+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão de Roteamento

    Pessoal, boa noite.
    Estou organizando algumas coisas na rede e queria ler as opiniões e experiencias de vocês.

    Hoje tenho dois POP's com roteadores que fecham eBGP com minha operadora de transito. Entre os POPS já utilizo OSPF para divulgação de rotas, mas rotas das redes inválidas, que são IPS de rádios, concentradores e etc.

    Entre os dois POP's que rodam eBGP, fechei uma sessão iBGP, pois anuncio redes diferentes dos dois lados, até ai está tudo de boa.
    porém estou começando a entregar algumas redes válidas IPv4 nos demais POPS, e posso muito bem anunciar as redes via OSPF, funciona, mas o roteamento acontece em alguns saltos, passando por minhas redes inválidas , por exemplo :

    > traceroute to 200.100.150.6 - IP Valido Ficticio de um POP meu .
    hope 1 - 192.168.0.1 - roteador Wifi
    hope 2 - 177.58.69.2 - gateway operadora grande
    hope 3 - 189.56.98.3 - Core da empresa que me fornece transito
    hope 4 - 200.215.222.4 - Meu core BGP
    hope 5 - 172.19.77.5 (inválido) - Um POP meu no caminho
    hope 6 - 200.100.150.6 - IP de destino

    Quando entrar dentro da minha rede e o destino for um dos IPS do meu AS, quero que passe apenas por IPS válidos, este é meu objetivo. Mas entre os POPS, os endereços invalidos devem circular baseados nos IPS inválidos.

    Pensei em anunciar no OSPF apenas as redes inválidas e fechar um iBGP entre os IPS válidos de um POP para outro.


    o que me dizem ? Muito confuso ?

    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Sugestão de Roteamento

    Use o OSPF para transmitir/propagar loopback´s desses routers... (propagando /32 da loopback valido)

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de Roteamento

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Use o OSPF para transmitir/propagar loopback´s desses routers... (propagando /32 da loopback valido)
    Acho que não entendi, seria algo como por um ip válido na loopback que ja uso para o OSPF e anunciar ela nas rotas ?