+ Responder ao Tópico

1. Rapaz.... acho q esse dhcp ta no pau pq mesmo apontando direto na placa... nada... não pega ip...

2. hahahaha. Acontece.

Quando consertar, nos diga como ficou.

Abraço

3. Fala cara,

Dei um system reset-configuration nesse trem e agora o dhcp ta funcionando e a vlan ta meio caminho andado.

Agora eu consigo pegar o ip da vlan la na interface dos laboratórios, porém, quando eu coloco untag nas portas dos laboratórios pra pegar o ip automático sem ter que apontar o id da vlan na placa, não pega.

E outra coisa, não to conseguindo rotear ela pra internet, nesse cenário a rede 192.x.x.x não tem conexão direta com a internet, eu ligo ela para a RB que é o meu gateway que está na rede 172.x.x.x, através da interface 1 porém qd crio a rota 0.0.0.0/0 pela eth1 não ping. Quando atribui um ip da minha rede para eth2 ou eth1 e coloco como gateway o ip 172.x.x.1 a rb pinga porém a rede 192 ainda não pinga.

Fiz o masquerate que vi numa video aula mas não sei se aplica nessa ocasião.

Estamos avançando falta so alguns pontos e obrigado pela força.

4. Opa, beleza!!! Você precisa configurar o PVID (Port ID) no switch, quando usa as portas como UNTAG. Procure esse opção e coloque o ID da VLAN em cada porta UNTAG que faz parte da VLAN.

5. Cara,

Shooowww de bola, ta quase redondinho...

Ta faltando só a questão do roteamento, pq a rede 192 não sai pra net e meu dns ta na rede 172, criei uma rota 0.0.0.0/0 para sair pela eth1 que liga ao meu gateway, porém nada.

Tópicos Similares

1. Vídeo ensinando como configurar VLAN no MikroTik
    Por redesbrasil no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 27-10-2015, 14:56
  2. Respostas: 11
    Último Post: 14-10-2015, 08:05
  3. Vlan no mikrotik e nas nanos station M5
    Por raphaelcosta no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 10-12-2014, 07:31
  4. Vlans no Mikrotik