+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    minha topologia e a seguinte:

    1 servidor mikrotik ===> radio Ap bridge torre => SIDs LinkNet A
    classe de rede 192.20.0.1

    2 servidor mikrotik ===> radio Ap bridge torre => SIDs LinkNet B
    classe de rede 192.10.0.1

    Uso hotspot em cima de uma interface bridge.

    Gostaria de colocar esses dois radios no mesmo servidor mikrotik, e claro cada um numa placa de rede assim economizaria um servidor ligado, o problema e como as classes de redes são diferentes tenho alguns clientes com IP FIXO então não tem como eu colocar todos so numa classe de rede.

    tem como eu fazer isso no mikrotik ????

  2. #2

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Tem sim. Perfeitamente.

  3. #3

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    amigo aldo ele podia fazer isso com duas placa de rede e colocar no mesmo switch?
    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    se voce colocar duas placas de rede separadas, fazer isso é trivial...

  4. #4

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    estou aqui com a clase de ip 192.168.0.x 192.168.1.x, 192.168.2.x, 192.168.3.x saindo na mesma saida de rede, porem estou tento problema intermitente, penso eu que se eu colocar cada faixa de ip em uma saida idependente, reduza meus problemas, porem queria jogar tudo no mesmo switch. Sera que da certo?

  5. #5

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik


  6. #6

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    amigo aldo ele podia fazer isso com duas placa de rede e colocar no mesmo switch?
    Sim amigo agora o switch teria que ter vlans, ai você vai teria que criar duas vlans uma para cada classe de rede.
    Com switches normais eu desconheço.


    -----------------------------------------------------------------------
    Anderson souza


    Contato:
    [email protected]

    Graduanda em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Jorge Amado


  7. #7

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não, duas placas de rede, quando não estao em bridge, comportam-se para o switch como dois computadores diferentes, mesmo sendo apenas um computador.
    Bom dia amigo Aldo me tire uma duvida se eu tenho um servidor dhcp com duas placas de rede configuradas com duas classes de ip distinta e coloco em um switch comum essas duas interfaces de rede iria ou não da problema?

    -----------------------------------------------------------------------
    Anderson souza


    Contato:
    [email protected]

    Graduanda em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Jorge Amado


  8. #8

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Citação Postado originalmente por iorijanete Ver Post
    Sim amigo agora o switch teria que ter vlans, ai você vai teria que criar duas vlans uma para cada classe de rede.
    Com switches normais eu desconheço.


    -----------------------------------------------------------------------
    Anderson souza


    Contato:
    [email protected]

    Graduanda em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Jorge Amado


    Exemplo tem duas salas A e B com as seguintes classes de rede sala A=192.168.10.0/24 e sala B=192.168.20.0/24
    Tem como configura “um servidor dhcp com uma placa de rede” para entrega os ips para essas salas? Sim do jeito que eu falei acima

    -----------------------------------------------------------------------
    Anderson souza


    Contato:
    [email protected]

    Graduanda em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Jorge Amado


  9. #9

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Eu não poderia criar uma nova BRIDGE2 com nova classe de IP e e adicionar esta placa de rede (Ether3) a esta bridge e ligar este outro (AP da torre)
    assim ficaria cada rádio numa bridge com classes de redes diferentes e independentes.

    Isto e apenas uma ideia não sei se daria certo.

    Porque atualmente na minha Bridge1 ja tenho a a interface ( Ether2 => clientes) adicionada. (lembrando que meu Link de Internet esta na Ether1 IP Fixo fora da bridge1)

  10. #10

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    vc pode conectar duas bridges diferentes no mesmo switch, agora se ligar duas portas da mesma bridge no switch (ou em algum switch ligado a este) vai dar pau.
    Então JorgeAldo, confirma se daria certo se eu fizesse da seguinte forma:

    Mikrotik Servidor: ether1_Link (link dedicado IP FIXO)
    Ether2_Clientes
    Ether3_Clientes


    bridge 1: porta adicionada Ether2_Clientes > AP (A) >> hotspot1 criado encima dessa bridge1 com IP 192.168.10.1

    bridge 2: porta adicionada Ether3_Clientes > AP (B) >> hotspot2 criado encima dessa bridge2 com IP 192.168.20.1

    Obs.: Ether_clientes vai ter um cabo de rede direto no AP da TORRE não vai ter nenhum switch no caminho

    Poderia usar dessa forma!!!, não daria pra usar o mesmo Hotspot ???

