+ Responder ao Tópico

1. Bom, acho que vou botar repetidora mesmo. Apesar de o enlace estar bom a maior parte do tempo não da pra aturar oscilação ainda mais a noite.

Também estou pensando em colocar RBs com cartões. Alguem tem alguma boa indicação de cartão para Rocket Dish 34db? Compensa colocar cartão com mais de 600mW?

2. alexcolt, 86km para uma dish de 34 creio não seria a antena ideal para o trabalho alem de não ter 34dbi real de ganho ela ela tem 105cm de diâmetro, para um enlace nessa distancia o seria melhor optar por antenas acima de 120cm de 34 ou 42dbi...

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Link budget = Ganho das antenas + Potencia de RF do transmissor - Perda de conectorização - Perda no cabeamento

2 * 34db (Antena) + 27db (Potencia RF) - 0db (Não sei a atenuação do cabo) - 0db (Não sei a perda de inserção dos conectores) - 138.81db (perda do espaço livre) = -43.81db

Agora me diz o seguinte, o sinal chega com aproximadamente -43db ?

Se eu for colocar margem de 10db para rain fade + thermal fade + multipath fade (não sei se se aplica a MIMO) etc, vai cair para -53.81db o que é um sinal bom pra c.... levando em consideração a distância...

Se ta dando muito menos que isso, tem alguma coisa errada no teu setup ou nos rádios.

[EDIT]
    OOOOOPS tem um erro no calculo. Considerei a frequencia como sendo 2.4ghz. Obviamente é 5.8. O que resulta no seguinte :

Perda do espaco livre = -146.5db

Logo, link budget = 2 * 34 + 27 - 146.5 = -51.5 db, o que ainda é um bom valor.

Explicando, esse -51.5 db é o signal strength teorico para o enlaçe. Não vai bater com o real por que eu não sei a perda dos cabos e conectores.

A relação Sinal/Ruído vai dar -51.5db (potência do sinal chegando} -(-104db (Ruído termico nessa frequencia)) = 52.5 (ou menor).

Caro JorgeAldo ...

Trabalho com enlaces de curta de longa distâncias (35km é o maior) mas não tenho formação acadêmica na área. Gosto do que faço. Não compreendi como você resolveu o cálculo "Link budget" e como obteve o valor da "perda do espaço livre", se é fixo ou tabelado de acordo a distância.

Teria como você esclarecer esses detalhes, pois tenho certeza que não só, mas principalmente para mim vai ser de grande colaboração para execução de serviços mais adequados.

Caso recem terminados: Terminamos recentemente um enlace de 1km com RB800 + R52Hn no qual em teste de link real conseguimos até o presente momento trafegar 160Mb. Lógico que apanhamos um pouco mas na evolução conseguimos um bom resultado e acredito que ainda será possível melhora.

Aí vai mais uma dúvida: Em termos de cartões, como citado anteriormente, alguns preferem SR71 do que os R52Hn. Qual seria diferença ou aspecto a ser considerado na escolha de um ou de outro?

Obrigado.

4. Obrigado JorgeAldo (Estrelinha para você).

Excelente explicação.

E para o pessoal do Under .... ainda fica em aberto a questão do cartão endagada por min anteriormente:

" Aí vai mais uma dúvida: Em termos de cartões, como citado anteriormente, alguns preferem SR71 do que os R52Hn. Qual seria diferença ou aspecto a ser considerado na escolha de um ou de outro? "

5. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Link Budget = Ganho Antena 1 + Ganho Antena 2 + Potencia do Transmissor - Perda dos conectores - Perda do cabo - Perda do espaço livre
    Caro JorgeAldo, quando fala em perda dos conectores você também soma o conector da antena? E no caso de uma antena dupla-polarizada onde se terá cabeamento e conectorização dobrada, calcula-se tudo ou somente uma das polarizações?

Para facilitar ....
    Hoje possuo o cartão R52Hn com dois PigTail MMCx para N-Macho de 50cm (RG178) acoplado diretamente a antena (que consequentemente possui N-Femea).
    Qual seria a perda neste acoplamento e qual a perda individual do PigTail?

Saudações

Tópicos Similares

1. Ajuda Enlace 18Km (Rocket Dish 34Dbi + Rocket M5)
    Por JuniorCaucaia no fórum Redes
    Respostas: 28
    Último Post: 03-05-2012, 22:09
  2. Melhorar sinal do enlace com Rocket dish.
    Por guilherme1991g no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 27-04-2012, 16:44
  3. enlace com rocket dish de 30
    Por ricardofdea no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 07-11-2011, 08:12
  4. Respostas: 25
    Último Post: 28-09-2011, 09:02
  5. Respostas: 12
    Último Post: 08-09-2011, 08:36

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L