Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá pessoal da Under.. em primeiro lugar é um prazer em conhece-los.

    Eu gostaria de entrar no ramo de provedor via wireless para atender na minha cidade porém sou meio novato só tenho uma ideia e queria por em pratica e saber se possível antes de tentar, eu to pensando em comprar 6 Basestation 2.4Ghz Titanium + 6 Rocket M2 Titanium li que as antenas setoriais da Ubiquiti trabalha em modo AP, estou querendo comprar um Cloud Core de 36 núcleos para atender os meus 1000 megas de internet de fibra, a minha meta é fazer um HotSpot com isto mais que atenda uma diatancia de 7km sem ter que por antenas para o cliente eu quero liberar o sinal da própria BaseSation para os clientes wifi por exemplo, qual celular, Tablet, Notebook que estiver nesse raio de 7km 360º consiga se conecta na internet e onde não tiver sinal muito bom usar um repetidor nanostation loco m2 para ampliar e usar como repetidor dentro desse raio de 7 km.

    Uma outra duvida e que li que essas antenas setoriais tem suporte de 150 mbps então no caso cada antena suportaria 150 mbps e dando 900 mbps nas 6 antenas correto?

    Os 100 Mbps utilizarei para empresas.

    O que vocês me recomendariam nesse caso ou estou fazendo tudo certo ou errado, outra coisa colegas eu não me preocupo com o preço mais sim em qualidade em meu HotSpot quero oferecer qualidade e melhor preço possível.


    Gostaria também em saber um fornecedor de Ubiquiti que tenha esses equipamentos procurei a setorial AirMax de 2.4Ghz em um monte de lugar na internet mais não encontrei só consigo encontrar de 5ghz

    Fazendo um cluster no caso dessas 6 unidades não provocaria um sinal ruim no caso vou fechar angulo de 60 º x 6 = 360º

  2. Só vou comentar um ponto. O Restante deixo para outros comentarem.

    Não vai nessa de não precisar colocar rádio nos clientes.
    Conectar só por tablet, smartphone ou até mesmo notebook é fria.
    Estes equipamentos até podem receber bom sinal. Mas não tem poder de enviar o sinal a não ser que estejam muito próximos da torre.
    Se muitas vezes com um rádio no cliente com antena bem direcionada ainda pode dar problemas de conexão, imagina com estes devices de mão..

    Eu no passado já sonhei com isso também, mas não rola não.
    Talvez você pergunte: como os celulares conseguem? Eles usam outros protocolos, a potencia de um celular é de 1W quando na frequencia de trabalho da operadora, mas bem pouca potencia quando selecionado o wi-fi do celular, frequencia de fonia e 3G só deles sem ninguém interferindo.
    Tem muita gente que reclama que o 3G não presta. Balela. Presta sim. É uma maravilha, mas perto da torre. Senão vira uma droga. Eu testei um 3G da Claro e me impressionei. Mantive 3 mega praticamente o tempo todo, mas estava perto de uma torre deles.
    Então o problema não é do 3G mas da cobertura da operadora.

    O mesmo vai acontecer com você em wi-fi.
    2.4 está cheio de interferências para complicar mais ainda. Todo sinal tanto na torre como no rádio precisa chegar com uma relação sinal x ruido, o famoso SNR com um valor alto. Se o sinal chegar com -70dbm por exemplo e o ruido estiver com -80dbm você terá um SNR de 10 . E com isso não navega direito. Tem que procurar o maior SNR possível.

    Tem um vídeo da Computech que explica bem esta questão do SNR. Lá ele diz que se o sinal for bem maior que a interferência, não vai prejudicar em nada.
    Agora. como manter um sinal alto com estes tablets ou notebooks?
    E tem outra. Tem notebook tão ruim de wireless que mesmo com um roteador dentro de casa, o sujeito não pode ir muito longe senão cai o sinal. Daí ele liga para o suporte dizendo que a internet está lenta. Vamos lá e constatamos que o miserável do notebook dele é que é muito ruim.
    Complicado isso, viu.

    Olha este vídeo que tem um bom material para meditar.

    O Titanium não vai fazer milagres.




  3. Como o amigo 1929 falou, o sinal vai ficar fraco e os clientes irão reclamar. Eu atendo uma vila onde o pessoal acessa dessa maneira, mas eu deixo bem claro que sem rádio é complicado e a velocidade cai muito, mas ai o pessoal acessa sabendo disso, não me cobram qualidade, pois quem tem nano como cliente o sinal chega perfeito. Se você dispõe de 1000Mb dá até inveja, eu só tenho 1Mb, já que tem dinheiro e como afirmou quer qualidade, contrata um consultor pra não desperdiçar tempo e ganhar em qualidade. Uma dica, se pretende seguir com esta ideia, divide sua área de cobertura com micro-células, assim não precisa de grandes torres e atenderá seus clientes dessa forma.

  4. Obrigado por tirar uma de minhas dúvidas foi de grande ajuda.
    Sim pretendo por qualidade.

    Aquele vídeo me ajudou muito, pude perceber o porque um "Hotspot" na cidade toda acessada por dispositivos móveis ainda é um sonho de consumo, adotarei a frequência de 5.8Ghz, na minha cidade existe apenas um rádio Wireless e parece ser ilegal pelo que eu vi eles usam ADSL da Velox com UP Velox porque oferecem planos de 2 MB e aqui só tem até 1MB a velox, eu vi no site deles que eles trabalham na frequência de 5.8Ghz na torre, esqueci de dizer eu descobrir que é net ADSL porque quando fiz o teste de velocidade aparecia IPdoProvedor.user.veloxzone.com.br na loja de meu amigo, eles foram esperto e colocaram num morro onde eu pretendo por e a distancia é de 300 metros da minha pra torre deles, acredito que a frequência é de 5.8Ghz deles também.

    Como lhe disse trabalharei com materiais da UBIQUITI porque achei muito modernos e práticos, caros mais com qualidade, como a cidade é pequena atenderei os clientes mais perto dentro da cidade, só existe um bairro mais distante que vão sofrer um PING alto, para manter a qualidade utilizarei ENLANCE aqueles AIR FIBER são muitos bons e vi em testes na internet realmente oferece um ótimo sinal e eu só preciso de uns 6 KM de enlance enviando 300MB para aquele grande bairro de 7 mil habitantes.

    Agradeço a vocês dois muito obrigado.



  5. Só mais uma coisa que esqueceram de comentar:

    O fato de o rádio marcar 150mbs, não quer dizer que ele irá suportar trafego de internet de 150mbs.

    Eu to querendo migrar para cabeado, seja UTP, coaxial, fibra (pra quem pode), adsl, acredito que seja o futuro do wireless, sem fio apenas para enlaces, assim como as operadoras fazem, nem mesmo vender em 5.8ghz seja a solução, talves para curto prazo, pois a internet está em constante evolução, daqui a alguns anos, ninguém vai querer navegar na internet com menos de 10MB.






Tópicos Similares

  1. Antena Omni Ubiquiti Amo-2g10 10dbi 2.4ghz E Rocket M2
    Por francisco soares no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 31-08-2015, 17:50
  2. Respostas: 2
    Último Post: 31-10-2013, 15:01
  3. Respostas: 0
    Último Post: 29-10-2013, 20:40
  4. Recall UBNT Rocket M5 e M2 Titanium
    Por jailtonnetlink no fórum Redes
    Respostas: 26
    Último Post: 18-04-2013, 11:12
  5. Rocket M5 Titanium AirMax Titanium Sector ?
    Por usuario2012 no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 09-09-2012, 18:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L