+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    p { margin-bottom: 0.21cm; } Bom dia!
    Uma duvida cruel, que venho batendo kbeça a algumas horas!
    Atualmente tenho 7 range de ip com a EBT sendo:
    2 Ranges /26
    1 Range /29
    4 Ranges /24
    Quero usar estas 4 ranges /24 em clientes, não preciso quebrá-las! pretendo usá-las somente nos clientes!
    Atualmente uso regras de Dnat e Snat para direcionar o trafego!
    Porem estou querendo atribui-lo diretamente no cliente!
    alguém teria alguma dica de rota?
    Fico grato com a colaboração

  2. #2

    Padrão Re: atribuir IP validos a Cliente Sem quebrar a Classe!

    esses ranges são da mesma operadora e chegam no mesmo roteador?
    se sim é bem simples.
    coloque no roteador da ebt a range /29 e a rota para o seu roteador com a range /24.
    vamos a um exemplo prático:
    tendo uma range 201.xxx.xxx.0/29 e uma range 189.xxx.xxx.0/24
    coloco no roteador ebt o ip 201.xxx.xxx.1/29
    coloco uma rota para o ip do meu sevidor que podemos colocar o 201.xxx.xxx.2
    ip route 189.xxx.xxx.0 255.255.255.0 201.xxx.xxx.2
    coloco no meu servidor na interface externa o ip 201.xxx.xxx.2/29 e o gw 201.xxx.xxx.1
    na interface interna um ip da rede /24 pode ser o 189.xxx.xxx.1 e nos clientes um ip dessa rede e o gw o 189.xxx.xxx.1.
    clica na estrelinha pra agradecer.

  3. #3

    Padrão Re: atribuir IP validos a Cliente Sem quebrar a Classe!

    Uma boa forma de trabalhar com IPs válidos para os clientes e evitar o desperdício é utilizar o PPPoE. com isso não é alocado IP para network e broadcast, como acontece com IPs via DHCP, ou com IP estático. Para o pessoal que trabalha com os IPs em /30 a situação fica ainda pior, pois se você evita o tráfego entre estações da rede, joga fora metade dos IPs que poderia utilizar, e configurando o firewall para bloquear o tráfego já resolve o problema.

  4. #4

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    concordo com o luciano, melhor opçao e servidor pppoe, sem duvidas, onde vc vai aproveitar melhos os ips, nao vai perder nenhum.

    se vc notar na configuracao que o iverton te passou, la vc perde nada nada 8 ips, e pouco mais alem de perder os ips, ainda tem um monte de configuracao e rotas pra fazer, o servidor pppoe nao e tao simples, mais nao e das opçoes mais complexas tambem, no mikrotik basta 10 minutos pra ele funcinar bem, isso se vc nao tiver feito antes, no linux vc vai quebrar um pouco a cabeça, ja te indico se for fazer no linux, nao use como modulos do kernel, compile junto com o kernel! isso vai fazer ele ficar muito mais eficiente com o uso do processador!

  5. #5

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    Pior que uso PPPoE, uso router mas não preciso dele recebo em fastethernet !
    Todos os blocos de IPS são da mesma operadora!
    porem uso o linux como firewall + qos + proxy e uso uma maquina mikrotik pra utilizar como concentrador PPPoE.

  6. #6

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    Na verdade eu poderia simplesmente remover o roteador e configurar uma eth com o ip serial porem não pretendo fazer isso porque teria que mudar meu dns, e imagina a dor de kbeça que seria! atualizar todo mundo e todos os serviços

  7. #7

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    Teria como repassar um bloco inteiro /29 por PPPOE? E do mesmo jeito não precisar segmentar a rede?

  8. #8

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    Bom dia pessoal

    Tenho 1 range /29 e 2 range /24 da mesma operadora e consegui repassar ips publicos diretamente pros meus clientes com pppoe um ip da range /29 é o gateway e os ips da range /24 vão para os meus clientes foi facil de fazer se alguem precisar de ajuda é só falar, testei no meuip.com.br e ficou beleza outro detalhe é claro que tive que faser tudo sem nat.

    Valeu

  9. #9

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    como voce configurou os dois blocos /24 no pppoe?

  10. #10

    Padrão Re: Atribuir IP validos a cliente sem quebrar a classe!

    Eu fiz rota do roteador para o servidor e do servidor par ao concentrador pppoe
    ex: ip route 189.89.89.0/24 255.255.255.0 189.53.53.2 -> servidor
    route add -net 189.89.89.0/24 gw 172.16.255.2 -> concentrador pppoe