+ Responder ao Tópico

1. Obrigado, Carlos! Não tenho uma rede tão grande quanto gostaria, mas todo esse crescimento que tu citaste está apoiado em bases sólidas. Dificilmente algo foge do meu conhecimento e/ou do meu controle.

Sobre palestrar sobre o assunto, só depende de vocês quererem. Faz tempo que eu quero montar um encontro gaúcho de pequenas empresas de telecom, nos mesmos moldes do evento da Elsys.

Só depende de todo mundo querer e mobilizar.
    Última edição por Jadir; 05-01-2013 às 10:21.

2. Gosulator, eu acredito que o nível de sinal por si só não vá influir diretamente na qualidade da conexão, no CCQ. O que se deve atentar e procurar manter equilibrado é o noise, o ruído. Esse sim derruba uma rede.

Quando se tem um nível de sinal muito alto no assinante (-48, -50), o ideal é baixar a potência para o nível mínimo. Devido a sensibilidade dos chipsets que a Ubiquiti usa, por exemplo, dificilmente consegue-se "derrubar" o sinal só baixando a potência, então o segredo é manter um projeto de rede onde se trabalhe só com frequências "limpas" e canalizações menores, pra fugir da influência do ruído.

3. quando você diz "o sinal no assinante" você quer dizer o sinal dos assinantes que chegam ao ap né?

4. Sinal do assinante que eu me refiro é o nível de sinal que marca na Estação, não no AP. Por isso a ideia de baixar ao máximo também a potência no equipamento do cliente, para evitar a recepção de ruídos alheios à transmissão da sua própria rede, o que prejudica muito a qualidade da conexão.

A ideia é manter nessa média, de -55 à -70. Abaixo de -70 se torna comprometedor, e acima de -60 se torna forte demais. É um prato cheio pra derrubar o CCQ geral da rede e afetar as outras estações do mesmo AP.

5. Jadir, quando você baixa a potencia no rádio cliente você baixa também a recepção do rádio dele?

Ou está se referindo a ruídos gerados pelo próprio rádio em alta potencia que prejudica a recepção dele?

Tópicos Similares

1. 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 194
    Último Post: 29-05-2014, 16:53
  2. Respostas: 8
    Último Post: 21-06-2012, 21:30
  3. Respostas: 34
    Último Post: 17-01-2008, 19:09
  4. Agradecimentos e mais um pedido de ajuda!!
    Por Valterri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2005, 10:15
  5. Passo a Passo para montar um SuperServidor de Acesso Interne
    Por ATNunes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2002, 23:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L