Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

1. Rubem, primeiramente mais que muito obrigado pela ajuda. Não tem nem como te agradecer.

Deixa ver se entendi: Basicamente, não importa muito se é 12, 24 ou 48v. O que importa é que o meio de geração - eolica ou solar - alimente determinada bateria e essa bateria alimente os equipamentos correto?

Importa eu saber a voltagem para ligar em baterias compativeis é isso?

Eu creio que ainda existe algo errado no meu entendimento, mas decidi perguntar.

"ah" é ampere hora? E a capacidade que a bateria tem de fornecer energia durante 1 hora é isso?

Dei uma olhada no site que indicou sobre baterias. Se pegarmos por exemplo a Bateria Freedom Estacion Freedom de 70Ah, eu compraria 5 delas por exemplo somando 350Ah.

Quando você falou da ligação, entendi como ela deve ser feita. Do painel para o controlador, do controlador para a bateria e da bateria para o equipamento.

Como ligo da bateria para o equipamento? Uso as fontes POE aqui.

Nas minha atuais torres, como tenho energia chegando, coloquei um No-Break depois liguei todos os equipamentos em um filtro de linha. Está funcionando bem, porém, sei que não é o modo mais correto enfiar um no-break dentro de uma caixa e deixa-lo lá.

O que levantei aqui de consumo foi o seguinte:

Equipamento Quantidade Voltagem Amperagem Watts
    RocketM5 4 24V 1A 8 Watts
    RB 450G 1 10-28V 2A
    NanoBridge 1 24V 0.5A 5.5 Watts

2. É, basicamente se o gerador ou a placa for de "12V" você carregará 1 bateria (Ou varias paralelas), se for "24V" carregará 2 baterias em serie, se for "48V" alimentará 4 baterias em serie. Entre o gerador, seja eolico ou hidraulico, ou seja painel fotovoltaico, e a(s) bateria(s) precisa um controlador de carga (Pra evitar que a tensão ultrapasse certo limite danificando as celulas da bateria).

Saindo da bateria você pode alimentar diretamente os equipamentos se eles suportarem, o problema é que quando a tensão diminue abaixo de certo ponto as celulas da bateria também se danificam a longo prazo, assim como deve haver um limite de tensão na carga também deve haver um limite de tensão na descarga, o controlador de painel solar que passei o link já faz os 2 controles.

Então se optar por algum gerador eolico ou painel com controlador que não tenha controle de descarga, é recomendavel dar um jeito de desligar o consumo quando a tensão cair para 10,5V (Em cada bateria de 12V). O controlador solar que passei o link pode ser usado em geradores eolicos ou qualquer fonte de energia, até mesmo uma fonte chaveada de 28V pode ser usada, ele controla a carga e a descarga.

A capacidade em "Ah" é a capacidade da bateria com descarga em 30 horas geralmente, exceto nas estacionárias, onde esse dado é passado na descarga em 100 horas. Quanto mais rápida a descarga menos energia a bateria entrega, ou seja, em 1 hora uma bateria de 50Ah entregará mal e mal 36A, enquanto em 100 horas ela entregará efetivamente 50A (Antes de chegar a 10,5V). Com sistema solar você terá cerca de 15 horas sem carga, seria chamado de C15, pode pegar o meio termo entre o C20 e o C10 que tem nos datasheets, mas não é um dado tão importante.

Quanto a ligar os equipamentos poe nas baterias, ou você faz uma regua com poe ou liga os pinos 4,5 e 7,8 diretamente na bateria, não tem muito segredo nisso, 4 e 5 é positivo e 7 e 8 é negativo, pode usar adaptadores poe tipo esse:
    http://www.compredosul.com.br/ecomme...1231462480.jpg
    Eu estou usando desse:
    Multiport Passive Power over Ethernet injector - POE with 8 ports
    Não deve ter duvidas quanto ao uso disso, porque mesmo usando fonte chaveada, solar, eolica, ou mesmo pilha alcalina a ligação é a mesma, qualquer provedor tem que saber ligar isso.

