+ Responder ao Tópico

1. Tenho 3 torres tudo com ubiquit e um mk no chao gostaria de interligar essas 3 torres fazendo um triangulo e se caso um link caise o outro estaria ali segurando a pancada.. outra coisa por minha rede ser toda em bridge.. tenho medo de um sacana pega e ligar atravez de radios duas torres minha fechando um big loop na estrutura, o que eu gostaria de saber é se:
    1- é possivel eu colocar minha rede em ofps e deixar ela em bridge..
    2- com ofps se fexaren um loop na rede ela nao cai? o ofps administra o loop?
    3- como fasso a configuração na rb?
    pretendia deixar minha rede assimClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	21,1 KB
ID:      	28162
    alguem pode me auciliar nas configuracoes?
    obs : pretendo deixar a rede em bridge..

2. Pode ser gambiarra, numca aconselho, mas sabe como é vc fala pro cliente nao fazer mas ele ta nem ai, prefere reclamar....
    Tenho um cliente q colocou 120 clientes conectado em um Rocket, cada cliente com media de 1Mb... todos em PPPOE... e numca teve problema, teve no momento q puxei a orelha dele, ai ele colocou mais paineis e rockets e distribui-os.
    hehehehe

3. 1- é possivel eu colocar minha rede em OSPF e deixar ela em bridge..

Se for colocar a rede em bridge não tem por que colocar OSPF. O que você poderá deixar em bridge
    serão os enlaces que deverão ficar em AP-wds.

2- com OSPF se fexaren um loop na rede ela nao cai? o ofps administra o loop?

Bom como a finalidade do OSPF é diminuir o tamanho da rede de broadcast ele limitará esta chance.
    O protocolo OSPF ele usa apenas uma interface de saída por vez em cada área se por ventura este enlace cair ele levará
    um tempo para aprender a outra rota migrando todos os que estão apra esta rota.
    Se o enlace que caiu voltar ele aprenderá a nova rota e se o enlace que voltou tiver um custo meno ele migrará toda a rede para o
    enlace que voltou gradativamente de acordo com a requisições.
    Se bem configurado, OSPF, não terá problemas com loop.

Minha rede esta quase igual a sua - Tenho 4 Torres on eu defini elas como area 0 ou seja meu backbone todas interligadas
    Utilizo MPLS (Switching) por utilizar menos processamento e OSPF(Routing) para distribuir as rotas e cada torre server para ser feito
    os enlaces para os micro pop's que estão em bridge, porém cada torre distribui um domínio de broadcast.

Torre 1 - 192.168.10.0/24
    .........................
    Torre 2 - 192.168.40.0/24

E interligo as torres em faixas /30

Torre1 - 10.0.0.1 - 10.0.0.2 - Broadcast 10.0.0.3 - Torre 2
    10.0.0.4 - 10.0.0.5 - Broadcast 10.0.0.6 - Torre 3
    10.0.0.7 - 10.0.0.8 - Broadcast 10.0.0.9 - Torre 4

Torre2 - 10.0.0.2 - 10.0.0.1 - Broadcast 10.0.0.3 - Torre 1
    10.1.1.1 - 10.1.1.2 - Broadcast 10.1.1.3 - Torre 3
    10.1.1.4 - 10.1.1.5 - Broadcast 10.1.1.6 -Torre 4

Assim por diante, desta forma evito looping. E se ocorrer looping será na rede /24 ou seja no micro pop e mesmo assim por causa dos clientes.

3- como fasso a configuração na rb?

Existe um vasto material no site da mikrotik e aqui no forum exite uns materiais legais.

No mUM
    Events - MikroTik Wiki

no WIKI

Manual:OSPF Case Studies - MikroTik Wiki

Este aqui cai com uma luva pra ti.
    Manual:OSPF-examples - MikroTik Wiki

OBS.: Brother estuda bastante antes de colocar em prática, utilize laboratórios virtuais. E claro estude a OSI/ISO a DoD e entdenda como funciona a rede e como ela foi moldada. Estude TCP/IP principalmente subnets.

Abraços

4. valew caicarabruno..
    so uma pergunta ? se eu for fazer um ofps de uma unica instancia ( backbone ) vou mudar o ip dos equipamentos mais deixando-os em bridge..
    e nos clientes nao muda nada ? correto?

5. O pessoal que ja esta rodando o OSPF aqui, utiliza a autenticação centralizada ou por RB em torre?

Tópicos Similares

1. Enlace com Nanostation m2 em bridge com RB 433
    Por redesoft no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 03-03-2013, 14:51
  2. Como faço load balance com o modem em bridge?
    Por williamterencio no fórum Redes
    Respostas: 56
    Último Post: 17-01-2011, 13:21
  3. Ping muito alto com ap ovislink em bridge no MK !!!
    Por francispaulinely no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2008, 00:15
  4. Problema com SpeedSteram 4200 em Bridge.
    Por rogeriodj no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 29-03-2008, 11:03
  5. load balance com modem adsl em bridge
    Por anjunior no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 25-08-2007, 21:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L