+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Priorizar a navegação ao download

    Tenho muita necessidade de priorizar a navegação quando um cliente está fazendo download, para que a net dele não caia muito.

    Pesquisando na web encontrei este link que parece atender as minhas necessidades. Gostaria de que alguém me ajudasse a aplicar estas regras que pode também ser útil há muitos frequentadores do fórum.

    Ela pede portas internas e externas. Bom não entendo muito de regras ainda tenho que estudar muito sobre isto mas ai está o link para analisar:

    Traffic Priortization, RouterOS QoS Implemetation

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Fera explica melhro isso o cara faz um download e a net cai ?

    Não queira fazer magia , se o cliente ta fazendo download é claro que a net fica lenta normal.


    Ai se ele cai ai sim é outro problema

  3. #3

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Seguinte quando um cliente faz download claro que a net fica lenta, mas enquanto o download usa um tamanho elevado de conexão a navegação usa conexões menores somente quando requisitadas, esse script tem a função de quando o usuário está fazendo download ele dá prioriade ao download, quando ele solicita a navegação o mikrotik aumenta a prioridade da navegação.

    Preciso saber como implementa-la aqui.
    Última edição por VNInfo; 24-08-2011 às 15:24.

  4. #4

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Com Mk nunca conseguir fazer. Mas vc pode fazer isso com squid crie uma acl e redirecione .exe .zip etc., para sair por outro link .
    De uma procurada por squid outgoing .

  5. #5

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Fácil amigo, utiliza a connection byte, priorizando arquivos até 1mb em relação aos demais, vou deixar alguns links pra vc pesquisar.

    Veja em IP FIREWALL MANGLE, na aba Advanced vai encontrar a "connection-bytes", vamos dizer que vc queira controlar a velocidade dos arquivos acima de 1mb ate 1gb, deve começar marcando os pacotes utilizando a connection-bytes=1000000-1000000000, assim todo trafego cujo tamanho exceder 1mb e seja menor que 1gb sera marcado possibilitando que crie uma fila de controle.

    Com um pouco de estudo e criatividade dá pra fazer maravilhas com essa feature.

    PCQ - Traduzido e comentado por M4D3
    https://under-linux.org/f143/ensinan...lucoes-125923/
    Traffic Priortization, RouterOS QoS Implemetation - MikroTik Wiki

  6. #6

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Acredito que marcando apenas pacotes acima de 10mb ja te ajudaria muito neste seu pensamento... Mais acredito que única coisa que acaba com a rede fazendo dowlonad é via P2P aqueles malditos torrents... A naegação chega a cair quando cliente usa sem configurar o limite de up e down... por isso sempre crio uma regra no MK que deixa no maximo em 25k para p2p...

  7. #7

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Fácil amigo, utiliza a connection byte, priorizando arquivos até 1mb em relação aos demais, vou deixar alguns links pra vc pesquisar.

    Veja em IP FIREWALL MANGLE, na aba Advanced vai encontrar a "connection-bytes", vamos dizer que vc queira controlar a velocidade dos arquivos acima de 1mb ate 1gb, deve começar marcando os pacotes utilizando a connection-bytes=1000000-1000000000, assim todo trafego cujo tamanho exceder 1mb e seja menor que 1gb sera marcado possibilitando que crie uma fila de controle.

    Com um pouco de estudo e criatividade dá pra fazer maravilhas com essa feature.

    PCQ - Traduzido e comentado por M4D3
    https://under-linux.org/f143/ensinan...lucoes-125923/
    Traffic Priortization, RouterOS QoS Implemetation - MikroTik Wiki
    Então amigo...

    Ai estamos chegando lá^^

    Mas tenho uma dúvida que não consegui sanar, o que seria esta porta interna e externa que diz aqui:


    /interface bridge port add bridge=ALLOT interface=INTERNAL add bridge=ALLOT interface=EXTERNAL

  8. #8

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    ele criou uma bridge entre o link e a saída local.

  9. #9
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Mas o que é download e o que não é? (Pelo que eu sei, a única coisa que vocês poderiam marcar que não é download, é upload). No meu entender acho que é simples: o cliente está usando a banda dele? Sim? Beleza.

  10. #10

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    ele criou uma bridge entre o link e a saída local.
    Criei esta bridge, mas posso usar qualquer porta?

  11. #11

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Fácil de mais. É só marcar tudo que passa pela porta 80, 443 com mangle e liberar banda no tree.

    se não souber fazer me fala que mando as config´s.

  12. #12

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Citação Postado originalmente por Diangellys Ver Post
    Fácil de mais. É só marcar tudo que passa pela porta 80, 443 com mangle e liberar banda no tree.

    se não souber fazer me fala que mando as config´s.
    Tem como mandar ai, pois tentei fazer aqui e deu fumo^^

  13. #13

    Padrão Re: Priorizar a navegação ao download

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Tem como mandar ai, pois tentei fazer aqui e deu fumo^^
    Faz o seguinte:
    abra ai do seu pc o site que o cliente chato costuma usar pra medir a velocidade, abre o winbox, vai em interfaces e da um Torck na interface local, e veja o ip/porta que a conexão com o site usa, daí é só marcar ela no mangle e criar uma queue para os pacotes marcados. Lembrando que tem q marcar a conexão primeiro, e só depois os pacotes, pois é mais eficiente.