Se você já tem AC disponível na torre, quer mesmo usar solar ou eolica? Pode usar um carregador chaveado (Exemplo: NEW 24V 4A Battery Charger For Jazzy Select GT Scooter | eBay ) flutuando 2 baterias pequenas, até bateria de gel de 7Ah já dá um bom nobreak (Nobreak comum tem perda na inversão pra AC, e depois a fonte chaveada tem perdas na hora de voltar pra DC).

Quanto ao equipamento, os 8W de consumo do RocketM5 eu subestimei, se pegar 10W de consumo da RG450G e 6W de consumo do Nanobridge dará 48W ao todo, mas agora que errei no consumo do RocketM5 provavelmente devo ter errado no consumo da RG450G, só tenho a 750G e ela nem consome 8W com pouco uso, melhor meter um amperimetro e medir aí.

Enfim, se precisa de 48W isso dá 2Ah em 24V, somando 48A num dia, como falou de 5 baterias não daria pra usar 24V, teria que se 4 ou 6 baterias, se forem 4 teria 24V 140A armazenados, dando conta de quase 3 dias. Se forem 6 baterias de 70Ah a capacidade subiria para quase 4 dias e meio.
    Mas... o consumo varia, esse valores que a Ubiquiti informa são em full, conforme o dia algum equipamento consome mais, outro menos, de madrugada o consumo cai, de modo que é impossível estimar algo com precisão, teria que medir no amperimetro (Ou com o Kill-a-watt já que tem AC (Google: Kill-a-watt, lembrando que as fontes chaveadas que você tem hoje desperdiçam muita coisa, não refletirá o consumo real nesse caso, mas estimando um rendimento de 70% nas fontes dá pra ter uma boa idéia), ou simplesmente pegar esse consumo de full e usa-lo como se fosse a media, então digamos que você precisa por dia de 48A em 24V, ou 96A em 12V, a quantia de dias sem vento não tem como estimar, menos ainda quanto sol tem por aí.
    Última edição por rubem; 06-04-2012 às 19:08. Razão: Corrigir valores

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    tem alguma coisa errada ai

como 24V por 1A dá 8 watts ?

Por via das duvidas (vc nao tem como saber o consumo instantaneo desses aparelhos) considere 1watt = 1volt * 1amper (em corrente contínua).

logo um rocket = 24 volt * 1 amper = 24w * 4 = 96watts so para os rockets...
    Esses são os valores que peguei nos datasheets da Ubiquiti.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É, basicamente se o gerador ou a placa for de "12V" você carregará 1 bateria (Ou varias paralelas), se for "24V" carregará 2 baterias em serie, se for "48V" alimentará 4 baterias em serie. Entre o gerador, seja eolico ou hidraulico, ou seja painel fotovoltaico, e a(s) bateria(s) precisa um controlador de carga (Pra evitar que a tensão ultrapasse certo limite danificando as celulas da bateria).

Saindo da bateria você pode alimentar diretamente os equipamentos se eles suportarem, o problema é que quando a tensão diminue abaixo de certo ponto as celulas da bateria também se danificam a longo prazo, assim como deve haver um limite de tensão na carga também deve haver um limite de tensão na descarga, o controlador de painel solar que passei o link já faz os 2 controles.

Então se optar por algum gerador eolico ou painel com controlador que não tenha controle de descarga, é recomendavel dar um jeito de desligar o consumo quando a tensão cair para 10,5V (Em cada bateria de 12V). O controlador solar que passei o link pode ser usado em geradores eolicos ou qualquer fonte de energia, até mesmo uma fonte chaveada de 28V pode ser usada, ele controla a carga e a descarga.

A capacidade em "Ah" é a capacidade da bateria com descarga em 30 horas geralmente, exceto nas estacionárias, onde esse dado é passado na descarga em 100 horas. Quanto mais rápida a descarga menos energia a bateria entrega, ou seja, em 1 hora uma bateria de 50Ah entregará mal e mal 36A, enquanto em 100 horas ela entregará efetivamente 50A (Antes de chegar a 10,5V). Com sistema solar você terá cerca de 15 horas sem carga, seria chamado de C15, pode pegar o meio termo entre o C20 e o C10 que tem nos datasheets, mas não é um dado tão importante.

