+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para Enlace 7.6 KM

    Olá amigos, sou novo no fórum e leigo no assunto, gostaria de pedir a ajuda do pessoal para saber se há possibilidade para uso próprio instalar uma internet . Eu resido na zona rural de Pedra Azul MG, aqui a possibilidade de internet mais viavel seria por 3G de celular. A minha idéia é montar um ponto a ponto entre o ponto aonde pega sinal de celular (onde teria o link de internet 3G), e minha casa aqui na zona rural. Eu ja instalei um radio da Etelj 10 watts 170mhz nesse local, ate a minha casa ,ta funcionando perfeitamente, a distancia seria aproximada de 7.5KM. Como sou novo no assunto, gostaria de pedir a ajuda de vcs para saber a viabilidade do projeto. E quais equipamentos precisaria comprar.

    As coordenadas são:
    Ponto que funciona celular (link de internet): 15°59'24.35"S, 41° 7'52.61"O
    Sede (minha casa): 15°57'18.08"S 41° 4'11.52"O

    O link nesta distância é possivel? Qual seria a altura ideal da torre? Quais seriam os equipamentos necessarios?

    Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
    Abraço a todos.
    Gustavo Carone

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para Enlace 7.6 KM

    Radio de 10 watts??????????? 170mhz? tu tem autorização da Anatel pra usar esse rádio?
    Blz, se tem, não recomendo . troquei no interior de São Paulo o mesmo rádio de 10watts por um Par de rádios Ubnt SR9 900mhz e passamos de meros 30kbps de velocidade pra 3megas por canal de velocidade.
    Te digo com certeza que esse rádio é só incomodação!!!
    Se queres wireless de verdade entre pontos sem visada, tens que usar equipamentos coretos pra isso.
    Recomendo:
    1 Par de RB4121
    1 Par de Rádios SR9 900MHZ
    1 Par de Antenas Hyperlink Lcom 15dbi 900mhz (as melhores que conheço).são de aluminio a prova de ventos, e realmente fecham enlaces problemáticos.
    1 Par de pigtails para SR9
    1 Par de cabos Cellflex 3/8 2m cada.
    Assim poderás fechar enlaces sem visada até 30km.
    Se quiseres te passo o case do cliente por email. consegui fechar um link muito bom com baixa potencia e alta tecnologia.

    10 watts é potencia demais pra banda de menos.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para Enlace 7.6 KM

    O Leandro tudo bem? No caso do radio monocanal de 10watts 170mhz é so para usar como telefone(sem internet) so citei para ter uma ideia que o sinal de radio chega la,pois nem sinal de celular a sede consegue captar diretamente. Sobre a questao da anatel, ja fizemos um projeto estou aguardando a licença para uso. Eu gostaria de implantar um acesso de baixo custo, pois a velocidade la vai ser de internet celular EDGE se nao me engano la nao passa dos 200kbps, essa internet seria so para conectar MSN, navegar internet de uso bem simples.
    No caso o melhor ponto aonde se consegue captar sinal de celular, para mandar na sede, seria as coordenadas que eu coloquei no comeco do topico. Nao sei se ficou claro, mas eu queria montar usando um AP com usb para modem 3g e retransmitir desse ponto ate a sede via wireless. Eu sou leigo no assunto wireless. Ento se puder me ajudar agradeço.
    Abracos e obrigado,
    Gustavo Carone