+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Debian Squeeze com 03 (três) Interfaces de Rede e 02 (dois) links de internet

    Boa noite!
    Venho aqui no fórum solicitar ajuda para a seguinte situação que pretendo implantar:
    Tenho um servidor Debian Squeeze com 03 (três) interfaces de rede:
    - Eth0 = Rede Local
    - Eth1 = Link de Internet 01 (15Mbps) - 10.0.0.1/24
    - Eth2 = Link de Internet 02 (15Mbps) - 192.168.0.0/24
    - Neste Servidor tenho o Squid transparente funcionando perfeitamente o serviço DHCP fornecendo normalmente as seguintes faixas de endereço (Faixa 01) IP: 172.22.0.0/24 e (Faixa 02) IP: 172.22.10.0/24, ou seja, metade dos usuários da rede recebem endereço da faixa 01 e a outra metade recebe da faixa 02. Lembro que todos os usuários estão conectados no mesmo switch, ou seja, fisicamente conectados. Como eu faço para que cada metade dos usuários saiam para internet usando links diferentes, ou seja, que a 1ª metade saia pelo link de internet 01 e a 2ª metade saia pelo link 02. Não pretendo fazer balanceamento de carga, somente gostaria de dividir os usuários para os dois links. Então, sigo perguntando se há uma maneira fácil de realizar esta tarefa utilizando regras de iptables ou mesmo outra solução. Obs:. Eu já tentei traçar as rotas para cada endereço da rede local, mas as duas faixas da rede interna acabam saindo apenas por um link, onde um dos links acaba ficando sem ser utilizado. Se alguém tiver passado por esta situação ou mesmo tiver alguma solução para este pequeno problema, desde já eu agradeço!
    Editar Apagar

    http://forum.clubedohardware.com.br/...ser_online.gif http://forum.clubedohardware.com.br/...ons/report.gif http://forum.clubedohardware.com.br/.../denunciar.gif

  2. #2

    Padrão Re: Servidor Debian Squeeze com 03 (três) Interfaces de Rede e 02 (dois) links de internet

    Voce vai precisar de uma tabela de roteamento secundária, pra onde irá encaminhar os pacotes oriundos de uma das redes a seu critério.

    Pra facilitar, cola a saída dos dois comandos abaixo por favor.

    # ip r
    # ip addr

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Debian Squeeze com 03 (três) Interfaces de Rede e 02 (dois) links de internet

    Opa!

    Vc pode utilizar o IPROUTE + IPTABLES para fazer ou pode utilizar o proprio SQUID (que vc ja tem rodando) para o serviço usando o tcp_outgoing_address. Vc pode criar 2 acls uma para tratar de uma rede e a segunda para outra rede, ou criar apenas uma acl para uma rede e deixar o resto pelo gw padrão. De qualquer forma ta ai um exemplo, substitua o que ta em negrito.


    acl LINK1 src endereço_da_lan1
    tcp_outgoing_address ip_da_interface_link_1 LINK1

    acl LINK2 src endereço_da_lan2
    tcp_outgoing_address ip_da_interface_link_2 LINK2

    Exemplo pratico:

    acl GVT src 10.5.10.0/24
    tcp_outgoing_address 10.1.1.1 GVT
    Com isso o squid se encarrega do serviço.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor Debian Squeeze com 03 (três) Interfaces de Rede e 02 (dois) links de internet

    Boa tarde amigos!
    Inicialmente gostaria de agradecer a presteza no atendimento às minhas solicitações. Amanhã (22/08/2011) irei aplicar as sugestões citadas logo que eu chegar ao trabalho e em seguida postarei os resultados aqui. Desde já obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Debian Squeeze com 03 (três) Interfaces de Rede e 02 (dois) links de internet

    Amigos! Obrigado pela atenção. Consegui resolver o problema da seguinte forma:
    Utilizei a seguinte regra do squid, conforme dica do amigo julianorpg:
    acl LINK01 src 10.0.0.1/24
    tcp_outgoing_address 10.0.0.1 LINK01

    acl LINK02 src 192.168.0.0/24
    tcp_outgoing_address 192.168.0.1 LINK02

    Desta maneira, consegui fazer com que o squid o traçasse as respectivas rotas, graças a ajuda dos amigos. Desde já agradeço a presteza e desculpem-me a demora na resposta!

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Debian Squeeze com 03 (três) Interfaces de Rede e 02 (dois) links de internet

    Resolvido