Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Ola amigos, estou querendo uma ajuda de vcs, eu tenho duas redes diferente em uma rb450G na minha casa, uam rede esta saindo pela porta 5 com a ranhe de ip 192.168.0.0/24 e a outra esta saindo pela porta 2 com a range de ip 192.168.2.0/24, eu tenha uma maquina na rede q sai da porta 5 que eu queria pingar de uma maquina q esta na rede da porta 2, sei q isso é possivel criando uma bridge, mas eu gostaria de saber se isso é possivel sem criar abridge, criando uma rota talves, alguem poderia me ajudar com essa configuração no MK.

    Obarigado

  2. #2

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Se vc estabelecer os ips nas interfaces e respeitar as faixas não precisa de bridge, funciona sem problemas pois as rotas são automaticamente anunciadas.

  3. #3

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Se vc estabelecer os ips nas interfaces e respeitar as faixas não precisa de bridge, funciona sem problemas pois as rotas são automaticamente anunciadas.
    Ai é q está, eu coloquei certinho nas interfaces a config dos ips mas não responde a ping ... eu não pingo meus circuitos que estão na faixa de ip 192.168.0.1/24 q esta na porta ether5, eu tento pingar da minha maquina q esta na porta ether2 com a faixa de ip 192.168.2.1/24.

    alguem sabe pq isso acontece ou sabe alguma forma de concertar isso..

  4. #4

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    poste as suas regras.

  5. #5

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    nao, vc precisar criar rotas estaticas para isso.
    Na porta 5 vc tem o IP ex. 192.168.0.1 e na 2 vc tem 192.168.2.1.
    Depois vc vai em IP > Rotas, e coloca Dst. Address 192.168.2.0/24 o gateway 192.168.2.1.
    Novamente
    Depois vc vai em IP > Rotas, e coloca Dst. Address 192.168.0.0/24 o gateway 192.168.0.1.

    Pronto, ja vai funcionar, isso e roteamento. Nao e bridge.

  6. #6

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    nao, vc precisar criar rotas estaticas para isso.
    Na porta 5 vc tem o IP ex. 192.168.0.1 e na 2 vc tem 192.168.2.1.
    Depois vc vai em IP > Rotas, e coloca Dst. Address 192.168.2.0/24 o gateway 192.168.2.1.
    Novamente
    Depois vc vai em IP > Rotas, e coloca Dst. Address 192.168.0.0/24 o gateway 192.168.0.1.

    Pronto, ja vai funcionar, isso e roteamento. Nao e bridge.
    Eu acho q esse roteamento aparece automático ao configurar a faixa e ip nas portas..
    Me confirmem se eu estiver errado.

  7. #7

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    nao, vc precisar criar rotas estaticas para isso.
    Na porta 5 vc tem o IP ex. 192.168.0.1 e na 2 vc tem 192.168.2.1.
    Depois vc vai em IP > Rotas, e coloca Dst. Address 192.168.2.0/24 o gateway 192.168.2.1.
    Novamente
    Depois vc vai em IP > Rotas, e coloca Dst. Address 192.168.0.0/24 o gateway 192.168.0.1.

    Pronto, ja vai funcionar, isso e roteamento. Nao e bridge.
    Fiz aki, mas eu tava olhando e ja estava criada a rota, a unica coisa q muda da config q vc falou é q a rota é criada com o gatewey com o nome da porta e não o ip dela.. mas não funcionou não..

  8. #8

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Da uma olhada nesse topico, e o que vc precisa, e funciona como falei acima. So pra entender, vc tem 3 Rbs ou 1 RB nisso.

    https://under-linux.org/f227/preciso...aticas-143987/

  9. #9

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Aki eu tenho apenas uma RB q entra o link na porta 1 sa ai pela porta 5 e pela porta 2 com faixas de IP diferentes mas eu não pingo os ips da faixa q sai na porta 5.

  10. #10

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    amigo, poste a sua configuração, adivinhação é perder tempo.

  11. #11

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Não ta feita nenhuma configuração, eu somente criei o Ip das portas q estão assim, e não fiz mais nenhuma configuração na RB..

    Addres: 192.168.0.1/24
    Network: 192.168.0.0
    Broadcast: 192.168.0.255
    Interface: ether5

    Addres: 192.168.2.1/24
    Network: 192.168.2.0
    Broadcast: 192.168.2.255
    Interface: ether2

  12. #12
    Avatar de ShiFT
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Francisco Beltrão - PR
    Posts
    116

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    bom, eu tenho uma rede com PPPOE e com Hotspot, e ainda tenho clientes com ip fixo.. pingo em todas normalmente.

  13. #13

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Faz nat na saida que funciona. Cria la em firewall nat,tudo que sair por cada uma das interfaces masquerade. Pronto funfa tranquilo sem dor de cabeca.

  14. #14

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Conseguiu?

  15. #15

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Opa, boa tarde, tenho o mesmo problema do amigo. Tenho uma RB450G, recebo o link pela ether 1 e distribuo pela ether 2 usando dhcp, com a faixa 10.0.1.1/24 e pela ether 3 para outra parte da rede, sem dhcp usando ip fixo nos computadores na faixa 10.0.0.1/24. Tenho um nat masquerade na porta 1 para as duas redes diferentes saírem para internet. Tudo funciona bem, exceto por uma rede não enxergar a outra, preciso compartilhar uma impressora entre elas, que esta na rede 10.0.0.1. Mas não há nada que faça uma rede enxergar a outra, alguma ideia de como fazer?

  16. #16

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Citação Postado originalmente por willlian Ver Post
    Opa, boa tarde, tenho o mesmo problema do amigo. Tenho uma RB450G, recebo o link pela ether 1 e distribuo pela ether 2 usando dhcp, com a faixa 10.0.1.1/24 e pela ether 3 para outra parte da rede, sem dhcp usando ip fixo nos computadores na faixa 10.0.0.1/24. Tenho um nat masquerade na porta 1 para as duas redes diferentes saírem para internet. Tudo funciona bem, exceto por uma rede não enxergar a outra, preciso compartilhar uma impressora entre elas, que esta na rede 10.0.0.1. Mas não há nada que faça uma rede enxergar a outra, alguma ideia de como fazer?
    Na regra de NAT, selecione a interface de saide, veja se resolve.

  17. #17

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Ja está na interface de saída, que no caso seria a ether 1.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	1241
Tamanho: 	76,0 KB
ID:      	67259

  18. #18

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Se a RB consegue pingar dos dois lados, só pode ser algum filtro.

    Olhe em IP -> Routes e veja se ambas as redes estão lá

  19. #19

    Padrão Re: Ping entre redes diferentes no mikrotik sem criar uma bridge

    Boa tarde, deu certo, o que fiz foi não especificar a interface de saída, deixei tudo masquerade. Agora as redes se enxergam sem problemas, obrigado.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por willlian Ver Post
    Boa tarde, deu certo, o que fiz foi não especificar a interface de saída, deixei tudo masquerade. Agora as redes se enxergam sem problemas, obrigado.
    Seria pedir demais para que você me mandasse um print de como ficou a sua regra completa? Tenho duas redes distintas em duas portas diferentes da RB e uma não pinga a outra, grato