+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QOS na RB750r2

    Olá a todos do Under Linux.

    Estou tenho um problema em minha rede local.

    Possuo um link de 70/30 em minha casa recebidos via PTP UBNT

    Divido essa internet com parentes no mesmo endereço no qual seriam 5 casas e com mais 3 vizinhos via outro PTP.

    Minha topologia está assim

    MODEM OPERADORA -> PTP UBNT -> CPU rodando BRAZILFW -> SWITCH distribuindo p/ 5 casas -> 2º PTP enviando p/ outros 3 vizinhos


    Até ai tudo bem, vinha tudo funcionando a uns 2 anos, utilizo o BFW somente para QOS e o mesmo funcionava perfeitamente até que esta semana comecei a receber algumas reclamações de lentidao e fui ver o trafego na rede e realmente estava com ping alto em direção ao gateway local, ou seja o BFW, troquei switch, cabos, revi configurações até que cheguei a conclusao que o problema está no BFW, substitui placas de rede do servidor e o problema continua, formatei e reinstalei tudo novamente e mesma coisa.

    Pra ter certeza que era o BFW, coloquei um roteador padrão na rede no local do bfw e pimba, apesar de nao conseguir utilizar qos nele pelo menos a lentidao da rede acabou, ping de <1ms em direção ao gateway, problema parcialmente resolvido se não fosse o detalhe de necessitar do qos.

    Comprei uma RB750r2 pra colocar no lugar da cpu com BFW, unicamente para gerenciar DHCP e QOS já que não utilizo PPPoE pois em algumas casas nao tem router, a rede está em bridge com um pool de dhcp

    Tentei colocar o limite de banda na Simple Queue da seguinte forma

    Supondo que minha maquina está com IP 192.168.3.210

    Então coloquei assim (Lembrado que a RB não está em produção ainda, está na rede mais em testes apenas)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar1.JPG
Visualizações:	115
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	68703


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.JPG
Visualizações:	125
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	68704

    Não funcionou desta forma, como só tem meu pc ligado na RB nao sei como o MK se comporta, porque no BFW pode haver um único pc na rede, o rate max nunca será ultrapassado mesmo que tenha banda restante.


    Tentei então marcar pacotes no mangle seguindo este tutorial do youtube


    Também não deu certo...

    Agora não sei oq fazer, comprei a RB com o único intuito de fazer o QOS e aproveitar e tirar o trambolho da CPU, ate mesmo para economizar energia tbm, mas estou perdido, nunca lidei com MK e sinceramente nao achei que fosse ser tão complicado.

    Não quero QOS complexo, apenas limite de banda, se por exemplo o vizinho 1 quiser consumir toda a banda dele no emule, azar dele to nem aí, desde que não prejudique os demais.

    Me ajudem, to quase devolvendo a RB pra loja kkkkk

    Adicionalmente, qndo faço o teste de banda em algum site, por exemplo algar, embora o site me mostre por exemplo 52.. 55Mbps, na tela da RB em queue o meu ip aparece como está trafegando coisa insignificante, tipo 100 kbps..

  2. #2

    Padrão Re: QOS na RB750r2

    Bom dia

    Acho que para o seu cenário seria melhor o uso de PPPoE.

    Att. Patrício

    Paz

  3. #3

    Padrão Re: QOS na RB750r2

    Sim colega pensei nisso, mais nem todas as casas possuem roteador, das 8 casas 3 nao tem roteador, eu teria que falar pra eles comprarem um, seria mais facil manter a estrutura toda em dhcp com amarração de mac e o qos por ip estático, alguem consegue me dar uma luz. No youtube parecia ser muito mais facil rsrsrsrs

  4. #4

    Padrão Re: QOS na RB750r2

    Boa tarde.

    Supondo que o endereço do seu PC seja o que você informou, não teria porque não funcionar. Marca o limite também na aba advanced coloca no limit at: 1M/5M, e faz o teste novamente.

    Att. Patricio

    Paz

  5. #5

    Padrão

    Pronto pra matar a dúvida, tirei o dhcp da eth e criei um pool só para pppoe, criei o server pppoe com usuário e senha com um profile de 1M/6M pra teste... criei a conexão no meu notebook, conectei mais a conexão continua sem limite de conexão, mesmo discando em pppoe sem acesso a rede local, só tunel pppoe.

    Conforme segue na screen, em interface mostra meu usuário trafegando quase 53Mbps, porem lá na queue que o proprio mk cria qndo o usuário disca o pppoe, aparece como se tivesse trafegando coisa insignificante.. é ai que está o problema pra queue é como se o usuário nao tivesse trafegando quase nada, daí nao tem o porque limitar aquela conexão.

    Estou começando achar que a RB está com defeito... preciso resolver logo e chegar a um ponto pois ainda tenho tempo de ir trocá-la. Estou até pensando em trocar pela RB750gr3 e pagar a diferença...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	109
Tamanho: 	361,5 KB
ID:      	68706
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.PNG
Visualizações:	101
Tamanho: 	48,3 KB
ID:      	68707

  6. #6

    Padrão

    Perseverança é a alma do negócio e nao desistirei facil..

    Atualizei a RB para a ultima versão RC, já que eu ja havia atualizado para a Stable.

    Dei reset na mesma, comecei do 0

    Deixei a rede em bridge com o pool padrão de dhcp.. fui em queue e coloquei um limite pro meu pc e pro notebook..

    fiz o teste e desta vez o controle de banda obedeceu no upload, so no download que não, conforme segue screens, pareço estar no caminho certo...


    TESTE DE DOWNLOAD = NAO OBEDECIDO
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         limite1.PNG
Visualizações:	115
Tamanho: 	126,8 KB
ID:      	68708

    TESTE DE UPLOAD = OBEDECIDO
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         limite2.PNG
Visualizações:	114
Tamanho: 	122,5 KB
ID:      	68709

    Diante disso, vou tentar fazer downgrade com outro software pra ver se algo muda

  7. #7

    Padrão

    Depois de persistência e muito bater a cabeça consegui, de tanto expremer a busca do forum cheguei a este tópico

    https://under-linux.org/showthread.php?t=184699

    Melzinho na chupeta, deu certinho.. vou deixar aqui registrado aonde eu mexi e os testes que fiz pra se alguem posteriormente sofrer o mesmo bullying da RB nao ficar se matando..

    Você deve desativar o fasttrack conecction em firewall filters, normalmente primeira ou segunda regra..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fasttrack.PNG
Visualizações:	128
Tamanho: 	111,1 KB
ID:      	68710

    Depois de desativar, segue os testes

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         limitefuncional1.PNG
Visualizações:	110
Tamanho: 	104,7 KB
ID:      	68711
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         limitefuncional2.PNG
Visualizações:	112
Tamanho: 	161,0 KB
ID:      	68712

    Não sei se o fórum utiliza da TAG resolvido, se tiver podem colocar

  8. #8

    Padrão

    Da uma olhada ai e vê se te ajuda já que é poucos clientes, pois tem q fazer na mão.
    Depois verifica na Queue List que já deve estar aparecendo lá.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Control_Banda_DHCP Server.png
Visualizações:	113
Tamanho: 	110,3 KB
ID:      	68713