Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    ZéAlves...peço que se atente ao que eu disse na comparação...

A questão que estou dizendo não é em relação ao ganho...citei sobre os rádios..

Disse que as antenas com radio ubnt e mikrotik passam banda mesmo em meio ao ruído e as intelbras NÃO...
    Puxa, DJigor.

Eu ainda acho que você fez uma comparação injusta ou chegou a uma conclusão equivocada. Me corrija se eu estiver errado, ok?

O APC-5M-18 tem uma antena de 18 dBi com 16 graus de abertura.
    As outras antenas que você citou têm 29 dBi e APROXIMADAMENTE 6 graus de abertura.

Fazendo uma analogia com uma magueira de água:
    o dBi é a pressão da água.
    a abertura o ajuste do ângulo de saída no bico.
    29 é mais "pressão" que 18.
    O menor angulo de abertura no bico permite um jato mais focalizado que cobre maior distância e chega com maior intensidade no destino.

Se conectado a esse "bico" mais focalizado tem MAIOR "pressão", a energia do impacto de água deste conjunto é muito maior.
    A antena de 29 com foco mais fechado seria como uma VAP.
    A antena de 18 com foco mais aberto seria como um esguicho de jardim.
    Qual das duas limpa o chão com mais eficiência?

Portanto, ao meu ver, o APC-5M-18 teve menor performance do que o seu conjunto com UBNT e MIKROTIK por causa da antena.
    Se você usar o APC-5M ligado a uma dessas antenas de 29dBi a performance será tão boa (ou melhor) quanto você atingiu com os outros rádios.

Só pra esclarecer, o APC-5M usa o mesmo rádio do APC-5M-18. O que muda é que o APC-5M-18 tem antena integrada de 18 dBi e o APC-5M se acopla às antenas que o operador já tem.

Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Gente a questão que to levantando é sobre radio...

Os outros enlaces são de maior distancia logo tem antenas de maior ganho...

A questão que estou falando é simples...o radio suportar trabalhar em áreas ruídosas...

No UBNT está legal...tudo bem que está na caixa blindada da computech...o mini router tbm...

O próprio suporte da marca já disse que não tem qualquer blindagem interna...

Se notarem acima citei um usuário que trocou intelbras por sxt lite e ficou melhor...

Se você istalar o APC-5M numa caixa blindada e conectá-lo a um conjunto de antenas mais eficiente, ele também terá uma performance melhor porque você elimina o ruído que o afeta e diminui o SNR.

Abraço,

ZéAlves

2. Então ZéAlves esse é o ponto que eu quero chegar...o rádio parece ter uma falha de projeto que o deixa muito aberto a recepção de ruídos...

E isso vai contra a propaganda da intelbras que a mesma diz ter performance superior aos concorrentes em ambientes ruidosos...

O produto tem suas qualidades mas ainda precisa ser melhorado MUITO para chegar ao que as propagadas e os novos preços que a intelbras está fazendo.

Tanto o problema que citei acima tem sentido que o próprio suporte da marca hoje ficou por mais de 3 horas tentando configurar o rádio para passar banda e não obtiveram exito.

Não digo que a marca não vai se aprimorar mas por enquanto sou sincero em dizer que não recomendo. A marca ainda tem muito a melhorar

3. Sobre utilizar o APC 5m em uma caixa blindade concordo...mas vou ser sincero contigo, no preço atual é melhor já comprar outro rádio já blindado e pronto pra uso.

UBNT mesmo tem pra vender caixa blindada pronta da RFArmor para comprar com preço bom...ou também da Computech...várias opções...

Uma rocket + caixa blindada eu gasto na faixa de R$ 350,00 no APC 5m pago R$ 420,00 não tem caixa blindada pronta...aí para fabricar é mais gasto...

Aí caso eu queira comprar um radio pronto já blindado eu compro o mini router com nota a R$ 550,00

Ou seja além da análise técnica temos a questão comercial da coisa.

Se o rádio já tivesse uma blindagem por mais simples que seja para minimizar esses problemas já reduziria custos pro provedor e o mesmo teria mais desempenho...

4. Véio. Essa conversa me fez lembrar a chegada da UBNT no mercado brasileiro em 2008.

O ciclo se repete:
    As pessoas investem pesado pra importar os equipamentos que vendem mais (hoje UBNT e MK). Eles se endividam pesado e o estoque tem de fluir...

Qualquer um ou qualquer coisa no caminho dessas pessoas precisam ser destruídos porque as duplicatas estão vencendo e o cara empenhou até as cuecas pra fazer a importação...

No dia que o produto "xexelento" e cheio de defeito passa a fazer parte do estoque do vendedor, milagrosamente ele se transforma na oitava maravilha do mundo.

Não estou dizendo que você é vendedor de rádio.
    Estou dizendo que a sua explicação foi influenciada por um desses vendedores de rádio, que atualmente não trabalha com Intelbras.

No passado levei muita porrada por defender a UBNT. Não vou repetir o erro defendendo a Intelbras.

Eu acredito que todos os equipamentos são bons, desde que o operador tenha conhecimento técnico e mente aberta para atingir seus objetivos.

Boa sorte,

ZéAlves

5. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Eu acredito que todos os equipamentos são bons, desde que o operador tenha conhecimento técnico e mente aberta para atingir seus objetivos.

Boa sorte,

ZéAlves
    Cara realmente concordo que o equipamento tem seus pontos bons porém ele tem uma falha e infelizmente em ambientes com ruído não funciona...

Hoje fiquei por 4 horas com o suporte da intelbras mexendo no enlace e não teve jeito...30mb de capacidade...ficaram de ver o que iriam fazer mas o ponto que eu friso é esse, não passa banda em meio ao ruído!

Sei que você é um grande conhecedor e admiro o seu trabalho, mas esse caso se você analisar casos de outras pessoas usando o produto em campo vai ver que realmente ainda tem muito a ser mudado.

Pode ser que a Intelbras como quer ganhar mercado melhore as falhas do produto, mas sinceramente a propaganda é enganosa afinal ela diz "Passa banda mesmo em meio a área ruidosas" mas na prática não passa...

Para você ter idéia peguei o par de apc 5m-18 que removi de produção e coloquei ele em outra torre aonde não tenho sinais de concorrentes próximos e fechei 50mb full com facilidade...ou seja o problema do produto é trabalhar em meio ao ruido...

Detalhe esse outro local está com obstrução de fresnel de 40% e passando mais banda que o outro enlace com visada e menor...

Tópicos Similares

1. Dúvida sobre enlace com par de sxt lite5 ou par de Litebeam m5
    Por dadoguittar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 28-03-2017, 16:14
  2. Criando ponto a pondo Sxt lite 5 ou nanobridge m5
    Por fagtinti no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 19-02-2014, 08:32
  3. Respostas: 21
    Último Post: 22-02-2012, 22:12
  4. Respostas: 4