+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas que apareceram

    Bom dia, possuo uma rede com 20 pontos todos eles ligados um um único switch intelbras giga, fui fazer um outro cabeamento mais destante e então seguir esse esquema:
    Switch intelbras giga 24 portas -> switch intelbras 8 portas sem vlan -> switch intelbras vlan -> switch intelbras vlan -> switch intelbras 8 portas sem vlan.

    O último switch está ligado 5 casas cada uma com seu roteador wiriles próprio. O problema é que após eu ligar esse novo cabeamento tenho tido vários problemas de quedas e travamento na rede e eu tenho que reiniciar o modem ou retirar os cabos atrás do modem e aí volta ao normal... Alguém pode me dá uma luz aí de como resolver esse problema? Minha rede é roteado e possuo 50 megas e não uso mikrotik, todos os pontos são espalhados pelo meu condomínio e nunca tive problemas com lentidão nem quedas antes de fazer esse novo cabeamento. Inclusive ontem desativei esse cabeamento e os problemas acabaram..

    Será que trocando os switch vlan resolve? Todos dão alimentados por fonte 160vdc via cabo FE.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Pode ser o excesso de cascateamento ou até mesmo problema de cabeamento.

    160Vdc via FE é um perigo!!!

    Tente profissionalizar tua rede cabeada...

    Dê uma olhada em:
    http://volt.ind.br/prod.php

  3. #3

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Pq 160vdc em cabo FE é um perigo?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    É o mesmo que transportar 127VAC ou 220VAC. Cabo FE foi projetado para transmissão de sinal telefônico em DC baixo... E como ele pode ser confundido com um cabo telefônico no poste, em caso de um técnico de telecom levar uma eletrocução quem vai ser responsabilizado?
    Isso que em caso de um curto simples ele derrete todo e pode comprometer outros cabos da estrutura..

    Por isso existem equipamentos profissionais que transportam energia junto com o cabo UTP. POE reverso, etc...

  5. #5

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É o mesmo que transportar 127VAC ou 220VAC. Cabo FE foi projetado para transmissão de sinal telefônico em DC baixo... E como ele pode ser confundido com um cabo telefônico no poste, em caso de um técnico de telecom levar uma eletrocução quem vai ser responsabilizado?
    Isso que em caso de um curto simples ele derrete todo e pode comprometer outros cabos da estrutura..

    Por isso existem equipamentos profissionais que transportam energia junto com o cabo UTP. POE reverso, etc...
    Entendi! Mas o utp tb não seria a mesma coisa? Tb não foi projetado pra passar tanta coisa assim. Correto?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Sim e não... Se você estiver falando do UTP azul comum a resposta é sim. Muitas vezes é fabricado com par trançado de fio flexível... (UTP para patch cord) e derrete a toa, além de perder pacotes, voltagem conforme a distância.

    Se você usar o blindado para cabeamento externo (CAT 5e Outdoor), ele é feito com núcleo de cobre rígido nu. A capacidade de carga e tensão do cobre é muito maior do que o FE80 telefônico, que é de aço cobreado e tem uma resistividade e percas por distância muito maior. Isto significa o que? Que quanto mais carga você coloca em um FE80, mais baixa a tensão e maior a possibilidade dele aquecer. Seria como ligar um motor elétrico em fio fino... ele aquece e derrete.

    O cabo de cobre por sua vez tem uma resistividade menor, o que significa que, quando você colocar carga nele, o rebaixamento de tensão será menor que o cabo de aço cobreado... portanto a possibilidade dele aquecer será menor.

    Existe um cálculo um tanto complicado... mas seria assim... Digamos que você tenha o cabo UTP de cobre nu... cuja resistividade é de 0,0172 e o cabo FE80 cuja a resistividade é praticamente 1.

    Se você for transportar 3A 160vdc em 1km em cabo de cobre ele irá perder 20% da tensão... chegando na outra ponta cerca de 130Volts DC...
    Se você transportar 3A 160vdc em 1km em cabo FE80 de aço cobreado, ele irá perder 100% da capacidade de transmissão e irá aquecer.

    Vou refazer o cálculo com a amperagem que uma fonte da Volt de 165vdc 1,25A... é o distribuidor ramal padrão da Volt.

    Em um cabo FE80 em 200mts: perda=45% Voltagem final= 90Volts
    Em um cabo UTP Cat 5e Outdoor: perda= 1,8% Voltagem final = 162Volts...


    Então... quanto menor a voltagem que chega no final, mais ampéres teria que passar no cabo para compensar essa queda de tensão... Mais ampéres, maior o aquecimento.