Quanto a ligar os equipamentos poe nas baterias, ou você faz uma regua com poe ou liga os pinos 4,5 e 7,8 diretamente na bateria, não tem muito segredo nisso, 4 e 5 é positivo e 7 e 8 é negativo, pode usar adaptadores poe tipo esse:
    http://www.compredosul.com.br/ecomme...1231462480.jpg
    Eu estou usando desse:
    Multiport Passive Power over Ethernet injector - POE with 8 ports
    Não deve ter duvidas quanto ao uso disso, porque mesmo usando fonte chaveada, solar, eolica, ou mesmo pilha alcalina a ligação é a mesma, qualquer provedor tem que saber ligar isso.

Se você já tem AC disponível na torre, quer mesmo usar solar ou eolica? Pode usar um carregador chaveado (Exemplo: NEW 24V 4A Battery Charger For Jazzy Select GT Scooter | eBay ) flutuando 2 baterias pequenas, até bateria de gel de 7Ah já dá um bom nobreak (Nobreak comum tem perda na inversão pra AC, e depois a fonte chaveada tem perdas na hora de voltar pra DC).

Quanto ao equipamento, os 8W de consumo do RocketM5 eu subestimei, se pegar 10W de consumo da RG450G e 6W de consumo do Nanobridge dará 48W ao todo, mas agora que errei no consumo do RocketM5 provavelmente devo ter errado no consumo da RG450G, só tenho a 750G e ela nem consome 8W com pouco uso, melhor meter um amperimetro e medir aí.

Enfim, se precisa de 48W isso dá 2Ah em 24V, somando 48A num dia, como falou de 5 baterias não daria pra usar 24V, teria que se 4 ou 6 baterias, se forem 4 teria 24V 140A armazenados, dando conta de quase 3 dias. Se forem 6 baterias de 70Ah a capacidade subiria para quase 4 dias e meio.
    Mas... o consumo varia, esse valores que a Ubiquiti informa são em full, conforme o dia algum equipamento consome mais, outro menos, de madrugada o consumo cai, de modo que é impossível estimar algo com precisão, teria que medir no amperimetro (Ou com o Kill-a-watt já que tem AC (Google: Kill-a-watt, lembrando que as fontes chaveadas que você tem hoje desperdiçam muita coisa, não refletirá o consumo real nesse caso, mas estimando um rendimento de 70% nas fontes dá pra ter uma boa idéia), ou simplesmente pegar esse consumo de full e usa-lo como se fosse a media, então digamos que você precisa por dia de 48A em 24V, ou 96A em 12V, a quantia de dias sem vento não tem como estimar, menos ainda quanto sol tem por aí.
    Rubem, você deu uma ajuda inimaginavel, muito obrigado mesmo!!

Vou estudar direitinho o que você falou acima e montar algo por aqui. Muito obrigado!!

Abração!

4. Só pra esclarecer o que a Ubiquiti diz.
    24V 1A é a fonte que acompanha o Rocket M5, e 8W é o consumo dele. Acho que está meio obvio pela formatação.

Minha duvida sobre o consumo da RB450G é porque já ví ela acompanhada de fonte 12V 0,8A, não reparei se era original da MK, se as fontes tem pelo menos 50% a mais de capacidade que o necessario então a RB450G não devia consumir mais de 7W (Ou foi só escolha ruim do vendedor, já recebi RB433 acompanhada de fonte 12V 1A, não sei o que o vendedor queria com isso).

5. A minha é xing ling tb que me enviaram. Preciso pegar e ver qual é a especificação dela.

Tópicos Similares

1. Respostas: 7
    Último Post: 22-12-2006, 15:59
  2. Respostas: 4
    Último Post: 11-11-2006, 09:10
  3. Torre com OVISLINK
    Por brlivre no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 21-08-2006, 20:12
  4. Torre com alguns problemas, ajuda eu galera
    Por erickwa no fórum Redes
    Respostas: 7