+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Roteamento estatico + Nat

    Pessoal, estou com um problema que creio que seja relativamente simples para vocês:


    Tenho um servidor com 4 placas de rede: uma da rede interna (192.168.18.x/24), outra que é a wan (e tambem o default gw), outra que liga uma rede interna tambem (esta com vários alias, 172.16.0.0/16, 172.20.0.0/16) e uma outra com um ip válido 187.45.15.xx/26 (essa é a eth1)

    A questão é a seguinte, eu preciso adicionar uma rota para quem esta na rede interna 192.168.18.x/24 sair para a rede da eth1 (187.45.15.xx) quando pingar nas redes 201.63.112.0/26, 192.168.95.0/24, 10.254.1.0/24 e etc. Bom adiciono a rota assim:


    route add -net 10.254.1.0 netmask 255.255.255.0 eth1


    Porem não tenho acesso, pois eu teria que fazer NAT (até onde entendi esse é meu erro), e não sei como fazer isso, alguem pode me dar uma luz?

    Obs: Estou usand o CENTOS.
    esse é o conteudo do rc.local:

    -----------------------------------------------

    modprobe iptable_nat
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    iptables -A INPUT -p icmp --icmp-type echo-request -j drop
    echo 1 > /proc/sys/met/ipv4/conf/default/rp_filter
    iptables -A INPUT -m state --state INVALID -j DROP
    iptables -A INPUT -i lo -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -i eth3 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -i eth1 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -i eth4 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p tcp --dport 22 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP



    ----------------------------------------------



    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento estatico + Nat

    ta confuso o que vc quer fazer

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento estatico + Nat

    Respondendo ao "Pirigoso", a situação é a seguinte, o servidor tem 4 placas de rede.

    eth0 - INTERNET
    eth1 - REDE DISTINTA COM IPS NÃO VALIDOS
    eth2 - REDE DISTINTA COM IPS NÃO VALIDOS
    eth3 -REDE INTERNA

    na eth2 esta tudo ok, da "REDE INTERNA" eu pingo nos ips da rede "ETH2" pois ela tem vários alias, agora quando qro pingar em um rede da eth1 não consigo, pois o ip que esta na minha eth1 sai e vai para um servidor e esse servidor que faz o roteamento, ou seja, eu apenas teria que dizer que a rede "192.168.10.0/24" tem que sair pela eth1, porem não funciona. Até onde pesquisei eu estou errando pois deveria fazer nat, mas não consigo.

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento estatico + Nat

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Quem sabe este tutorial possa te ajudar brother !

    http://www.cooperati.com.br/wordpres...tico-no-linux/

    Vlw !
    Então cara, eu já tinha lido esse tutorial, mas não funcionou, não sei se estou sendo claro no que quero fazer.