Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Sinceramente não, Zé, mas se o firmware informa 917 MHz, logicamente a portadora deveria ser em 917 MHz. Se está fora desse valor, são somente duas opções: ou o equipamento está com defeito ou a Ubiquiti está mentindo para os usuários.

Mesmo que a portadora fosse na faixa dos 917, como por exemplo em 917,5 MHz, e se você ainda assim usasse somente 5 MHz de banda, estaria no limite da faixa autorizada pela Anatel, que seria os 915 MHz, justamente onde termina a subfaixa "E" destinada a telefonia celular.

Por outro lado, entre 915 e 943,5 MHz não há frequencia usada por telefonia celular. Dessa forma, pelo meu ponto de vista, é extremamente aconselhavel o uso somente dos 922 MHz, com até 10 MHz de bandwidth, o que ocuparia entre os 917 e 927 MHz, ainda com folga suficiente para o limite de 915 da Anatel.

Espero ter ajudado.

Abraços.
    Jonas Lima

2. Não tenho analisador de espectro...

Mas concordo com o jlima, pois se você configura na interface do equipamento para usar 917, o mesmo deverá operar neste canal. Qualquer coisa fora disso é "invenção de moda" do fabricante.

Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Ao amigos teóricos...

Algum de vocês se deu ao trabalho de usar um analisador de espectro pra descobrir qual é o canal central EFETIVO quando seleciona o 917 MHz?

Abraço,

ZéAlves

3. Fácil então... Não usa o bendito do 917 hehehehehe.
    Mas como opinião é igual umbigo (cada um tem um diferente) eu discordo da conclusão dos senhores :-)

4. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Ao amigos teóricos...

Algum de vocês se deu ao trabalho de usar um analisador de espectro pra descobrir qual é o canal central EFETIVO quando seleciona o 917 MHz?

Abraço,

ZéAlves
    Vamos por um minuto supor que 917 não seja 917,0 mas qualquer número que fosse razoável arredondar para 917, tal como 917,5.

917,5-2,5=915,0 então estaria OK, é isso ?

Não, por causa da máscara espectral. Ela prevê atenuação de 30 dB a 55% da canalização de separação da frequência central, ou seja neste caso, a 250 kHz. Já a norma 506 diz que depois de 100 kHz da sua frequência central a atenuação tem que ser de pelo menos 20 dB, enquanto uma linearização (aka "conta de padeiro") sugere que a queda provável a 100 kHz será de 12 dB.

Então, se a frequência central for alta o suficiente(há algum bom indício de que seja assim?) e a máscara espectral restritiva o suficiente(de novo faço a pergunta de se há pelo menos indícios disso), pode ser que dê. Mas será que o fará em todas as unidades produzidas ?

Então vale sim olhar o analisador de espectro e ver *toda* a irradiação, não só a frequência central, mas tem também que especular sobre a estabilidade: variações com lote produzido, temperatura de operação, idade dos componentes...

5. Opa! Estava sumido do por causa de um problema de saudade, mas estou voltando... E ainda pretendo se Deus me dar saude, fazer o treinamento com vc ainda neste ano.

Estou em duvida com um PTP Em 900 Mhz, e sobre o que legislação fala sobre esta frequencia, e quais cuidados tenho que tomar, e quipamentos, qual vc me recomendaria.
    veja este post, talvez vc ajude a tirar alguns algumas duvidas.
    https://under-linux.org/f169/900-mhz...tml#post600853

Tópicos Similares

1. 4,5 KM sem Visada Usando 900 Mhz
    Por leandrolopeswifi no fórum Redes
    Respostas: 37
    Último Post: 22-01-2012, 23:58
  2. Link sem visada - 900 mhz - 17 km
    Por MAHULAK no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 13-03-2010, 22:17
  3. Respostas: 0
    Último Post: 14-08-2008, 10:04
  4. Enlace 12.71 km sem visada ??? 900 MHz
    Por luisolimpia no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 18-05-2007, 19:39
  5. Ap 900 Mhz sem Visada Alguem ja testou???
    Por Snake_jp no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 03-09-2006, 10:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L