Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Amigo, estabelece OSPF do concentrador até as rbs do pop.. (WAN)
    Dessa forma você pode ter contingência nos links...

Cria uma núvem MPLS junto do concentrador e as rbs do pop..

E dai separa a LAN dos clientes com VPLS (Painéis 2.4, Rocket M5 ou o que for que você use para atender os clientes).

Dessa forma a tua WAN:
    Placa de rede do servidor até a RB que ta no POP ficam em bridge, mas os clientes tem um túnel direto com o concentrador.
    Você pode fazer 1 túnel por POP, 1 túnel por painél... fica tudo bem isolado e separado.

Consome menos processador que rede roteada, e tem a segurança da mesma.

Se você tem a possibilidade de fazer isso na sua rede: Faça.

Só pense na limitação que o concentrador terá..
    Aqui já chegamos a conclusão que o melhor cenário de concentrador é:
    Dell R210 II com o processador de maior clock que conseguir (Não mais núcleos, mais CLOCK).
    E com ele, atendemos BEM 850/900 clientes.

Pensando nisso já ve como ficará sua divisão de rede/concentradores.

2. Olá amigos,hj eu possuo um concentrador pppoe rb1100 e três torres em brigde.
    Funciona porem do nada vejo desconexões e isso me incomoda.
    Se eu colocar estas torres em osf pode melhorar?
    A rb1100 consegue segura 400 clientes pppoe?

3. os caras aprendem meia duzia de termo "OSPF" .. e fala que bridge eh gatonet ... tem q voltar pra escola mesmo... !!

meiobit: voce pode encapsular o trafego dos clientes com vlan, vpls ou ate mesmo EOIP ou GRE até um concentrador principal onde autentica todo mundo... pode inclusive jogar o trafego em varios concentradores.. dividindo a carga entre eles... e tendo beneficio de fail-over... se um cair.. os clientes reconectam no(s) que fica(m) disponivel(is) !!

4. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    os caras aprendem meia duzia de termo "OSPF" .. e fala que bridge eh gatonet ... tem q voltar pra escola mesmo... !!

meiobit: voce pode encapsular o trafego dos clientes com vlan, vpls ou ate mesmo EOIP ou GRE até um concentrador principal onde autentica todo mundo... pode inclusive jogar o trafego em varios concentradores.. dividindo a carga entre eles... e tendo beneficio de fail-over... se um cair.. os clientes reconectam no(s) que fica(m) disponivel(is) !!

Eu iria comentar sobre essas coisas agora, porque do jeito que o rapaz colocou acima, não entendi como o OSPF iria fazer a autenticação ocorrer em um local só. Como o alexandre já falou, vc continua com sua rede roteada, configura OSPF, e encapsula o trafego dos clientes até o concentrador, as opções estão ai. Aqui a rede é toda roteada e já uso OSPF, estou estudando direito o MPLS para poder criar uma nuvem e encapsular tudo com VPLS.

Tópicos Similares

1. Opinião sobre esboço de projeto de Fibra
    Por ajack no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 16-08-2017, 07:40
  2. Opinião sobre estrutura de rede
    Por Danilo Rocha no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 25-01-2013, 12:51
  3. Opinião sobre Omni de 5.8 Ghz
    Por Neturno no fórum Redes
    Respostas: 3