Página 7 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. como o amigo falou 2 baterias + com + e - com - iria durar mais! mas se for 4 baterias comums 2 em + com + e - com - e as outras 2 tb so que o ++ com o -- pra ficar 24v?

daria certo?

2. A bateria 12V é formada por 6 celulas de 2V em serie, então você já tem um uso em serie consagrado como o mais duravel. Usar bateria em paralelo (+ com +, - com -) não é a melhor opção. Usar um par paralelo, em serie com outro par em paralelo, também não será a melhor opção. Mas, se vai colocar mais baterias de 18Ah (Mesma capacidade), menos mal, não é a solução perfeita mas tem poucos problemas, eu usaria se já tivesse baterias.

Problema é o seguinte, se você tem uma bateria de 18Ah carregada, paralela a uma de 7Ah, caso essa de 7Ah tenha resistencia interna menor devido a falha nalguma celula (Bolha no gel, placa torta, placa corroída) a de 18Ah vai descarregar sobre essa de 7Ah, essa 1 celula com problema vai aquecer, secar o gel ou líquido, e aquecer as celula ao lado dela, fazendo a bateria durar menos. Se forem 2 baterias iguais em paralelo, ainda pode ocorrer isso, mas a corrente sobre a celula problemática será menor, terá menos aquecimento, e mesmo com 1 celula ruim a bateria ainda dura muito tempo.

2 de 18Ah paralelas a outras 2 de 18Ah não é tão ruim, mas se for comprar hoje é mais barato colocar 2 de 36Ah em serie.
    (Ou 1 de 36Ah em serie com um par paralelo de 18Ah)

Faz um esforço pra entender 'em serie' e 'paralelo', esse negocio de + com + confunde, e desenhar dá trabalho.

(Eu já sugeri varias vezes o uso de varias baterias de 7Ah em paralelo, de nobreak, mas é questão de custo, custam R$ 30 cada, quando uma tem celula danificada você resolve o problema por meros R$ 30, ou pode deixar essa unidade de fora e diminuir a capacidade do nobreak por uns dias, enquanto uma de digamos 70Ah não custa R$ 300 (10x7Ah = 10xR$30) mas sim R$ 400, o custo vem todo de uma vez só. Fora que se pegar 7Ah de gel, que já dura poucos minutos em nobreak, e completar com solução, ela pode servir bem por uns 8 meses, tenho feito esse reaproveitamente de baterias de nobreak e tem me servido por no mínimo 6 meses, mas alguns já tinha 15 meses em nobreak AC e agora já tem mais 15 meses em DC.

3. Ta bem legal o topico muito esclarecedor,o rubem ta dando uma aula aí rsrs,djigor quando chegarem essas fontes que vc pediu da um feedback aí pro pessoal quero testa-las tbm se valer a pena.

Abs.

4. Aviso sim!

Ficaram de me postar elas hoje mas até agora não passaram o rastreamento...to aguardando

5. Oi Rubem,

Agradeço muito pelas suas informações.
    As vezes me confundo com tanta informação ao mesmo tempo.
    Se não for pedir muito.

Você poderia me sugerir qual equipamento(fonte), bateria(quantidade, modelo, série ou paralelo) usar, para meus equipamentos.
    (3 - rocket´s (sendo que 1 substituirei por rocket titanium, 2-rb 433ah, 1-Bullet) gostaria de utilizar todos com 24v.

Que fornecesse uma boa quantidade de horas sem energia, que a carga das baterias não demorassem tanto, e de um custo bem acessivel.

Vi que vc usa bateria de 12v 7ah, e quando uma dá problema, simplesmente substitui a bateria, mas como se faz para saber qual bateria está com problema?

Grato

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A bateria 12V é formada por 6 celulas de 2V em serie, então você já tem um uso em serie consagrado como o mais duravel. Usar bateria em paralelo (+ com +, - com -) não é a melhor opção. Usar um par paralelo, em serie com outro par em paralelo, também não será a melhor opção. Mas, se vai colocar mais baterias de 18Ah (Mesma capacidade), menos mal, não é a solução perfeita mas tem poucos problemas, eu usaria se já tivesse baterias.

Problema é o seguinte, se você tem uma bateria de 18Ah carregada, paralela a uma de 7Ah, caso essa de 7Ah tenha resistencia interna menor devido a falha nalguma celula (Bolha no gel, placa torta, placa corroída) a de 18Ah vai descarregar sobre essa de 7Ah, essa 1 celula com problema vai aquecer, secar o gel ou líquido, e aquecer as celula ao lado dela, fazendo a bateria durar menos. Se forem 2 baterias iguais em paralelo, ainda pode ocorrer isso, mas a corrente sobre a celula problemática será menor, terá menos aquecimento, e mesmo com 1 celula ruim a bateria ainda dura muito tempo.

2 de 18Ah paralelas a outras 2 de 18Ah não é tão ruim, mas se for comprar hoje é mais barato colocar 2 de 36Ah em serie.
    (Ou 1 de 36Ah em serie com um par paralelo de 18Ah)

Faz um esforço pra entender 'em serie' e 'paralelo', esse negocio de + com + confunde, e desenhar dá trabalho.

(Eu já sugeri varias vezes o uso de varias baterias de 7Ah em paralelo, de nobreak, mas é questão de custo, custam R$ 30 cada, quando uma tem celula danificada você resolve o problema por meros R$ 30, ou pode deixar essa unidade de fora e diminuir a capacidade do nobreak por uns dias, enquanto uma de digamos 70Ah não custa R$ 300 (10x7Ah = 10xR$30) mas sim R$ 400, o custo vem todo de uma vez só. Fora que se pegar 7Ah de gel, que já dura poucos minutos em nobreak, e completar com solução, ela pode servir bem por uns 8 meses, tenho feito esse reaproveitamente de baterias de nobreak e tem me servido por no mínimo 6 meses, mas alguns já tinha 15 meses em nobreak AC e agora já tem mais 15 meses em DC.

Tópicos Similares

1. Fonte Nobreak Para Radio digital ?
    Por Portinari no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 22-06-2017, 10:35
  2. Vende-se RB450G + PATCH PANEL VOLT + FONTE NOBREAK VOLT
    Por alvescomunicacao no fórum Classificados
    Respostas: 0
    Último Post: 04-05-2017, 07:00
  3. Ligacao Fonte Nobreak com Painel Solar
    Por weslly21 no fórum Redes
    Respostas: 15