Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. O pessoal confunde muito padrão com tecnologia.... O que me impediria de operar 3G em 2.4GHz ou 5.8GHz, se eu encontrasse equipamentos??? A Anatel não define o que pode operar, mas define quem pode operar e como operar determinada frequência. Foi a mesma confusão com o WiMax e a frequência de 3.5GHz. Agora sobre o funcionamento do 3G, aquilo é outro mundo, outro nível de equipamento, para se ter uma idéia você consegue mudar o grau de abertura da antena remotamente, simplesmente alterando a fase entre os dipolos, agora claro que não há milagres, quem se lembra da telefonia celular de um tempo atras e de hoje sabe do que eu estou falando, antes uma base cobria uma grande área hoje tem de ter muito mais bases para cobrir a mesma área, claro que há também o fator "malandragem" das operadoras que nunca falam em números (500kbps, 1mbps...) mas sempre em termos pra chamar atenção do consumidor (3G, 3.5G, 3G Max e por ai vai) e do outro lado a inocência/ignorância do consumidor em nunca verificar se está recebendo o que pagou (pelo menos eu nunca vi ninguém testando velocidade da internet todo dia no celular), a grande maioria se limita ao "está pegando", "não está pegando". Com relação a rede que você pretende montar, creio que o que está mais ao alcance seria uma malha mesh, porém como o 1929 falou a comunicação é bidirecional você tem de transmitir mas também precisa receber o sinal do dispositivo remoto, e as complicações surgem pela falta de padronização ou seja vai ter pc/celular/notebook/etc com mais potência, com menos potência, com antena melhor, com antena pior, e não podemos esquecer o fator ambiente onde cada construção é diferente e influencia na atenuação do sinal de forma diferente, ou seja um cliente que navega bem na sala pode não funcionar na cozinha e por ai vai. Como eu disse impossível de se fazer não é, tudo é questão de projeto.

2. eeu tinha pensado algo parecido para futuramente montar em um condominio, onde pretendo morar futuramente kkkkk, condominio ta começando agora e tal, mas eu havia pensado em colocar nanostation varios espalhados pelo condominio para cobrir ao menos 90% das casas, ou ainda bulet com omnide no maximo 10dbi, os radios ficariam nos postes de distribuição de energia, nao teria muito problema pois estaria tudo dentro do condominio, e a uma altura baixa, entorno de 5m, pelo que sei na pratica que funciona notebook a uns 30ou40m do AP com paredes acho que funcionaria, claro que para tablet e celular teria que colocar um AP repetidor na casa dos clientes que quisessem.
    o que acham? funcionaria assim? praticamente teria um radio em cada esquina, e no futuro aproveitaria o sistema de cabos, (nao o wi-fi) para instalar as cameras de segurança.

3. Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    O pessoal confunde muito padrão com tecnologia.... O que me impediria de operar 3G em 2.4GHz ou 5.8GHz, se eu encontrasse equipamentos??? A Anatel não define o que pode operar, mas define quem pode operar e como operar determinada frequência. Foi a mesma confusão com o WiMax e a frequência de 3.5GHz. Agora sobre o funcionamento do 3G, aquilo é outro mundo, outro nível de equipamento, para se ter uma idéia você consegue mudar o grau de abertura da antena remotamente, simplesmente alterando a fase entre os dipolos, agora claro que não há milagres, quem se lembra da telefonia celular de um tempo atras e de hoje sabe do que eu estou falando, antes uma base cobria uma grande área hoje tem de ter muito mais bases para cobrir a mesma área, claro que há também o fator "malandragem" das operadoras que nunca falam em números (500kbps, 1mbps...) mas sempre em termos pra chamar atenção do consumidor (3G, 3.5G, 3G Max e por ai vai) e do outro lado a inocência/ignorância do consumidor em nunca verificar se está recebendo o que pagou (pelo menos eu nunca vi ninguém testando velocidade da internet todo dia no celular), a grande maioria se limita ao "está pegando", "não está pegando". Com relação a rede que você pretende montar, creio que o que está mais ao alcance seria uma malha mesh, porém como o 1929 falou a comunicação é bidirecional você tem de transmitir mas também precisa receber o sinal do dispositivo remoto, e as complicações surgem pela falta de padronização ou seja vai ter pc/celular/notebook/etc com mais potência, com menos potência, com antena melhor, com antena pior, e não podemos esquecer o fator ambiente onde cada construção é diferente e influencia na atenuação do sinal de forma diferente, ou seja um cliente que navega bem na sala pode não funcionar na cozinha e por ai vai. Como eu disse impossível de se fazer não é, tudo é questão de projeto.
    Para reforcar o que o amigo Araujoprog falou esta ai http://pt.wikipedia.org/wiki/3G
    Para o pessoal nao confundir frequencia com padrao, tecnologia, etc

4. Para nao usar antenas na casa do cliente, acredito que por enquanto so com micro celulas.
    E ainda acredito muito em cabeamento pois o cliente muda de casa, mas a casa em si nunca muda de lugar, sempre vai estar lá para outro cliente mais cedo ou mais tarde.
    Uma pena ser tão caro.

5. huum interesante sua colocação sobre cabos porem queria oferecer um servidor com mobilidade...

Me lembro a uns 3 anoas atraz que tnha o cara vendendo aqui memso no under um sistema 3g( segundo ele) com modens, chip, antena e sistema tudpo por 50 mil.....

lembra disso ?

Tópicos Similares

1. Equipamentos para Provedor de Internet
    Por larryhc no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 26-03-2009, 19:39
  2. equipamento para provedor
    Por dragon1910 no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 01-11-2007, 07:03
  3. equipamentos para provedor wireless
    Por dragon1910 no fórum Redes