+ Responder ao Tópico

1. Ola amigo CBJULIO.

Conforme o LEONIR falou, jamais faça essa mudança.

Vc disse ter 6 Rockets em 2 paineis de 80, se os paineis forem da Kyocera, eles geram 25 AMPER por dia, e com isso vc teria no caso 50 AMPERES por dia usando os Módulos em Paralelo como mostra a Tabela abaixo:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TABELA_MODULO_SOLAR.jpg
Visualizações:	3924
Tamanho: 	132,1 KB
ID:      	28002

Segundo a Tabela da UBNT Oficial, o Rocket trabalha com voltagem entre 10.5 a 25v (Tabela Anexo). Porem cada Rocket consume 8W/h (como mostra a Tabela Oficial), porem a preocupação maior seria com a AMPERAGEM, pois se vc dividir 8 (Wallt/hora) pela tensão que vc esta fornecendo (24v), vc teria 8/24=0,33 A/h de consumo em cada Rádio, ou seja, 0,33*6 = 1,98A/h (todos os 6 ligados) com isso vc teria 1,98*24 (o dia todo) = 47,52A/d (dia) de consumo. No caso vc está gerando 50A/h com os dois módulos então dessa forma está legal, porem sugiro um "gordurinha extra para garantir um pouco mais.

Nome:	         Tabela_UBNT.jpg
Visualizações:	584
Tamanho: 	85,7 KB
ID:      	28003

Se vc fizer com 12v, a conta seria 8/12=0,66A/h, isso vezes 6 Rockets é = 3,96A/h se multiplicado por 24h é = 95,04A/d, ou seja , os paineis nao gerarão o suficiente para alimentar os Rádios constantemente, a energia que faltar será "surgada" da Bateria e quando a mesma esgotar, vc ficará se comunicação.

Amigo eu tenho uma solução dessa no meio de um canavial, funcionando a 1 ano, e está bem legal, nunca parou e tenho dado manutenção constante. Do modulo até a BAteria tem uns 20 Mteros, e eu nao tenho tido perda como voce citou acima, pegue um Multimetro e verifique se realmente tem perda, estou usando cabos de 10mm e nao tenho nenhum problema (Foto Anexo).

Nome:	         DSC00913.jpg
Visualizações:	440
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	28004

Espero te contribuido de alguma forma!

Abração!

2. Olá amigos. Obrigado pelo retorno. Realmente é muito bom trocar informações. Me ajudaram muito.
    Sobre a questão de 12V para 24V, vou trocar seguindo a recomendação. Sobre a perda de energia, lá em cima não há muita.
    O cabo deve ter uns 45metros de distância. Utilizo cabo 6mm. Lá embaixo tá 12,8 e lá em cima tá 12,7. Isso é normal?
    Sobre os painéis vou ter que comprar outros, pois acredito que não conseguirá sustentar toda a carga, como vocês sugeriram.
    Agora esses cálculos eu não conhecia. Tenho que aprender a calcular certinho, pra não ter problemas da próxima vez.
    E sobre as baterias, serão suficiente? Aguentam até quantos dias sem sol? Acredito que mais 1 painel de 80 resolverá também, certo?
    Obrigado.
    Abraços.
    Julio.

3. Citação Postado originalmente por MORKY Ver Post
    Ola amigo CBJULIO.

Conforme o LEONIR falou, jamais faça essa mudança.

Vc disse ter 6 Rockets em 2 paineis de 80, se os paineis forem da Kyocera, eles geram 25 AMPER por dia, e com isso vc teria no caso 50 AMPERES por dia usando os Módulos em Paralelo como mostra a Tabela abaixo:

Nome:	         TABELA_MODULO_SOLAR.jpg
Visualizações:	3924
Tamanho: 	132,1 KB
ID:      	28002

Segundo a Tabela da UBNT Oficial, o Rocket trabalha com voltagem entre 10.5 a 25v (Tabela Anexo). Porem cada Rocket consume 8W/h (como mostra a Tabela Oficial), porem a preocupação maior seria com a AMPERAGEM, pois se vc dividir 8 (Wallt/hora) pela tensão que vc esta fornecendo (24v), vc teria 8/24=0,33 A/h de consumo em cada Rádio, ou seja, 0,33*6 = 1,98A/h (todos os 6 ligados) com isso vc teria 1,98*24 (o dia todo) = 47,52A/d (dia) de consumo. No caso vc está gerando 50A/h com os dois módulos então dessa forma está legal, porem sugiro um "gordurinha extra para garantir um pouco mais.

