+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ângulo de potência de antenas setoriais.

    Boa noite,
    Ilustres colegas gostaria que me ajudassem a sanar uma dúvida.

    No Certificado de Homologação da antena setorial da BETEL, modelo AWL 14120H, consta no campo "Ângulo 1/2 Potência" o valor de 55,32 graus, já no site das Antenas Betel, consta que este mesmo modelo é 120 graus, ai está minha dúvida. O ângulo real dela é de 120° ou 55,32° ? O que significaria na verdade este "ângulo de 1/2 potência" ?

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    Bom dia,

    Você está fazendo confusão entre ângulo horizontal e ângulo vertical. Para que o sinal possa ser captado com boa performance a antena abre, pelo menos na teoria, somente até um certo ângulo horizontal e até certo ângulo vertical, sendo que a máxima potência transmitida está justamente no centro dos respectivos ângulos.

    120° é o ângulo de abertura horizontal. Com 360° você fecha toda a angulação em volta da torre. Mesmo sendo uma antena horizontal ele deve abrir na vertical para que usuários um pouco acima ou um pouco abaixo da mesma altitude (ou altura) da torre também possam receber sinal da estação transmissora.

    Caso a transmissora transmitisse em apenas uma angulação somente as antenas clientes que estivessem exatamente de frente ou na mesma altura captariam o sinal.

  3. #3

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    Marcelo, eu tenho por costume sempre dar uma olhada nos datasheet dos produtos.

    Mas neste caso específico eu fiquei também com dúvidas. Pois no certificado de homologação diz realmente 55º ou coisa parecida. Não faz referencia se é no plano V ou E.
    Já o fabricante alega ser 120º

    Já no outro modelo slot que eles tem homologado que também é pol horizontal e alegadamente 120º, diz no certificado 120º.

    Li , reli e tentei entender o que o certificado quer dizer mas não cheguei a conclusaõ.

    Não resta dúvida que a medida mais importante na hora de planejar o setor é a medida do lóbulo horizontal ( não a polarização ), pois este é que vai determinar a área de cobertura.
    O angulo do lóbulo vertical vai determinar a intensidade do sinal mais próximo da antena no caso das antenas de baixo ganho, que sempre deve ser preferido. A maioria se apaixona por antenas de alto ganho para setoriais. Como trabalho com o conceito de micro células, o que mais me interessa é a abertura horizontal e a abertura vertical que no caso de pouco ganho sempre é maior e favore a micro célula.

    Dá uma conferida nos certificados e esclare melhor isso para nós.

  4. #4

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    1929,

    Qual é o endereço da certificação/homologação Anatel?

  5. #5

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    homologação 2834095752

    e 1393115752

  6. #6

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    Realmente isso esta muito confuso, se o Marcelo ou algum outro colega puder esclarecer seria muito valioso. Mais uma vez agradeço a todos pelas respostas.

  7. #7

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    Seguinte:

    Pelo que eu vi esqueceram de colocar no certificado de homologação o azimute/ângulo de abertura horizontal. Mas, é uma antena de 120 graus de abertura horizontal.

  8. #8

    Padrão Re: Ângulo de potência de antenas setoriais.

    Ressuscitando o tópico... só agora ví.

    "1/2 potencia" seria com metade do ganho total? Se ver o diagrama de irradiação ele é relativamente oval, o angulo das antenas é informado pelo ganho no ponto maximo até o ponto onde esse ganho é de uns 3dB a menos que o ganho do foco. Ou seja, por exemplo nessa Betel de 14dB, a 59º do foco o ganho dela será de uns 11dB, a 61º já cai pra 10dB, então o limite pra ser classificado como antena de 14dB é informando que o angulo é de 120º, mas naturalmente só terá os 14dB nuns 30º no foco (Não só Betel, qualquer antena tem essa caracteristica, algumas tem 0,5dB a mais no foco, mas em geral a beirada é de ganho bem menor mesmo).

    Mas tá, a Anatel diz que nos ensaios é realmente metade da potencia nominal, essas antenas pra 50W são medidas com 25W pra chegar a esses valores. E na homologação o dado informado é o angulo horizontal mesmo (Fizeram o ensaio dessa antena virada).