+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tempo ocioso - to confuso

    Ola, to fazendo confusao lah na tela do user profiles em idle, session-timeout, autorefresh etc

    To com um mkt com hotspot funfando legal, utilizo user profile, mas to com uma duvida quanto a tempos e limites.
    O que eu preciso eh configurar o USER PROFILE da seguinte forma.

    01-Preciso que o usuario apos ficar 1 hora sem atividades( up ou donwloads ) seja desconectado do mkt e depois de desconectado caso ele queira navegar novamente tenha que informar login e senha.

    02-Tambem seria interessante desconectar o usuario apos 10 horas de uso, ou seja, mesmo se o usuario estiver gerando trafego, deve aparecer a tela de login novamente pra ele

    Como devo proceder com os benditos idle, session-timeout, autorefresh etc...

    grato

  2. #2

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    01 - Marque o tempo em idle-timeout.
    02 - Seus clientes vão te xingar se você fizer isso. Imagine se um download de um cliente, que está durando 4 horas, a 10 minutos de terminar é cancelado porque ele foi desconectado? Ou se ele estiver em um jogo online? Ou vendo um filme? Não acha que ele vai te xingar? rsrs

    Abraços,
    Jonas Lima

  3. #3

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Ow amigao desculpe esqueci de informar que esta empreitada nao eh um provedor... É uma escola, que esta esta liberando internet de graça para alunos/pais e colaboradores.

    Mas veja, o que eu quero a principio nao eh derrubar o usuario quando ele estiver fazendo downlaod ou navegando.... o x da questao eh exatamente este. Quero derrubar o usuario, digo, quero FORÇAR o usuario a se logar novamente quando este(o usuario) nao estiver utilizando banda por um periodo de 1 hora.

    E depois, quando a escola fechar a noite quero derrubar todo mundo, digo, forcar novamente o usuario fazer login

  4. #4

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Então é só inserir em idle-timeout o tempo de 1 hora. Se não houver tráfego durante esse tempo, o usuário é desconectado automaticamente. Sinceramente, por experiência própria, isso só ocorre com o computador desligado. Mesmo o usuário não acessando nada, o computador de tempo em tempo faz o uso da internet sozinho, gerando tráfego.
    Quanto a noite, quando a escola fechar, automaticamente depois de uma hora, todos os clientes estarão desconectados.

  5. #5

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Amigo, não seria interessante vc colocar um sistema de lanhouse? assim vc estaria gerando tickets de acesso e tempo. Tente o Vscyber e de graça e não tem aquela cara de sistema de lanhouse.

  6. #6

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    01 - Marque o tempo em idle-timeout.
    02 - Seus clientes vão te xingar se você fizer isso. Imagine se um download de um cliente, que está durando 4 horas, a 10 minutos de terminar é cancelado porque ele foi desconectado? Ou se ele estiver em um jogo online? Ou vendo um filme? Não acha que ele vai te xingar? rsrs

    Abraços,
    Jonas Lima
    Caro Jonas,

    Estou iniciando e fazendo testes com um RB750GL e o que gostaria de fazer era forçar o usuário a se logar novamente quando ele finaliza-se o navegador e voltasse novamente pois em teoria estaria fora de tráfego e assim o idle-timeout entraria em ação mas na prática acontece exatamente o que comentou. Mesmo sem nada aberto o computador continua a gerar por menor que seja algum tráfego. Você descobriu alguma maneira disso funcionar? Você saberia dizer se podemos indicar uma valor de tráfego mínimo/tempo que ele deva levar em consideração para que ele mantenha o usuário conectado? Assim poderia funcionar pois poderíamos indicar um tempo/tráfego de uso que deveria manter ou não o usuário conectado.

    Onde quero colocar isso existem computadores compartilhados e caso o usuário saia e esqueça de desconectar ao fechar o navegador e abrir novamente deveria ser solicitado novamente o login e senha.

    Ví que em alguns lugares onde usa-se Proxy Linux isso funciona dessa maneira. Fechou o navegador e abriu novamente ele pede usuário e senha direto.

    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Vamos lá amigo. Dá pra fazer o que vc quer sim. Funcionaria da seguinte forma:

    1) Na sua RB750, em IP -> Hotspot ->Server Profiles, clique duas vezes no seu servidor de Hotspot. Vá então na aba "Login", e desmarque a opção "Cookie".

    2) Vá em cada máquina e em cada navegador e altere a página inicial do navegador para: http://192.168.0.1/logout, onde 192.168.0.1 é o ip da sua RB (altere para o ip correto da sua rede).

    Pronto! A cada vez que o usuário abrir o navegador, ele será automaticamente desconectado do hotspot e será obrigado a digitar o nome de usuário e senha. Quando ele abrir novas guias no navegador, ele não será desconectado, porque a abertura de novas guias não faz o navegador abrir a página inicial.

    Acho que é isso que vc quer, não é?

    Abraços,
    Jonas Lima

  8. #8

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Jonas,

    Obrigado pela resposta. Seria mais ou menos isso. Eu entendí o que quiz fazer com isso pois quando o usuário abrir o navegador iria com o link direto do logout "deslogar". O problema é que tenho usuários mais espertos que isso e poderiam facilmente mudar isso. Teria que ser alguma coisa a nível da RB. Para ter uma idéia ainda não achei solução para um usuário com UltraSurf!. Já testei vários métodos mas todos falharam.

    Obrigado.

  9. #9

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Não vejo outra solução sem ser essa que lhe falei.

  10. #10

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Jonas,

    Estive pensando se seria possível monitorar o tráfego da porta 80 para as conexões durante um período de tempo em tempo e caso fosse pequeno executar o logout ou derrubar a conexão não funcionaria?

    Se observar dá para ver que o tráfego é bem pequeno mesmo, por aí o Miktotik não tem alguma opção para dizer o quanto considerar de tráfego mínimo?

    Obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: Tempo ocioso - to confuso

    Vamos lá amigo. Dá pra fazer o que vc quer sim. Funcionaria da seguinte forma:

    1) Na sua RB750, em IP -> Hotspot ->Server Profiles, clique duas vezes no seu servidor de Hotspot. Vá então na aba "Login", e desmarque a opção "Cookie".

    2) Vá em cada máquina e em cada navegador e altere a página inicial do navegador para: http://192.168.0.1/logout, onde 192.168.0.1 é o ip da sua RB (altere para o ip correto da sua rede).

    Pronto! A cada vez que o usuário abrir o navegador, ele será automaticamente desconectado do hotspot e será obrigado a digitar o nome de usuário e senha. Quando ele abrir novas guias no navegador, ele não será desconectado, porque a abertura de novas guias não faz o navegador abrir a página inicial.

    Acho que é isso que vc quer, não é?
    Se o cliente fechar a página e abrir novamente ele será desconectado e terá que fazer o login outra vez
    ><