+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida na alimentação do POP Painel Solar + Baterias!

    Galera, tô com dúvidas em um POP recém-montado por onde vai entrar o meu link dedicado.
    Vamos lá:
    Tenho nesse POP 1 Rocket M5+Dish30, 1 NanoBridge M5, 1 cerca elétrica (ainda não instalada) e 1 Camera IP (ainda não instalada)

    Minha dúvida é: A estrutura de energia solar que tenho nesse POP tem autonomia para quantos dias sem sol?

    Estrutura Alimentação Solar: 1 painel Solar de 100W / 12V + 2 Baterias ELETRAN de carro de 40AH cada.
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida na alimentação do POP Painel Solar + Baterias!

    Considerando que seu painel consiga carregar suas baterias tranquilamente o calculo é simples.

    Potencia nominal/potencia usada por hora = numero de horas que vc terá.

    No caso sua potencia nominal será de 12 X 80 = 960W ( 12v vezes 80 aperes=960W,lembrando que tanto faz se elas estão em seria ou paralelo pois seria 24V vezes 40 =960W ).

    Então veja o consumo de seus equipamentos em Watts e soma tudo.
    Suponhamos que a soma deu 20W , ou seja eles consomem 20W por hora,logo ficaria.
    960/20=48 horas ou 2 dias

    Lembrando que nesses cálculos estamos desprezando alguns a resistência dos fios.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida na alimentação do POP Painel Solar + Baterias!

    Só não conta com a potencia maxima dos paineis por 12 horas, nenhum painel consegue esse feito.

    SE fosse pra apenar carga, pra facilitar a conta mais simples usar 6 ou 7 horas na conta, como nesse caso haverá carga e consumo durante o dia, o desperdício dos controladores de carga não é jogado fora, coloque umas 8 ou 9 horas na conta (Mesmo que tenha um painel com uns 15º pro poente e outro do mesmo modo pro nascente, nenhum teria insolação total durante todo o dia)

    E melhor usar 2 paineis 50W em 24V do que 1 de 100W em 12V, porque devido as perdas nos cabos, menor rendimento do VRM desses equipamentos com baixa tensão, a tensão no fim da carga da bateria pode ser um problema (10,5 ou 10,8V, dependendo do controlador talvez 11V). Enfim, aproveita que ambos (Rocket e Nanobridge) trabalham em melhor em 21V do que com 10,5V.
    (Ou vai colocar painel e bateria no alto da torre, sem cabos longos e portanto sem queda de tensão nos cabos?)