+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comunição entre 2x redes com iptables.

    Meu cenário atual:


    ip valido embratel->servidor linux->gateway 10.0.1.254->rede interna 10.0.1.0/24

    Nesse caso, o servidor linux faz o papel de proxy, dhcp, dns, firewall iptables. ele fica no ponto A da empresa. Temos outra empresa que fica no ponto B e é interligada hoje via rede wireless de 60km. Então todos da ponta B, pegam a internet e são controlados pelo linux da ponta A. Como quero deixar o ponto B independente na internet, quero fazer o seguinte.


    Ponto A:
    ip valido embratel->servidor linux->gateway 10.0.1.254->rede interna 10.0.1.0/24

    rodando os mesmos serviços.


    Ponto B:

    ip valido OI telemar->servidor linux->gateway 10.0.2.254->rede interna 10.0.2.0/24

    Só que no ponto B não vou ter o DHCP para não ter conflitos visto que o ponto A já faz isso e as redes são interligadas por uma rede em wireless em bridge.

    Bom, isso sei que poso fazer mas o preciso é de uma regra no iptables de cada linux para fazer as 2x redes se comunicar poi tenho servidores windows AD ns 2 pontas e os usuários da ponta A precisa acessar as pastas da ponta B e vise versa.

    Como faço isso?

  2. #2

    Padrão Re: Comunição entre 2x redes com iptables.

    A resposta é mais simples que o IPTABLES, é só fazer um roteamento entre os 2 servidores, mesmo estando em redes distintas eles irão se comunicar.