Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Colocar script para ser executado no shutdown

    Bom dia pessoal,

    Estou precisando que um determinado servidor, ao desligar, execute um script durante o shutdown, que irá desligar outro servidor. Criei uma relação de confiança entre os servers, para nao ter a necessidade de digitar senhas. O comando utilizado no script para desligar o outro servidor é "ssh nome_usuario@ip_servidor_que_sera_desligado shutdown -h -t 30 now". Testei o comando e ele está funcionando. Coloquei permissão de execução no script e executei o mesmo e ele está funcionando perfeitamente. O problema é que, durante o shutdown, este script está dando erro na hora de executar. Já tentei colocar este comando dentro do /etc/init.d/halt, porém, durante o shutdown, o script não está dando o seguinte erro: "ssh: connect to host 192.168.0.200 port 22: network is unreachable". Já tentei colocar o script na pasta /etc/init.d e criar um link simbolico na rc0.d, colocando o script na posição S00, e nada. Já tentei colocar na /etc/rc.d/init.d e criar um link simbólico na rc0.d e também não funcionou.

    Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo ou que que há de errado nas configurações que eu fiz? Eu teria que colocar este script para ser executado antes de qualquer outro processo, durante o shudown, certo? Como eu poderia fazer para este script funcionar?


    Obrigado!!!

    O meu script ficou assim:

    #!/bin/bash

    ssh nome_usuario@ip_servidor_que_sera_desligado shutdown -h -t 30 now.



    Vlw!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Olha ate onde eu sei, posso esta falando besteira, mas um dos servicos a ser fechado primeiro pelo shutdown é o ssh. Me corrija se estou errado.

  3. #3

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Boa tarde JorgeAldo,

    Fiz estes procedimentos, porém continua não funcionando. A unica forma que consegui para que funcionasse foi colocando dentro do script /etc/functions, mas o problema é que este script é utilizado no startup também!


    Vlw!

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    amigo cria um usuario no servidor que vc quer desligar
    e altera no /etc/passwd onde estiver /bin/sh ou /bin/shell ou /bin/bash (ja vi de tudo neste arquivo)
    e coloca /bin/shutdown
    assim quando vc logar via ssh usando este usuario ele ira desligar o servidor

    ai só chamar o ssh para este user no init0
    qual distro vc esta usando ??

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    desculpas agora que vi que vc postou que usa redhat

  6. #6

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Boa noite Benatto,

    Eu utilizo o Red Hat ES.

    O problema é que o Kxx indica os processos que serão finalizados, portanto, como quero executar este script, devo colocá-lo como Sxx, certo? Se eu colocar como Sxx, ele é executado dps de todos os outros processos terem sido parados, inclusive os processos referentes à rede e ssh e, por isso, o ssh não funciona, falha. O script tem que ser a primeira coisa a ser executada quando o shutdown começar, antes dos Kxx, na pasta rc0.d. Noscript /etc/init.d/functions o script funciona, mas, como o functions é utilizado também no startup, o servidor também é desligado no startup.
    Não sei mais o que tentar para executar este script. Não tenho nem ideia.

    Obrigado!!!

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    assim eu não lembro no redhat mais no slackware tem o arquivo /etc/rc.d/rc.0
    el quem vai parar todos processos e tal o que eu faço é o seguinte
    edito o arquivo que vai fazer o desligamento do sistema a adiciono assim
    na primeira linha
    ssh [email protected]
    sleep 10

    assim ele vai logar no meu servidor e este usuario vai ter como seu terminal quando conectar alem de liberar o terminal bash ele vai desligar (claro que vc vai ter que fazer uma chave para este ssh não pedir senha)
    faço assim nos meus servidores que são slackware

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    no redhat se eu não me engano é /etc/rc0.d/
    só que se vc adicionar um script la não vai dar certo mesmo pois provavelmente ele vai parar todos os serviços que vc precisa pra depois executar o seu script
    não provavelmente vc vai ter que ver qual é o primeiro script que ele executa e adicionar a chamada do ssh
    claro que um escript que só chame no rc.0

  9. #9

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Obrigado Benatto!

    Acho que isto resolverá o problema. Eu nem tinha pensado neste arquivo! Amanha de manha, quando chegar na empresa, vou testar. A chave eu já havia criado, com esse mesmo objetivo de não pedir senha.

    Ser der certo, eu posto aqui!

