Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Ola amigos do under, estou com um problema que a muito tempo estou pesquisando mais ainda não encontrei solução.


    O caso é o seguinte:


    Possuo um concentrador HotSpot onde através de Radius faço a autenticação dos meus clientes e é criado os Queues dinamicamente.
    Todos os meus clientes possuem Burst configurado com o dobro da velocidade durante 20 segundos, e antes que haja indagações, todos os calculos do Burts foram feitos, refeitos, testados, retestados, o problema não é relacionado ao burst e sim o que se reporta abaixo.


    O que ocorre, é que após de esgotarmos inumeros teste descobrimos a seguinte situação:


    os clientes estão consumindo banda normalmente, tudo no seu devido lugar (quem tem direito a burst utiliza e quem já passou a media de corte volta para o Max Limit), tudo perfeito até um próximo cliente se logar e gerar um novo queues dinâmico que por sua vez entra no inicio da fila de queues (por padrão do mikrotik) reorganizando todos os demais uma posição para baixo e quando isso acontece o burst reabre para todos os meus clientes (sejam dinamicos ou estaticos), independente se ja cortou o burst, ou se estava no inicio, como se mikrotik resetase todas os registro dos queues já existente.


    Fiz o teste de inserir um queues estático, mas o problema não ocorre, pois ele é inserido no final da lista de queues, assim não reorganizando a lista que queues.


    Resumo: Através de todos os testes feitos, acredito que o problema esteja no fato de reorganizar a tabela de queues. A grande jogada é saber como posso fazer os novos queues dinâmicos ao invés de serem criados no inicio da lista de queues (que consequentemente a reorganiza), serem criados ao final da lista (como os estáticos).


    Alguém tem alguma idéia de como fazer isso (acredito que no nosso mundo nada é impossivel), até e-mail enviamos para o suporte da mikrotik, mas eles fizeram pouco caso, disseram que não era possivel, gostaria até de se encontrar a solução enviar um e-mail mostrando o contrário.


    Abraços.


    Rodrigo Godoy

  2. um simples disable e enable ja reorganiza a tabela.

    apenas uma correção:
    os clientes estão consumindo banda normalmente, tudo no seu devido lugar, quem tem direito a burst utiliza e quem já passou a media de corte volta para o Max Limit, apos um certo periodo o Burst é renovado e o cliente volta a ter direito a Burst (igual montanha russa)
    ''''''''''''''Burst''''''''''''''............Max Limit............''''''''''''''Burst''''''''''''''............Max Limit............



  3. Eu entendo exatamente como o Andrio, o burst se renova a cada ciclo de tempo.

    Mesmo que não entre nenhuma conexão nova para reorganizar a lista do queues, o burst é renovado.
    Pelo menos é isso que eu observo.
    E não seria prático o burst não ser renovado. Senão, o que é para agilizar a navegação só ocorreria uma vêz e se por uma hora não conectasse ninguém novo, o benefício do burst não estaria presente.

    Todos os tutoriais que apresentam o recurso do burst não são claros quanto ao tempo do burst.
    Quando voce coloca lá 60 segundos, não quer dizer que vai durar 60 segundos. Este tempo serve para calcular o ponto de corte do burst e o tempo de renovação.
    O Andrio andou algum tempo atrás postando umas contas mais práticas para calcular o ponto de corte e o tempo de renovação.
    Coloca aí de novo Andrio. Por este método de cálculo você poderá ter uma renovação do burst a ciclos bem longos, bastando aumentar o tempo. Mas com certeza ele irá ser renovado independentemente de entrar nova conexão ou não. Tudo regulado pelo 'burst time'. Esta expressão não me parece definir corretamente o que acontece, deveria ser 'burst renew'.
    Talvêz seja aí a confusão.
    Me perdoe caso eu não tenha entendido o que acontece no seu servidor.

  4. Ola amigos, obrigado pelas respostas. Mas como eu postei anteriormente, o problema não esta no burst.


    Meu problema não é o burst dos cliente renovar após um ciclo de tempo, isso já previmos, calculamos, recalculamos, fizemos diversos laboratórios para teste e tudo mais o que podem imaginar.


    Meu problema é que quando um cliente loga pelo HotSpot gera um novo queues dinâmico no inicio da tabela de queues, e exatamente neste momento o burst é renovado para todos os meus clientes sem exeção, meu servidor é um concentrador e chega a 700 clientes simultâneos, imagine o burst reabrindo para todos os 700 clientes junto (por esse motivo não acredito em um problema de configuração do burst e nem em coincidencias).


    Também tenho ciencia dos campos de configuração do burst, meus clientes possuem 20 segundos de burst (não disse que o "burst time" tem o valor de 20). observem o diagrama abaixo, acho que posso explicar melhor


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama burst.jpeg
Visualizações:	278
Tamanho: 	17,7 KB
ID:      	25136




    Observem que cada cliente possuem uma situação diferente um do outro e que no momento X todos reabrem os 20 segundos burst.


    Amigos, estou muito agradecido da colaboração de vocês e espero ter explicado melhor meu caso.


    Obrigado



  5. E o que acontece com o processamento neste momento? Vai para as alturas?
    Ficam usuários travados até abrir espaço para eles?

    É isso que está prejudicando?
    Eu não tenho tantos usuários e talvêz por isso não tenha detectado o fato. No visual observando os usuários ativos não deu para perceber se acontece o mesmo aqui, ou se isso estaria prejudicando.
    Mas vou tentar observar melhor.






Tópicos Similares

  1. Queue dinâmico do PPPoE para Upload não funciona!
    Por orionstation no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 04-08-2016, 15:52
  2. Respostas: 22
    Último Post: 16-05-2013, 21:08
  3. Respostas: 4
    Último Post: 10-07-2009, 22:50
  4. Interface no Queue do HotSpot
    Por admskill no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 19-08-2008, 08:15
  5. Controlar Banda Queues ou Profile do HotSpot
    Por fafadinhu no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 28-07-2008, 20:12

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L