Nome:	         Tabela_UBNT.jpg
Visualizações:	584
Tamanho: 	85,7 KB
ID:      	28003

Se vc fizer com 12v, a conta seria 8/12=0,66A/h, isso vezes 6 Rockets é = 3,96A/h se multiplicado por 24h é = 95,04A/d, ou seja , os paineis nao gerarão o suficiente para alimentar os Rádios constantemente, a energia que faltar será "surgada" da Bateria e quando a mesma esgotar, vc ficará se comunicação.

Amigo eu tenho uma solução dessa no meio de um canavial, funcionando a 1 ano, e está bem legal, nunca parou e tenho dado manutenção constante. Do modulo até a BAteria tem uns 20 Mteros, e eu nao tenho tido perda como voce citou acima, pegue um Multimetro e verifique se realmente tem perda, estou usando cabos de 10mm e nao tenho nenhum problema (Foto Anexo).

Nome:	         DSC00913.jpg
Visualizações:	440
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	28004

Espero te contribuido de alguma forma!

Abração!
    A primeira parte (do consumo simulado pela tabela UBNT que vc citou) , está correto. Porém , deve rever seus conceitos de consumo e a relação apresentada entre a equação - TENSÃO X AMPERAGEM = CONSUMO / POTENCIA (WATTS).
    Pois o determinante é o consumo proposto pela demanda nominal do equipamento.
    mesmo alternando os fatores, em condições normalizadoras, o consumo sempre será o mesmo, alterando proporcionalmente cada fator, seja a amperagem ou a voltagem, respectivamente.
    Portanto, não quer dizer que se mudar a voltagem, obrigatoriamente aumentará ou diminuirá o consumo, pois isto depende da demanda real.
    Sugiro, quando mudar a voltagem, medir diretamente o consumo com auxílio do multímetro, com o equipamento em trabalho.
    Pois os painés é que são determinantes na geração desta corrente.

4. Amigo TenneT ,

Axo que voce se confundiu no que eu escrevi, em nenhum momento eu citei " TENSÃO X AMPERAGEM = CONSUMO / POTENCIA (WATTS)", isso que vc afirmou.

Eu apenas mostrei que o Rockte usa 8W e se ele pegar isso e DIVIDIR pela Tensão, ele tera o consumo do equipamento em AMPER.

Em nenhum momento sugeri que Multiplicasse TENSÃO por AMPERAGEM. (recomendo que vc releia o Post).

A Conta correta é:

Potencia (W) / Tensão (V) = AMPERAGEM (A)

5. Células solares tem capacidade nominal de energia em Watts ou amperagem - a única diferença se faz na aplicação (voltagem necessária) - que nesse caso pode ser determinada entre 10,25 até 25v (rocket m5).
    dois painéis de 80w - 12v, ligados em série, somarão a tensão (voltagem) - 2 x 12v = 24v.
    dois painéis de 80w - 12v, ligados em paralelo, somarão a amperagem, mantendo a voltagem (12v).

quanto a fórmula - os fatores de uma equação podem passar de um lado para o outro da igualdade sem alterar o resultado, desde que ajustados os posicionamentos matemáticos.

Tópicos Similares

1. Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3
    Por rafaelnikodem no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 6
    Último Post: 03-02-2017, 20:16
  2. Respostas: 74
    Último Post: 04-02-2013, 16:07
  3. base station + rocket m5 + painel 20dbi
    Por caffecia no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 19-01-2012, 00:17
  4. base station + rocket m5 + painel 20dbi