+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Failover - Improved_Netwatch_II [ RESOLVIDO ]

    Pessoal, estou testando o script de Failover que esta no wiki.mikrotik.com/wiki/Improved_Netwatch_II. No meu caso o script1 funciona normalmente, mas o script2 não esta atendendo a minha demanda , pois ele realiza o teste de ping para retornar para a rota default, mas não checa se esta saindo pelo link primário, sendo assim sempre que executo o script2 mesmo saindo pelo link secundario e com o link principal fora, ele realiza o ping, resolve o host e volta a rota default para o link primario que ainda esta inoperante.
    Por acaso alguem já utilizou este script e poderia me ajudar a entender e enxergar na onde esta o erro? Ou me ajudar a criar uma validação que force o script2 a passar pelo link primário, para testar o retorno do link.

    script 1:

    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interval=3 count=1]=0))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] distance]=1) do={:log info "Main Gateway down"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=3}

    script 2:


    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interval=3 count=1]=1))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] distance]=3) do={:log info "Main Gateway up"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=1}
    Última edição por fabiolaureano; 27-02-2013 às 17:33.

  2. #2

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Se os links saem por interfaces diferentes você pode especificar a interface no comando ping.
    Ao que parece o script foi feito para quem tem gateways diferentes o que aparentemente não é o seu caso.

  3. #3

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Se os links saem por interfaces diferentes você pode especificar a interface no comando ping.
    Ao que parece o script foi feito para quem tem gateways diferentes o que aparentemente não é o seu caso.
    No caso já tinha tentado implementar a saída pela interface no ping, mas não obtive sucesso porque o link principal mesmo quando UP não volta a ser a rota default. E tenho 2 Gateways, diferentes sim.
    Tipo como segue abaixo:

    script2

    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interface=ISP1 interval=3 count=1]=1))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] distance]=3) do={:log info "Main Gateway up"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=1}
    Última edição por fabiolaureano; 26-02-2013 às 15:45.

  4. #4

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Código :
    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interface=ISP1 interval=3 count=1]=1))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] [B]distance]=3[/B]) do={:log info "Main Gateway up"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=1}

    Aí não deveria ser 1?

  5. #5

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Código :
    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interface=ISP1 interval=3 count=1]=1))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] [B]distance]=3[/B]) do={:log info "Main Gateway up"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=1}

    Aí não deveria ser 1?
    No caso alterei o nome da interface para ISP1

  6. #6

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Se você executar o script na manualmente funciona?

  7. #7

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Se você executar o script na manualmente funciona?
    Sim. Os 2 scripts funcionam somente o segundo não checa se esta saindo pelo link principal, mas vou tentar a seguinte solução no ping realizado no script2 vou setar algum IP que faça parte do roteamento do link principal, tipo o Gateway do meu provedor de Internet 1.1.1.1, baseado no exemplo abaixo.
    Ex.: tracert
    10.111.0.1
    10.111.0.254
    1.1.1.1

    Alterado o script ficaria da seguinte maneira:

    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 1.1.1.1 interval=3 count=1]=1))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] distance]=3) do={:log info "Main Gateway up"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=1}

    Vou realizar o teste e posto o resultado.

  8. #8

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Citação Postado originalmente por fabiolaureano Ver Post
    Pessoal, estou testando o script de Failover que esta no wiki.mikrotik.com/wiki/Improved_Netwatch_II. No meu caso o script1 funciona normalmente, mas o script2 não esta atendendo a minha demanda , pois ele realiza o teste de ping para retornar para a rota default, mas não checa se esta saindo pelo link primário, sendo assim sempre que executo o script2 mesmo saindo pelo link secundario e com o link principal fora, ele realiza o ping, resolve o host e volta a rota default para o link primario que ainda esta inoperante.
    Por acaso alguem já utilizou este script e poderia me ajudar a entender e enxergar na onde esta o erro? Ou me ajudar a criar uma validação que force o script2 a passar pelo link primário, para testar o retorno do link.

    script 1:

    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interval=3 count=1]=0))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] distance]=1) do={:log info "Main Gateway down"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=3}

    script 2:


    :local i 0; {:do {:set i ($i + 1)} while (($i < 5) && ([/ping 64.233.169.99 interval=3 count=1]=1))}; :if ($i=5 && [/ip route get [find comment="Default Route"] distance]=3) do={:log info "Main Gateway up"; /ip route set [find comment="Default Route"] distance=1}

    oq esta faltando aki e só uma rota estatica. para esse ip 64.233.169.99

    /ip route +

    destination: 64.233.169.99
    gatway: SEU GATWAY PADRAO
    distance:1


    ai vc esta setando que esse ip sempre vai passar pelo seu gatway padrao, e quando ele nao pingar e pq seu gatway padrao parou de funcionar, e vai rodar os script certinho

  9. #9

    Padrão Re: Failover - Improved_Netwatch_II

    Citação Postado originalmente por isacloko Ver Post
    oq esta faltando aki e só uma rota estatica. para esse ip 64.233.169.99

    /ip route +

    destination: 64.233.169.99
    gatway: SEU GATWAY PADRAO
    distance:1


    ai vc esta setando que esse ip sempre vai passar pelo seu gatway padrao, e quando ele nao pingar e pq seu gatway padrao parou de funcionar, e vai rodar os script certinho
    Caro isacloko a tua dica funcionou perfeitamente solucionando o problema. Realizei o teste de alterar o ping para o gateway do meu provedor de serviços tambem funcionou, mas corro o risco de perda de funcionalidade caso o provedor altere o gateway padrao. Muito obrigado a todos pela atenção.