    Fora esses detalhes, há de se considerar que a voltagem e amperagem nos pares de transmissão de dados são muito menores. Por isso não é recomendado lances de cabo UTP maiores de 50~70metros, pois há o desvanecimento da transmissão devido ao rebaixamento de tensão no cabo.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Entendi perfeitamente. Mas os equipamentos da volt são um pouco salgado. E também acho que o provedor fica refém deles. Por exemplo, uma fonte rc volt, só aguenta 20 switchs por fonte. Uma fonte dessa é 500 pratas. Pra vc passar os dados e energia no cabo com o conector. Já ouvi dizer que não pode passar mais que 175vdc pois é muita coisa pro conector e ele derrete. Nunca testei, só ouvi falar. Mas tem fontes de outros fornecedores que prometem até 200switch por 300 pratas. O que acha?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Sim. Já ouvi falar... Como vc usa aí?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Já ouviram falar de alimentação POE reverso 48V? Não sei porque o povo é tão tarado em usar tensão (não existe voltagem, amperagem e etc) tão alta em DC. Aqui trabalhamos com POE reverso 48V e tem atendido bem demais, não vejo necessidade de passar 160VDC nesse circuito.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    POE reverso em 48V acho que é a melhor solução... Eu tenho lá um certo receio de transportar tensão um tanto elevadas... qualquer erro dá m****

  10. #10

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Sim. É bom, mas o maior problema é quando algum Cliente desconecta a fonte lá na casa dele e derruba os da frente. Por exemplo, num condomínio, a rede começa em baixo, falta luz em baixo aí já era... Acho que por isso preferem fazer uma rede de energia em vez de fazer reverso.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Segunda-feira explico com mais detalhes pra vocês, mas garanto que não sofremos com esse problema que o th citou.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Blz. Aguardo ansiosamente. Pois tenho uma rede em um condomínio e meu problema principal é de energia. Mas só uma pergunta, como fica onde não tem cliente? Se for uma caixa de passagem da rede, como q faz?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Eu acho que 500 reais e mais barato que um técnico se eletrocutar, ou qualquer outra pessoa. Um processo por homicídio culposo ou até doloso já que o delegado pode provar que você sabia dos riscos de enviar energia pelo cabo assumindo o risco de matar ou provocar ferimentos. Se você tiver 25 clientes dilui isso da 10 reais por cliente. Não quero ser chato mais a responsabilidade de passar 160v de energia por um fio de telefone e sem noção. Eu subo nos postes pra ajudar os cabistas de vez em quando e tenho cabista que como eu tem filho pequeno. E falta de responsabilidade.

  13. #13
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Transportar energia via cabo UTP ou FE 60, 80, 100, 120 é um perigo e tanto. O que deveriam vocês é usarem um cabo de transporte tal como as operadoras de telefonia fixa ou TV a cabo o fazem; Nestes cabos são indicados a empresa responsável naquela linha( etiqueta), e caso for levar energia o ideal é que se faça com FE160 ou superior mas fixados nesse cabo de transporte. Este cabo era usado nos TELEXs, acho que muitos não sabem nem o que é isso.
    TELEX versão empresarial do telegrama, se pagava por caracteres utilizados, contando inclusive o espaço e acentos ortográficos, veio o orkut que era de 40 caracteres, hj mensagem de texto no celular ou de redes sociais muitos gratuitos hoje em dia.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Não recomendo o uso de fonte vdc 160v mas tem muita gente que usa e funciona.Inclusive com swich modificado com poe 160v.
    Com relação ao seu problema pode ser n coisas.
    Vou dar meu palpite.Vc disse que tem que tirar os cabos do modem,desligar e ligar.Imagino que vc usa um modem comum roteado.O mesmo não aguenta tráfego alto de vários hosts,ele trava.Pode ser que os clientes deste ultimo switch usam mais internet assim sobrecarregando o modem.
    Também tem o fato do cascateamento que em si é uma m...,mas diante do fato de vc saber que o problema é somente no trecho final coloca um router entre o trecho bom e ruim.Assim vc vai isolar a rede.
    A questão principal é que usando a rede do jeito que está mencionado,vc não tem gerencia da mesma.Assim fica bem mais difícil descobrir ou resolver problemas.
    Sugiro vc dar uma olhada no mikrotik,não é nada de outro mundo.Pelo jeito vc gosta da área,vai gostar.
    Abs.

  15. #15

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    concordo com o amigo acima, esta faltando mikrotik na sua rede, coloca o modem em bridge e ma rb 450g para gerencia

  16. #16

    Padrão Re: Problemas que apareceram

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    A alimentação dos equipamentos parte da última porta do Pacpon, bem simples. Mesmo onde não há cliente, há alimentação do Pacpon através do outro, se bem que aqui não há uma rua que não temos clientes.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Mas então vc usa fibra. Vc usa um switch específico pra receber alimentação reversa? Ou é aqueles pd igual tem da volt? Pode esclarecer melhor?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App