+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre MikroTik

    Olá pessoal! Adquiri um Mikrotik há pouco tempo e já tenho alguns clientes, mas eu não uso senha para logar e gostaria de saber se tem como saber se alguém está logando no meu Mikrotik? Além do log tem algum outro método para saber se tem alguém logando?

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre MikroTik

    Citação Postado originalmente por Syst3m Ver Post
    ...mas eu não uso senha para logar...
    Olá.

    Quando você diz "senha", é senha de acesso à gestão do MikroTik RouterOS, ou a chave de acesso à rede? Pergunto isso pois é bem comum a confusão entre "chave" e "senha".

    De qualquer forma, recomendo fortemente que você faça uso de credenciais de acesso aos seus ativos.

    Citação Postado originalmente por Syst3m Ver Post
    ...e gostaria de saber se tem como saber se alguém está logando no meu Mikrotik? Além do log tem algum outro método para saber se tem alguém logando?
    Sim, com o uso do comando abaixo:
    Código :
    /user active print

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre MikroTik

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Olá.

    Quando você diz "senha", é senha de acesso à gestão do MikroTik RouterOS, ou a chave de acesso à rede? Pergunto isso pois é bem comum a confusão entre "chave" e "senha".

    De qualquer forma, recomendo fortemente que você faça uso de credenciais de acesso aos seus ativos.



    Sim, com o uso do comando abaixo:
    Código :
    /user active print
    Você poderia explicar um pouco mais sobre essas credenciais de acesso e qual a função delas? Desculpe, mas é que eu sou iniciante.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre MikroTik

    Citação Postado originalmente por Syst3m Ver Post
    Você poderia explicar um pouco mais sobre essas credenciais de acesso e qual a função delas? Desculpe, mas é que eu sou iniciante.
    "Chave" é um código de acesso não associado a um usuário. Por exemplo, WEP Key. Quem tem a chave acessa, independente de quem for.

    "Senha" é quando você tem um usuário associado. Não existe senha sem usuário. Este par de informações, composto por usuário e senha, constitui as credenciais mínimas de acesso.

    Prova desta diferença é que nenhum access point (decente), quando usa método criptográfico WEP, WPA ou WPA2, chama a chave de "password", e sim sempre de "key".

    Explicada a diferença de "senha" e "chave", é recomendado que você use uma senha para acessar seu MikroTik RouterOS, que por padrão possui o usuário "admin", com a senha vazia. O uso de senha em branco, ou uso de senha padrão (gerada pelo fabricante) é um risco à segurança dos seus ativos.

    Para definir a senha do usuário "admin", no MikroTik RouterOS, você usará o comando abaixo:

    Código :
    /user set admin password=NOVASENHA

    Sendo que NOVASENHA, será a nova senha para o usuário "admin".

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre MikroTik

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    "Chave" é um código de acesso não associado a um usuário. Por exemplo, WEP Key. Quem tem a chave acessa, independente de quem for.

    "Senha" é quando você tem um usuário associado. Não existe senha sem usuário. Este par de informações, composto por usuário e senha, constitui as credenciais mínimas de acesso.

    Prova desta diferença é que nenhum access point (decente), quando usa método criptográfico WEP, WPA ou WPA2, chama a chave de "password", e sim sempre de "key".

    Explicada a diferença de "senha" e "chave", é recomendado que você use uma senha para acessar seu MikroTik RouterOS, que por padrão possui o usuário "admin", com a senha vazia. O uso de senha em branco, ou uso de senha padrão (gerada pelo fabricante) é um risco à segurança dos seus ativos.

    Para definir a senha do usuário "admin", no MikroTik RouterOS, você usará o comando abaixo:

    Código :
    /user set admin password=NOVASENHA

    Sendo que NOVASENHA, será a nova senha para o usuário "admin".

    Espero ter ajudado.

    Muito obrigado me ajudou muito! Há outra pergunta. Se alguém tiver acesso as configurações e planos dos meus clientes, como eu posso saber que alguém teve acesso as configurações e andou bisbilhotando ou modificando alguma configuração? Eu sei que dá para configurar o log para memorizar o login e logout, mas como eu sei se alguém modificou alguma configuração?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre MikroTik

    So se a pessoa tiver acesso a sua mickrotik meu amigo, mais se voce configurar usuario e senha ela nao tera acesso