+ Responder ao Tópico

1. Obrigado pela resposta, Carlos. Ainda te devo aquele tutorial sobre o Airview, não esqueci.

Eu ainda estou com a pulga atrás da orelha: afinal, podemos usar a frequência de 5.4 para atender os assinantes?

A minha dúvida fica ainda maior porque os equipamentos da Série M da Ubiquiti foram, em maioria, homologados para essa faixa de frequência. Ora, se uma NanoStation M5 é de USO FIXO, como poderia se enquadrar na lei, que exige que os equipamentos sejam terminais móveis?

Realmente, é chover no molhado. Não dá pra entender a lei quando nem ela mesmo se justifica.

Mas, de qualquer forma, o que quero saber é se posso continuar usando essa faixa de frequência em meus Rockets M5 (homologados para tal). Alguém pode me responder essa dúvida?

2. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Andrio e demais, vocês que entendem mais de legislação que eu por favor esclareçam uma dúvida.

Na Resolução n° 506, seção 10 cita-se:

Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas
    5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.
    Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário. (grifo meu)

O que isso significa? Podemos continuar usando os equipamentos nessa faixa de frequências estando enquadrados na legislação? Agradeço desde já.
    Ano passado fiz um questionamento a Anatel referente ao uso do 5.4, se poderiamos usar ou nao essa faixa.
    Digitalizei a carta(resposta) que recebi da Anatel e postei aqui no forum, segue o link: https://under-linux.org/f197/oficio-...-5-4-a-145994/

Como pode ver, podemos fazer uso dessa faixa.

A conclusao que tirei disso foi que:
    Por mais que se diga que o SCM é um serviço fixo, na realidade ele nao é.
    Temos uma Torre, com varias areas de cobertura (atendidas pelo painel), correto?
    Aquele cliente que voce instalou na quadra X, Casa 10 (por exemplo)... se ele pegar a antena dele e ir para a quadra X, Casa 12 (por exemplo), ele vai ter acesso?

Sim, vai.

Ou seja, o cliente pode caminhar livremente dentro daquela area de cobertura.

3. Muito obrigado pela resposta, Andrio. Li novamente o post sobre a frequência de 5.4, nem lembrava que já havia postado nele.

Em tempo, parabéns por ser escolhido para a Moderação. Foi uma escolha merecida! Um abraço!

4. Mas ainda fica a dúvida sobre a questão do uso que não pode ter característica de serviço móvel.
    Serviço móvel é uma coisa e nomádico é outra.
    O que realmente eles querem dizer com isso, Andrio?

5. Basicamente, que você não pode fazer o que as empresas SMP fazem. Seu serviço não pode ter as características do serviço deles, mesmo que a tecnologia utilizada seja a mesma.

Acho que à época de escreverem suas resoluções, o pessoal da Anatel andava "enterrado" em papelada sobre tecnologias e quiseram se resguardar.

Veja os links (antigos):

teleco.com.br

teleco.com.br
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas ainda fica a dúvida sobre a questão do uso que não pode ter característica de serviço móvel.
    Serviço móvel é uma coisa e nomádico é outra.
    O que realmente eles querem dizer com isso, Andrio?

Tópicos Similares

1. 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 194
    Último Post: 29-05-2014, 16:53
  2. Respostas: 8
    Último Post: 21-06-2012, 21:30
  3. Respostas: 34
    Último Post: 17-01-2008, 19:09
  4. Agradecimentos e mais um pedido de ajuda!!
    Por Valterri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2005, 10:15
  5. Passo a Passo para montar um SuperServidor de Acesso Interne
    Por ATNunes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2002, 23:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L