+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Elastix HA (Resolvido)

    Boa tarde colegas,

    seguindo as dicas deste PDF http://www.elastixbrasil.com.br/down...HA_Cluster.pdf consegui instalar um elastix 2.4 em cluster.

    Aparentemente tudo funcionou, pelo menos no lado servidor, consigo pingar o IP flutuante e estou acessando o elastix (via browser) por este IP.

    O problema está em conectar um cliente SIP usando como IP do servidor o IP flutuante... o cliente acaba com um timeout e não conecta... se troco pelo IP do servidor principal conecta na hora.

    Alguém tem essa solução rodando para me dar umas dicas?

    Vi que nas configurações do Elastix tem a opção de associar endereços IP ao servidor, seria o caso de associar o IP flutuante nos 2 servidores? Isso não daria um conflito?

    Ou o problema é outro que não estou vendo.

    Qualquer ajuda é bem vinda.
    Última edição por marcioelias; 28-07-2013 às 00:00. Razão: Problema resolvido

  2. #2

    Padrão Re: Elastix HA (Resolvido)

    Bom, caso possa interessar a alguém do fórum, vou deixar aqui a solução deste problema.

    Na documentação que anexei ao post anterior explica detalhadamente o processo de criação do cluster, mais o detalhe que falou foi fazer com que o Asterisk "ouvisse" no IP flutuante (um alias criado no nó primário pelo HeartBeat).

    Como meus clientes usam protocolo SIP inclui a seguinte linha no sip_general_custom.conf

    bindaddr=<ip flutuante>

    Caso estivesse utilizando protocolo IAX faria o mesmo no iax_general_custom.conf.

    Agora para quem tiver interesse nessa estrutura deixo aqui minhas primeiras impressões:

    Para validar o trabalho realizado lancei um ping para o IP flutuante e um para o servidor primário, em seguida deixei uma ligação ativa entre 2 ramais e então reiniciei o servidor primário.

    Resultado: ping para o servidor primário com 100% de perda (devido a reinicialização o que era de se esperar), ping para o IP flutuante continuou após a perda de um único pacote, e minha ligação caiu (deve ter faltado editar o arquivo milagres.conf hehe). Muito embora quase que imediatamente refiz a ligação e a mesma foi completada com sucesso.

    Se esta implementação tiver conexão FXO, FXS ou E1, como é meu caso, vou usar um gateway para fornecer a sinalização SIP via rede para meus servidores, desta forma, não precisarei sequer me dar ao trabalho de conectar os cabos no nó secundário em caso de falha do primário.

    Conclusão: Nestes poucos testes pude notar que esta é uma solução muito boa para serviços como telefonia que não podem parar, achei fácil a implementação e recomendo a todos.

    Abraços e até a próxima.