+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas Sobre modulação (MCS/VHT)

    Boa noite!
    Tenho algumas lacunas no entendimento do funcionamento da modulação do 802.11 AC. Lendo aqui no fórum, muitas coisas já foram entendidas, mas tenho algumas dúvidas que me deixam com uma pulga atras da orelha, sem mais delongas :
    - Trabalhando com RouterOS, tenho apenas opção de configurar o VHT do rádio naqueles ranges, pelo que vi não é possível fixar um VHT, correto ?
    - As modulações em 80Mhz dizem respeito apenas a VHT e MCS à 20/40 Mhz, certo ou errado ? (é dúvida mesmo, para mim).

    - Percebi que trabalhar com larguda de banda nos canais, mais baixos, deixa a conexão mais tranquila, por exemplo usar 20Mhz.
    Pois bem, usar 20Mhz com um rádio AC, fará diferença ? Usaria 20Mhz , desmarcaria os MCS's e deixaria apenas os VHT's ?

    Estou com meus primeiros enlaces AC, e nos enlaces N , ajustar os MCS's sempre deixaram meus PTP's macanudos, mas no AC não estou conseguindo obter o mesmo sucesso.

    Obrigado , desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas Sobre modulação (MCS/VHT)

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    - Trabalhando com RouterOS, tenho apenas opção de configurar o VHT do rádio naqueles ranges, pelo que vi não é possível fixar um VHT, correto ?
    Exato. Em 802.11ac, a única opção que o RouterOS te dá é modulação automática, e você pode apenas definir qual o máximo, se MCS 7, MCS 8 ou MCS 9 (note que os MCS em 802.11ac não são a mesma coisa dos MCS de 802.11n, mesmo com números iguais).

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    - As modulações em 80Mhz dizem respeito apenas a VHT e MCS à 20/40 Mhz, certo ou errado ? (é dúvida mesmo, para mim).
    Não tem relação alguma. Todas modulações estão disponíveis em todas larguras de banda. São dois parâmetros que influenciam na capacidade de banda em conjunto, mas não há qualquer tipo de restrição nas combinações.

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    - Percebi que trabalhar com larguda de banda nos canais, mais baixos, deixa a conexão mais tranquila, por exemplo usar 20Mhz.
    Pois bem, usar 20Mhz com um rádio AC, fará diferença ? Usaria 20Mhz , desmarcaria os MCS's e deixaria apenas os VHT's ?
    Em AC, os MCS são ignorados, independente de largura de canal. Você sempre vai usar o VHT em AC.

    Uma recomendação sensata: use sempre a menor largura de canal que atende sua demanda de banda. Explore ao máximo a modulação e outras configurações antes de decidir aumentar a largura de canal. Dessa forma, você evita que seu rádio capte muita interferência e evita fazer parte do grupo de retardados que acabam com o espectro de 5GHz sem necessidade.

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    Estou com meus primeiros enlaces AC, e nos enlaces N , ajustar os MCS's sempre deixaram meus PTP's macanudos, mas no AC não estou conseguindo obter o mesmo sucesso.
    Em AC é complicado mesmo. Independente da distância em banda que você quer, seu enlace tem que ter as condições (sinal suficiente e baixa interferência e piso de ruído, ou seja, SNR alto) para suportar MCS 7, do contrário não terá estabilidade alguma.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas Sobre modulação (MCS/VHT)

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    - Trabalhando com RouterOS, tenho apenas opção de configurar o VHT do rádio naqueles ranges, pelo que vi não é possível fixar um VHT, correto ?
    Exato. Em 802.11ac, a única opção que o RouterOS te dá é modulação automática, e você pode apenas definir qual o máximo, se MCS 7, MCS 8 ou MCS 9 (note que os MCS em 802.11ac não são a mesma coisa dos MCS de 802.11n, mesmo com números iguais).

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    - As modulações em 80Mhz dizem respeito apenas a VHT e MCS à 20/40 Mhz, certo ou errado ? (é dúvida mesmo, para mim).
    Não tem relação alguma. Todas modulações estão disponíveis em todas larguras de banda. São dois parâmetros que influenciam na capacidade de banda em conjunto, mas não há qualquer tipo de restrição nas combinações.

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    - Percebi que trabalhar com larguda de banda nos canais, mais baixos, deixa a conexão mais tranquila, por exemplo usar 20Mhz.
    Pois bem, usar 20Mhz com um rádio AC, fará diferença ? Usaria 20Mhz , desmarcaria os MCS's e deixaria apenas os VHT's ?
    Em AC, os MCS são ignorados, independente de largura de canal. Você sempre vai usar o VHT em AC.

    Uma recomendação sensata: use sempre a menor largura de canal (5MHz, 10MHz, 20MHz...) que atende sua demanda de banda. Explore ao máximo a modulação e outras configurações antes de decidir aumentar a largura de canal. Dessa forma, você evita que seu rádio capte muita interferência e evita fazer parte do grupo de retardados que acabam com o espectro de 5GHz sem necessidade, por não entenderem caramba nenhuma de RF.

    Citação Postado originalmente por numaneto Ver Post
    Estou com meus primeiros enlaces AC, e nos enlaces N , ajustar os MCS's sempre deixaram meus PTP's macanudos, mas no AC não estou conseguindo obter o mesmo sucesso.
    Em AC é complicado mesmo. Independente da distância em banda que você quer, seu enlace tem que ter as condições (sinal suficiente e baixa interferência e piso de ruído, ou seja, SNR alto) para suportar MCS 7, do contrário não terá estabilidade alguma.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas Sobre modulação (MCS/VHT)

    Obrigado TsouzaR pelas explicações.
    Felizmente o enlace que fiz com RB921 e ALGCom estão com sinal bacana e estão fazendo os 200MB que eu esperava/ precisava. O segredo foi realmente achar um canal com menos interferencia. Um detalhe que me chamou a atenção é que tive uma performace muito superior em CCQ, Latencia e banda , quando tirei o NV2 da jogada. Meu primeiro enlace sem NV2.