    Se não der pra ser assim, como vc me orientaria fazer ???

  11. #11

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Opa, opa, opa. Se colocar 2 dhcp rodando no mesmo switch, sem usar vlan, vai dar zica, e muita zica. Os 2 dhcp ficarão dando ips e o computador receberá o que responder primeiro.
    Pode, sim, usar uma faixa com dhcp ativo e outra por ip fixo, com dhcp desativado.
    Para mim o correto seria cada uma das faixas sair por uma placa de rede diferente, inclusive, para liberar processamento das placas de rede e diminuir a quantidade de pps passando por cada uma delas.

  12. #12

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Opa, opa, opa. Se colocar 2 dhcp rodando no mesmo switch, sem usar vlan, vai dar zica, e muita zica. Os 2 dhcp ficarão dando ips e o computador receberá o que responder primeiro.
    Pode, sim, usar uma faixa com dhcp ativo e outra por ip fixo, com dhcp desativado.
    Para mim o correto seria cada uma das faixas sair por uma placa de rede diferente, inclusive, para liberar processamento das placas de rede e diminuir a quantidade de pps passando por cada uma delas.
    Foi isso que falei no meu exemplo acima se eu quero que a sala A receba a faixa .10/24 e a sala B a faixa . 20/24 e só tenho um serv dhcp na rede com um placa de rede pelo conhecimento que tenho até hoje sem vlan não coloca pra funciona funcionar corretamente esse cenário

  13. #13
    Avatar de sniper
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    São João de Meriti - RJ
    Posts
    17

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    cara vc só consegue colocar rede diferente no mesmo switch se seu switch for gerenciavel

  14. #14
    Avatar de sniper
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    São João de Meriti - RJ
    Posts
    17

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    e a resposta do noso outro amigo que perguntou se daria para usar duas ou mais classe de rede no mikrotik ? sim da sim cada rede vai ser aplicada a cada placa de rede ....

  15. #15

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    No primeiro post ele diz ter alguns clientes em ip fixo e não uma faixa em ip fixo.
    Utilizo uma faixa em ip fixo e outra em dinâmico no meu hotspot.
    Além disso tenho uma terceira faixa para os meus pppoes.
    isso em uma só interface. Fora as outras

  16. #16

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    gostei do assunto de camadas andei pesquisando os hub antigo trabalha na camada 1, swuifth na camada 2, e roteadores na camada 3, vou estudar mais sobre o assunto, mas me tira uma duvida caro colegas, queria saber o que eu estou fazendo de errado, pois minha rede funciona normal e do nada começa da um loop, nao sei por que, atualmente ela esta assim, uma placa de rede sai sozinha com a faixa de ip 192.168.0.1-ate 192.168.3.254 aproximado 1000 hosts, ip do servidor esta assim 192.168.2.1/22 onde esta o erro?

  17. #17

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    situaçao e simples e sem muita complicaçao

    2 placas de redes.. apesar que da para usar uma . tambem..... mas use 2 placas uma para cada faixa de clientes.melhor desempenho
    2 faixas diferentes..
    2 hotspot-- caso use ele
    2 ip pool

    1 nat. masquerado para todos.
    ja regras e individual e so duplicar as que ja estiverem prontas e acrecentar os ips das faixas novas

    nao tem muito o que fazer. e bem simples....

  18. #18

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    eu acredito ter encontrado a raiz do problema da minha rede, nao tinha nada a ver com o dhcp ou mascara, o problema estava na configuraçao dos users-profiles do hotspot, estava sendo colocado na configuarçao o ''pool'', no qual deveria ser setado ''none''. bom depois de varios dias acredito ter encontrado a soluçao, obrigado ai galera pela a atençao.

  19. #19

    Padrão Re: Como fazer duas Classes de Rede no mesmo Mikrotik

    Quando se seleciona um pool no hotspot, ele converte qualquer ip para um ip dentro da faixa do pool, o que pode gerar problemas mesmo.