Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cara, como é um produto caro de de pouca saída, as versões industrializadas vendem pouco, deu margem pra ter no mercado varias montadoras pequenas, assim como fonte chaveada de potencia tipo 10 ou 12W tem de monte. Já lidei com 3 ou 4, cada uma de marca mais desconhecida que a outra, da Volt só ví mas nunca mechi.
    ("Mecher" é reparar, ou pelo menos abrir pra analisar o circuito)
    As mais simples são muito similares entre sí, depois do chaveamento de potencia mais ou menos alta tem só um amp. op. comparando a tensão da bateria com um zener de referencia, quando a saída atinge a tensão de flutuação o comparador faz um transistor ou mosfet mudar o corte, isso desperdíça um pouco de energia (Calor dissipado, se fosse pwm não teria quase nada) mas é tão pouco que não vale o stress. Único carregador mais caro que mechi (R$ 350, de 10Ah) só tinha um acabamento melhor, uma filtragem melhor na entrada, e dissipação melhor, mas com qualquer 3 mosfets baratos e um dissipador de uns 30cm² se controla 10A sem calor preocupante.

Enfim, a parte cara é o chaveamento de entrada, uma fonte industrial 24V 10A deve estar na casa dos R$ 140 (Brasil, distribuidor que importa direto), os componentes a mais pra fazer a flutuação não são muitos, não tem motivo pras versões de carga custarem o triplo (É o que tenho visto). Com esses preços ainda devem surgir muitas outras fabricas pequenas mesmo.
    (Fontes 12V 1A agora acho que parou, tem LD, Multitoc ou ECP por R$ 9,50, isso é o preço da china (US$ 4,25), não tem como produzir nesse preço em baixa escala, nem importar. Mas... por muitos anos essas fontes custavam R$ 25... o que a concorrência não faz)
    Então, é exatamente isso que notei, parece que pegaram uma fonte chaveada e incluiram um regulador para carregador de baterias e triplicaram o preço. O pior é que o carregador ficou com a corrente limitada. Assim que chegar alguma aqui vou abrir e dá uma analisada no circuito. Voltarei ao tópico para falar sobre as conclusões.

2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    (Eu uso conversor DC-DC de 12 pra 24V, mas é questão de custo de bateria, não é a melhor opção a recomendar)
    Atualmente uso aqui 12v to precisando desses benditos 24v... Estava pesquisando um conversor e achei esse aqui interessante
    Conversor Dc-dc 150w. Ajusta Dc10~32v Para Dc12-35v

Vamos imaginar que tenho uma bateria de 70amp... com esse conversor vou ter a mesma autonomia ou vai diminuir essa autonomia?
    Você disse que não é a melhor opção a recomendar, qual seira essa opção?

PS.: Desculpem mas não deu para ler todo o topico

3. Prezados, aqui uso a 3 meses um carregador de 24v 15ah com duas bateria estacionaria, fiz um esquema que liguei o negativo e o positivo da bateria num petpenel de 24P, neste caso as portas tornaram Poe, uso 10 equimanento ubiquit tudo MIMO, ate agora não deu pau, esta funcionando beleza.... Creio que o segredo esta no carregador, pois ja tinha testado outras marcas. Hoje uso carregadores MTCE.

4. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Rubem não dava pra gambiarrar uma fonte de PC não ?
    Dá, mas dá trabalho.
    As fontes mais simples tem só o 1 CI na saída, que controla o PWM dos mosfets da entrada, tem CI simples tipo o TL494, que é 1 divisor resistivo a partir das linhas de 12 e 5V, facil alterar. Mas tem CI dedicado que lê 3,3 , 5 e 12V, aí dá mais trabalho. Outra tem as proteções tipo sobrecorrente, sobretensão, subtensão, tem que desativar e tapear isso. Mas seria pra 13,5 ou 13,8V, até dá pra chegar nuns 20V com fonte atx, mas provavelmente se conseguiria uns 2 ou 3A. Pra 27V acho que só reenrolando o trafo central.

Pra ver o que é a demanda, fonte atx 12V que aguenta 170W tá R$ 25, que aguenta uns 240W tá R$ 50... mas carregador inteligente 24V 10A, que tem até menos componentes, tá R$ 300.

5. Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Atualmente uso aqui 12v to precisando desses benditos 24v... Estava pesquisando um conversor e achei esse aqui interessante
    Conversor Dc-dc 150w. Ajusta Dc10~32v Para Dc12-35v

Vamos imaginar que tenho uma bateria de 70amp... com esse conversor vou ter a mesma autonomia ou vai diminuir essa autonomia?
    Você disse que não é a melhor opção a recomendar, qual seira essa opção?

PS.: Desculpem mas não deu para ler todo o topico
    Esse adaptador é um step-up com CI dedicado, o 2843A, controlando 1 transistor 2SC4145 e 1 mosfet 2045CT, pelo menos uns 100W aguenta sim (Mas eu uso assim com um fan de 60mm em cima). O rendimento passando pra 24V fixos, a partir de bateria de 7Ah, ou seja, de 11 a 13,8V, fica nuns 90% alimentando apenas uma RB433 com 2 cartões (Também coloquei num par de Airgrid 23dB, mas não medi consumo, meu interesse é em Pop, não em cliente).

No Ebay procurando por step-up tem varias dessas placas, as mais potentes são essas de 150W. Pelo preço dá pra ter meia duzia reserva, se tiver medo da durabilidade:
    http://www.ebay.com/itm/DC-DC-10-32V...-/221032970729
    (A receita está fazendo serviço demorado, está demorando 45-60 dias pras coisas chegarem a seus destinos no brasil)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
    Último Post: 06-06-2009, 22:04
  2. Respostas: 3
    Último Post: 01-04-2009, 08:00
  3. Fonte 24v 2A PoE manda a amperagem necessária?
    Por zepinguin no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 28-03-2009, 12:24
  4. Fonte 24V 20A
    Por JULIANOPASTORE no fórum Redes
    Respostas: 28
    Último Post: 20-04-2008, 16:30
  5. Fonte 24V 5A Aonde Comprar
    Por JULIANOPASTORE no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 05-02-2008, 10:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L