    Vlw aí galera, pela ajuda.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    que isto amigo o forum é exatamente pra isto trocar ideias, duvidas etc
    nada de crtl +c crtl+v, se todos membros do forum pensasse assim seria novamente o melhor forum

  11. #11

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Benatto,

    Estava olhando aqui no Red Hat, na maquina virtual que criei em casa para testes, ele não tem o arquivo /etc/rc.d/rc.0, como no slackware, ele possui apenas o arquivo /etc/rc.d/rc, que é um script com uma função para cada nivel de execução. Pelo que entendi, quando executamos o shutdown, por exemplo, ele chama a função referente ao nivel de execução 0, dentro do /etc/rc.d/rc. Fiz um teste aqui, colocando o ssh, já sabendo que a conexão seria perdida, pois coloquei um endereço nada a ver, no inicio da função que chama os links da pasta rc0.d e, executei o halt. Olhando os processos que são executados, este foi o primeiro que apareceu, antes de começar a executar os Kxx.
    Amanha farei isso no servidor. Acho que irá funcionar!

    Vlw!!!

  12. #12
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    assim eu não lembro no redhat mais no slackware tem o arquivo /etc/rc.d/rc.0
    el quem vai parar todos processos e tal o que eu faço é o seguinte
    edito o arquivo que vai fazer o desligamento do sistema a adiciono assim
    na primeira linha
    ssh [email protected]
    sleep 10

    assim ele vai logar no meu servidor e este usuario vai ter como seu terminal quando conectar alem de liberar o terminal bash ele vai desligar (claro que vc vai ter que fazer uma chave para este ssh não pedir senha)
    faço assim nos meus servidores que são slackware
    Boa saida, vc foi mais rapido no gatilho do que eu, so vi o meus email hj pela manha, mas esta e a saida criar o script desligar um e depois desligar o outro, como falei no comeco do topico quando da o shutdown o servicos de ssh e parado antes de execultar o shell dele.

  13. #13

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Bom dia!!!

    Colocar o comando para ser executado no inicio da função chamada no proccesso de shutdown, dentro do arquivo /etc/rc.d/rc, funcionou perfeitamente.

    Agora encontri um novo problema: preciso desligar uma maquina com windows 7, através da mesma maquina linux. tentei o comando:

    net rpc shutdown -f -t 30 -I ip_do_windows -U usuario%senha

    Mas o windows não está aceitando as chamadas RPC, não sei se tem algum serviço que possa estar parado. O erro é o seguinte:

    connection failed: NT_STATUS_INVALID_PARAMETER
    could not connect to server IP_DO_SERVIDOR

    Olhei as configurações e está tudo ok, usuário e senha corretos, o ip também está correto, mas não funciona. Eu consegui rodar uma vez, iniciando um serviço que estava parado, mas já tem um tempo, e esqueci o nome do serviço.

    A possibilidade de ativar o telnet já descartei, visto que o telnet não possui segurança alguma. Pensei em instalar um servidor ssh no windows, mas aí não sei como mandar a chave de confiança do linux para ele. Alguém conhece algum outro meio de fazer isso ou como fazer pro windows aceitar o comando net rpc?

    Obrigado aí pela ajuda pessoal!

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    hum da uma lida aki o
    Linux: Instalando servidor SSH no Windows. [Dica]
    outra coisa ja tentou subir o rpc no windows
    net start rpc ????

  15. #15

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    O net start rpc não funciona, diz que o nome do serviço é invalido. Agora a questão de instalar o servidor ssh no windows, dá pra fazer, mas o problema é que ele vai pedir senha, pois nao sei como estabelecer uma relação de confiança entre windows e linux.

    Vlw!

  16. #16
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Citação Postado originalmente por thiaggo Ver Post
    O net start rpc não funciona, diz que o nome do serviço é invalido. Agora a questão de instalar o servidor ssh no windows, dá pra fazer, mas o problema é que ele vai pedir senha, pois nao sei como estabelecer uma relação de confiança entre windows e linux.

    Vlw!
    Nao da de enviar os dados por telnet, o windows tem isto nativo ja.

  17. #17

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Eu já havia utilizado o net rpc, mas tem muito tempo e não lembro o serviço que iniciei no windows para faze-lo funcionar.
    Existe alguma outra maneira de fazer isso? O net rpc usa o telnet?

    Vlw.

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    thiagooo o rpc
    é o Alocador Remote Procedure Call
    deixa ativado ele e ativa o spooler de impressão tb
    sei que levantar na mão o comando é svchost -k rpcss

  19. #19

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Boa noite!

    Eu já fiz isso, ativei o Alocador Remote Procedure Call e o spooler de impressao também está ativo. Só não rodei o comando svchost -k rpcss, mas testarei amanha!

    Obrigado!

  20. #20

    Padrão Re: Colocar script para ser executado no shutdown

    Bom dia,

    Todos os serviços relativos ao RPC estão ativos, porém a maquina continua recusando conexoes com o RPC. Testei o comando enviando para outra maquina e funcionou perfeitamente. Alguem tem ideia do que pode ser? Já desativei firewall, antivirus, etc e nada.

    Obrigado!