+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor para rotear internet?

    Olá pessoal do Under, hoje tenho uma verdadeira duvida... Trabalho numa empresa provedora de internet e tinhamos uma empresa que montava e gerencia nossos servidores mais por alguns motivos hj a empresa pensa em se desvincular desta prestadora de serviço pois bem, sei que nao deve ser nada facil montar esses servidores mais gostaria de uma ajuda de vcs para pelo menos me dar um direção de que caminho devo seguir para começar a monta-los.
    Para ficar bem claro hj temos um link dedicado de fibra optica que chega pra gente, até aki na central e depois daqui destribuimos via wireless temos 2 ranges de ips validos, entao o serviço do servidor seria receber este link e mascara-lo (rotear) para distribuirmos.
    Entao o que eu preciso saber é:
    1° como rotear este sinal
    2° como criar as rotas ja que temos varias rede diferentes
    ex: de um lado da cidade trabalha a rede 192.168.x.x e do outo lado trabalha a rede 192.168.y.y e ambas vem pra dentro do msm server.
    Acho que isso ja solucionaria o começo de minhas duvidas desde ja fico grato valeu galera...

  2. #2

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    Olha, o mais fácil é utilizar mikrotik.

    Existe servidores em Linux ou FreeBSD que fazer isso também.

    Para iniciar a questão de rotas, se for trabalhar com rede inválida utilize NAT, tanto com Mikrotik com Linux e FreeBSD.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    um bom servidor e o myauth 3 eu uso a quase 2 anos e superfacil e resolve seu problema tambem

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    Aqui utilizo ubuntu server para Registrar a contabilidade de cada cliente em radius e webcache.
    Para controlar o trafego, bloqueio, roteamento etc. utilizo mikrotik, basta você comprar uma rb450g com case que já facilita bastante a sua vida, depois você pode fazer webcache ao longo do tempo.
    Nesta RB você vai consegui fazer controle de banda dividir em várias rotas, bloqueio e redirecionamento de portas etc.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    Valeu galera, vou começar a fazer uns teste aqui e posto os resultados e mais duvidas que pintarem mais por enquanto valeu msm... pelas ideias

  6. #6

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    Valeu msm pessoal, obrigado a todos que postaram resposta aiii, realmente usar o mikrotik para fazer esse trabalho foi a melhor auternativa o Nat e bem simples de fazer e ate agora nao venho tendo nenhum problema...
    Agora queria uma ideia que programa posso usar para monitorar a rede, hj usamos o Nagios aki mais enfim queria saber de mais algum se possivel pelo menos que tenha uma versao de teste pois so quero comprar o programa se realmente atender as minhas necessidades

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    Tem também o Ntop, mas estes programas deixa a rede lenta.
    Dependendo do que você queira monitorar o mikrotik tem várias ferramentas para isso.
    Tem local onde você ver todas as requisições de onde para onde de que porta para qual porta, fica em Firewall
    Caso queira monitorar consumo de cada cliente, basta cadastrar os clientes em Queues e verá o consumo de cada um, e bem detalhado.

    Monitorar trafego de dados sobre cada ip conhecido ou desconhecido em tools -> torch você tem esta funcionalidade

  8. #8

    Padrão Re: Servidor para rotear internet?

    na realidade acho que nao me esprecei muito bem "sorry", preciso de um software que me motre quando rede caiu e onde ela parou, ja que trabalhamos com varios enlances ex: para o sinal sair do ponto "A" e chegar ao ponto "D" da cidade ele passa pelos enlaces "A"=>"B", "B"=>"C", "C"=>"D" onde se localiza os Aps entao se no meio do caminho o ponto "C" para de funcionar queria um programa que me mostrasse isto. Tipo o Nagios msm