+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trafego algo rede (apenas TX)

    Estou enfrentando um problema na rede do provedor que é muito estranho, o tráfego de diversas interfaces, apenas no TX, aparece muito alto e no RX está quase a zero. Isso faz com que em determinados momentos fique impossível de se navegar. E depois, sem que nada seja feito, volta a funcionar tudo novamente. Alguém tem alguma informação que possa ajuda.
    A rede do provedor está em modo bridge.

    Obrigado,


    Itagildo

  2. #2

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    como você está controlando a banda dos seus clientes?

    para ajudarmos a gente precisa de mais informações sobre a sua estrutura de rede.

  3. #3

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    O controle da banda dos clientes é feito num servidor centralizado. O tráfego de toda a rede passa por este servidor. O mais estranho é que o tráfego de TX fica muito alto e o RX fica zerado.

  4. #4

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    Estou passando por um problema semelhante em um condominio... 80 apartamentos, rede cabeada distribuido em 4 Switch de 24p.

    Aconteceu 2x ja
    Vou deixar aqui meu relato...:
    o trafego interno nesse condominio é de no maximo 16mega, mas durante o problema chegou a registrar 92 megas, o que derrubou o radio e consequentemente a rede.
    realizando os testes no momento do problema, vi que estava vindo de um determinado apartamento.
    Desconectava esse apartamento e voltava ao norma... conectava ele, e a rede parava....

    descarto a possibilidade de ataque direto desse apartamento a empresa, pois os moradores desse apartamento nao possuem conhecimentos suficientes em informatica para realizar tal proeza.
    e para finalizar, naquele momento nao havia ninguem usando a internet, apenas o roteador Asus estava ligado e um Notebook acessando via Wireless.

    Imaginei outras 2 possibilidades.
    Algum virus
    mas descarto a possibilidade de estar vindo do notebook ligado via wireless, pois houve registro de trafego de quase 100 megas e o wireless nao suportaria nem 15mega.
    pode ser virus no roteador asus?

    acho tambem que poderia ser broadcast storm...
    ou um ataque vindo de outro apartamento com destino a esse?!



    para afunilar e tentar descobrir o problema exato e assim resolve-lo.
    instalei um Switch gerenciavel antes dos 4 Switch 24p do predio.
    Deixei cada Switch 24p do predio, ligado a 1 porta do Switch gerenciavel.
    e Configurei a VLAN no Switch e controle de banda na porta ao no maximo 5megas... isolando assim os Switch 24p do predio.
    Assim, quando voltar a apresentar problema, somente um Switch sera prejudicado.
    E assim vou testando ate descobrir a causa exata.

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    olha com um cliente meu aconteceu da seguinte forma, eu entregava o link dele em um nanostation M5 como router, e na rede dele tinha um computador que fazia a rede trafegar 20Mb em TX e assim derrubava minha rede. resolvi o problema da seguinte forma abri as configurações do nano e fui desligando maquina por maquina ate achar a maquina assim que encontrei pedi a ele que reinstala-se o windows. ah esqueci de dizer ele tem 17 maquinas conectadas a um switch de 24 portas.

  6. #6

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    Citação Postado originalmente por itagildo Ver Post
    Estou enfrentando um problema na rede do provedor que é muito estranho, o tráfego de diversas interfaces, apenas no TX, aparece muito alto e no RX está quase a zero. Isso faz com que em determinados momentos fique impossível de se navegar. E depois, sem que nada seja feito, volta a funcionar tudo novamente. Alguém tem alguma informação que possa ajuda.
    A rede do provedor está em modo bridge.

    Obrigado,


    Itagildo

    Tenho quase 100% de certeza que é algum virus em alguma maquina de cliente seu. Faça a seguinte analize, veja quais os clientes estão conectados qdo não há o problema, e fique de olho, assim que o problema acontecer, veja quais os clientes estão conectados mais recentes, e va em cima deles.
    Uma dica, tente eliminar a bridge de sua rede o mais rapido possivel, se sua rede fosse roteada, seu problema seria muito menos e mais facil de ser solucionado.

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    Bom dia a todos, eu tive um problema semelhante e tambem era virus, fiquei monitorando e era um cliente com virus, foi formatado e reintalado o windows e resolveu o problema

  8. #8

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    se for radio com padrao N passa até 120 megas brincando, 60rx e 60tx vs 16 de trafego

  9. #9

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    se desconfie de algum pc de um netstat no individuo e olhe quantas conexoes ele tem aberta

  10. #10

    Padrão Re: Trafego algo rede (apenas TX)

    Citação Postado originalmente por itagildo Ver Post
    Estou enfrentando um problema na rede do provedor que é muito estranho, o tráfego de diversas interfaces, apenas no TX, aparece muito alto e no RX está quase a zero. Isso faz com que em determinados momentos fique impossível de se navegar. E depois, sem que nada seja feito, volta a funcionar tudo novamente. Alguém tem alguma informação que possa ajuda.
    A rede do provedor está em modo bridge.

    Obrigado,


    Itagildo

    bom dia colega, eu ja passei por isto, no meu caso minha rede estava em bridge entao o broadcast atingia a rede toda um caus total, porem, pesquisando aqui e aqui resolvi usando o ip filter la em bridge, separando separando as interfaces, vou tentar montar um cenario aqui pra que possa entender,

    /interface bridge filter
    add action=drop chain=forward disabled=no in-interface=!ether2 out-interface=\
    !ether2
    add action=accept chain=forward disabled=no in-interface=ether2 \
    out-interface=wlan1
    add action=accept chain=forward disabled=no in-interface=ether2 \
    out-interface=wlan2


    neste cenario esta o seguinte, a ether2 é a interface direcionada para o servidor ou link, em modo bridge esta funcao separa as interfaces de modo a ouvir somente a ether2 entao as wlan ou demais lans so se falam com a ether2, EXETO quando dito o contrario disto - esta em negrito, no meu cenario a wlan1 e wlan2 sao ptp para outros ap, mas desta forma ai se eu estiver em outro pop e rodar o winbox eu so enchergo o caminho que estou encausurado, mesmo em bridge pra quem esta na wlan2 nao recebe e nem gera broadcast na wlan1, OBs. se a wlan1 e 2 fossem AP nao precisaria da instrucao em negrito, seria simplemente a primeira instrucao. espero ter ajudado mas em caso de duvida posta ai que tentarei ser mais claro