+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Contagem de elementos em uma matriz

    Olá pessoal, estou com dificuldades em realizar a contagem de quantas vezes um determinado numero aparece em uma matriz bidimensional.

    Ex: tenho a matriz
    2 3
    2 1
    4 5
    6 7
    8 5
    2 1
    3 4

    Estou tentando contar quantas vezes o número 3 aparece na coluna 1 e quantas vezes na coluna 2, só que até o momento não consegui.

    Fiz da seguinte forma, que não deu certo.


    for(i=0; i < num_voos;i++ )
    {
    for(j=0; j < 2; j++)
    {

    if( matriz[i][j] == 1)
    vetor_conta[0] = i+1;

    }

    }

    então esse for iria percorrer todas as linhas e colunas e atribuir ao vetor mais 1, caso encontrasse o numero procurado. nesse for ele teria que comparar todos os elementos da matriz com 1, 2, 3, 4, N...e ir montando um novo vetor com esses dados.

    ainda não consegui imaginar uma forma que dê o resultado esperado.

  2. #2

    Padrão Re: Contagem de elementos em uma matriz

    Espero ter ajudado qualquer duvida posta que no que puder ajudar eu respondo

    #include <stdio.h>
    #include <stdlib.h>
    int main(){
    int t,e,c1,c2,mat[8][2]={2,3,2,1,4,5,6,7,8,5,2,1,3,3};
    t=0;
    e=0;
    for (c1=0;c1<8;c1++){
    if (mat[c1][1]==3){
    t++;


    }
    }
    for (c1=0;c1<8;c1++){
    if (mat[c1][2]==3){
    e++;


    }
    }


    printf(" o numero 3 apareceu %d vezes na coluna 1",e);
    printf(" o numero 3 apareceu %d vezes na coluna 2",t);
    system("pause");
    }

  3. #3

    Padrão Re: Contagem de elementos em uma matriz

    Citação Postado originalmente por robsonlula Ver Post
    Olá pessoal, estou com dificuldades em realizar a contagem de quantas vezes um determinado numero aparece em uma matriz bidimensional.

    Ex: tenho a matriz
    2 3
    2 1
    4 5
    6 7
    8 5
    2 1
    3 4

    Estou tentando contar quantas vezes o número 3 aparece na coluna 1 e quantas vezes na coluna 2, só que até o momento não consegui.

    Fiz da seguinte forma, que não deu certo.



    então esse for iria percorrer todas as linhas e colunas e atribuir ao vetor mais 1, caso encontrasse o numero procurado. nesse for ele teria que comparar todos os elementos da matriz com 1, 2, 3, 4, N...e ir montando um novo vetor com esses dados.

    ainda não consegui imaginar uma forma que dê o resultado esperado.
    esse teu vetor_conta[0] = i+1; não tem nenhum sentido. Voce tem que fazer o teste um teste se matriz[i][j] e igual ao numero incrementa o contador, lembrando que este tem que ser zerado antes de iniciar o primeiro laço de repetição.