm²)

    Pra ser bem preciso, a resistência do alumínio é 62% maior que o cobre, se comparar a mesma espessura. Ou seja, se a malha de cobre tem 0,1 ohm, por metro, de resistência, a mesma espessura em alumínio vira uma resistência de 0,16 ohms, em só 1m não é nada, mas em 30m de cabo falamos de aumento de 3 ohms pra 4,8 ohms.

    Mas se for comparar o mísero cabinho de 1mm de cobre, passando ao lado do cabo, que tem 0,01 ohm por metro, com a malha de alumínio, com 0,16 ohm por metro, em 20m de cabo falamos no cabinho fino de cobre com 0,2 ohms ao todo, e a malha de alumínio com 3,2 ohms, aqui falamos numa malha de alumínio com resistência 16 vezes maior (Ou 1600% maior) que o cabinho barato de cobre!

    Mesmo se fosse uma fita de cobre ao redor do cabo, pra garantir maleabilidade ela precisa ser fina, não tem como ter resistência baixa. Fora que a camada externa que pega ar dá uma oxidada, a resistência pra contato com outras peças metálicas não é perfeita (Se fosse soldar a fita, dava pra ter mais certeza, mas alumínio não pega solda com estanho).

    Enfim, a fita está lá pra dar a proteção ao redor do cabo, não seria pra conduzir descarga efetivamente, porque alumínio tem resistência alta demais.

    (Alias, esses 0,16 ohms por metro na fita de alumínio acho que é dos cabos Hercules. Os mais baratos talvez tenham 0,2 ou mesmo 0,3 ohms por metro, ter 30m disso dá na mesma que ter um aterramento só com uma haste fincada num vaso de flor sobre o piso, dá uma resistência gigante em relação a terra)

    Aterrar pela malha é melhor que nada, mas onde dá pra passar cabo pra aterramento, passe, 1 ou 1,5mm de cobre já tá muito melhor, se quer coisa perfeita teria que passar dos 3mm, mas aí também precisa aterramento melhor, e aí já chegamos perto do preço de para-raio de verdade, não de um quebra-galho pra evitar queima de lan.

  8. #8

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Fiz o que diz na opção 1 do link da Mikrotik hj, passei um cabo de 6mm la pra cima na torre e soldei no GND do Jack que não existe na minha RB 912 (BASEBOX). Aproveitei para equipotencializar as massa e equipamentos na minha malha de aterramento (a mesma do para-raio). Vamos ver se vai aguentar a próxima trovoada e já dou a feedback aqui.

    Desde já agradeço as dicas.

  9. #9

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Rubem, mas meus cabos não só fita, tem um condutor dedicado, um nono fio de cobre, só pro aterramento, além da fita aluminizada que faz continuidade com o fio de cobre. O fio de cobre é preso num ponto dedicado pra isso no conector blindado. Bons conectores blindados tem um local de crimpar o nono fio.

    Os conectores que uso sao assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rjblind.png
Visualizações:	120
Tamanho: 	82,9 KB
ID:      	66407

  10. #10

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    No caso dos Hercules, esse condutor tinha ACHO que 0,1mm², era bem fino, digo, bem mais fino que um dos 8 fios dos pares trançados (Que são AWG 24, de 0,21mm²). Se pegar fita de alumínio e o fio não sei se dá 0,2mm² ao todo, é uma fita muito fininha pro meu gosto. Mas os últimos blindados que comprei nos últimos anos não tinham mais isso não, só a fita de alumínio, achei que o fio tinha sumido de todos.

    Faz acho que ANOS que só consigo RJ45 blindado bem porcaria, tipo esses ChipSCE que tenho hoje, o contato com a malha é meia boca e não tem como prender nada, tem que soldar mesmo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         conector-rj45-blindado-chip-sce_19261.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	66408

    Mas também, olha o preço:
    https://www.macrovirtual.com.br/comp...ndado-062-0047

    Se usar fonte comum cujo negativo é ligado ao pino do terra (Caso de toda fonte exceto algumas da UBNT), toda RB já tem o negativo unido com a carcaça, ou seja, o par marrom (que somado dá uns 0,42mm²) já faz um contato mínimo entre carcaça da CPE e carcaça da fonte, aí é só aterrar a carcaça da fonte, a malha num caso desse pode ter contato bem ruim que na prática nada vai circular por ela mesma, o par marrom vai ser a via de resistência mais baixa.

  11. #11

    Padrão Re: Nível de Proteção Mikrotik

    Rubem, compra da UBNT. Eu comprei ha muito tempo atrás uma caixinha com 100 unidades:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-unidades-_JM

    Tenho essa caixinha com alguns ainda ate hj. Não sai barato, mais de 1 real o conector se considerar o frete, mas a qualidade é melhor.

    Realmente o fio terra do cabo é fino e só cabos caros vem com ele.