Olá,
Queria uma avaliação de vocês que já estão a mais tempo que eu, e já devem ter passado por várias situações.
Então vamos lá.
Tenho um pequeno provedor com média de 230 clientes divididos em 2 torres.
Na torre principal tenho os seguintes equipamentos:
Load-Balance de RB450G com 3 links ADSL (1 de 5MB e 2 de 10MB) e uma porta livre esperando o meu Dedicado chegar.
1 RB 1100AHx2 como servidor da rede
3 Antenas Basestation 90º 20dbi + Rocket M5
3 Hyperlink 90º 17dbi
1 RB 433 + 3 Cartões R52H
Mando um link pra outra torre com uma NanoBridge M5 22
Na outra torre tenho os seguintes equipamentos:
1 NanoBridge M5 22 (recebendo o link e entrando no Switch. Fica tudo em Bridge)
1 Switch Gerenciavel WEB TP-Link 16p
4 Hyperlink 90º 17dbi todos com Bullet2 HP
2 NanoStation M5 como AP (setor pequeno com poucos clientes)
2 Antena Xwave 90º 17db + Rocket M5 (setor maior e mais distante)
Estava querendo acabar com o 2,4Ghz, ou no máximo manter os clientes que não quiserem trocar.
Estava com a seguinte idéia:
Vender planos apenas de 1MB e acrescentar apenas R$ 10,00 na mensalidade.
Clientes que tiver em 2,4Ghz que não queiram trocar equipamento, ficará com mesmo plano e valor.
Clientes que não quiserem 1MB ficará com 800k pelo valor atual da mensalidade.
O Meu intuito é elevar a velocidade dos clientes sem que isso gere um valor alto, e que não coloque a rede em lentidão.
Da forma que estou trabalhando hoje, libero 512k para clientes 2.4Ghz, 600k, 800k e 1MB apenas para 5.8Ghz e não tenho problemas de falta de link. Média de 85 clientes On-line, todos residenciais, e distância de no máximo 1.5Km dos clientes a torre.
Para eu trabalhar com 5.8Ghz, e utilizando as duas torres, colocando nelas somente Basestation + Rocket M5, totalizando 7 paines, seria possível atender os 230 clientes a 1MB, isso daria em média 33 clientes por painel.
O Rocket M5 aguenta??? Pensando na pior das hipóteses, se todos os 33 clientes estiverem conectados e usando 1MB de banda, o Rocket suportaria ???
Qual seria a quantidade ideal de LINK para atender os 230 Clientes a 1MB, com média máxima de 90 clientes On-line simultâneo?
O dedicado que vou colocar é de apenas 2MB. O resto será ADSL.
A Power deve chegar até o final do ano, ai poderei ter cerca de 3 links de 35MB (105MB + 9MB de UP)
O Que acham ???
Obrigado desde já.