+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Eu fiz uma análise das especificações do equipamento e conclui que na prática deve-se chegar a algo parecido com isso que vc espera: 500 Mbps em 10 Km, considerando que faça seguinte configuração:

Antenas de 23dbi (esta é fixa)
    MIMO 4x4 (pode usar até 8x8, mas aí tende a dificultar a estabilidade)
    Modulação 16 QAM (que tem boa estabilidade para ambiente outdoor e boa taxa de dados)
    2 canais de 50 Mhz em TDD.

Essa é a minha previsão, de acordo com o que tenho pesquisado sobre transmissão wireless e a tecnologia OFDM. Quando o equipamento começar a chegar no mercado e ser usado vamos ver se estou bom de cálculo... rsrs

Tem uma grande chance de estar certo essa previsão e isso pode deixar muita gente feliz (num primeiro momento), pois 500 Mbps em 10 KM pelo preço desse equipamento é uma coisa muito boa (a princípio).

Porque a princípio??

Pelo simples fato de que o espectro de radiofrequencia é um recurso escasso... E se depender de fabricantes como Ubiquiti, vai ficar ainda mais escasso.. rsrs

Imaginem só.. Esse equipamento pode usar 100 Mhz do espectro. É coisa absurda!!!! Lembram quanto as teles pagaram pelo espectro de 2,5 Ghz? Não??? Então vamos pegar uma cola do portal Teleco (http://www.teleco.com.br/4g_brasil_lic.asp:)

Os 2 primeiros lotes de âmbito nacional, ambos com banda de 20+20 MHz, foram arematados por Claro e Vivo. A Vivo ficou com o lote chamado "X" por R$ 1,05 bilhões e a Claro com o lote "W", com oferta de R$ 844,5 milhões, e com outros 19 lotes regionais desembolsando no total R$ 988,8 milhões.
    Oi e TIM venceram os dois últimos lotes (10+10 MHz cada) que dão direito a explorar em âmbito nacional a telefonia móvel de quarta geração (4G).

A TIM venceu o lote chamado “V1”, com lance de R$ 340,0 milhões, e adquiriu mais 6 lotes regionais por R$ 42,2 milhões.

Já a Oi, com oferta de R$ 330,8 milhões, ficou com o lote chamado “V2”. E ainda arrematou mais 11 lotes regionais por R$ 68,8 milhões.

No caso das bandas TDD, de 35 MHz, a Sky ficou com 12 lotes, por R$ 90,5 milhões. E a Sunrise, fonecedora de TV paga SuperTV no interior de São Paulo, investiu R$ 19,0 milhões em dois lotes, referentes a áreas onde já atuava como operadora de MMDS.

Os participantes da licitação ofereceram R$ 2,93 bilhões pelo direito de uso dessas radiofrequências. O ágio médio chegou a 31,27% em relação aos valores mínimos dos lotes colocados em disputa."

Ou seja, no somatório, elas vão ocupar 155 mhz do espectro e pagaram R$2,93 bilhões pelo direito de uso. E nós sem pagar NADA, vamos poder usar 100 Mhz do espectro em apenas um enlace....

Conclusão>>>>

Não adianta, vai ser bom no começo, quando somente você estiver usando e tiver espectro sobrando. Depois de um tempo, quando este fórum bombar, com gente postando print de enlace com 500 mbps, 1 Gbps aí vai ver a coisa ficar feia... Seu Throughput vai começar a despencar, e a qualidade do serviço, e a garantia de banda, e a satisfação do cliente, e a renda... Despencam Juntos... Enquanto isso a Ubiquiti enchendo seus bolsos de dinheiro...
    E mais uma vez tudo isso pago com nosso dinheiro!

2. Digo uma coisa se passar passar 200 megas com 50 KM ja vale o investimento pois os licenciados ta uma fortuna além de ter que pagar na anatel ainda, vamos aguarda, e muitos desses caras que mete o pau no UBNT pura dor de cotovelo o unico radio q revolucionou o mercado que passa banda de verdade tentei trocar por outras marcas e voltei correndo melhor pagar mais caro e dormir sossegado.
    Infelizmente muitos monta uma antena e diz se provedor depois posta um monte de bobozeira aqui, provedor não é pra qualquer um se não tiver bala na agulha não cresce fica virando entorno do próprio eixo e não admite que não tem competência.

3. Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Isso ai pe puro marketing, aifiber 24ghz, pra mais de 13km, nunca, essa distancia nem fecha o enlace, no que dira passar alguma banda, do que prometem. Agora vem um radio em 5ghz, pode ter o caralho que for, mais é em 5ghz, vai pegar interferencia de todo lado, não adinta vir falar, q é isso ou aquilo, 5ghz ta morto, ja era, ze-fini. Então não esperem milagres em 5ghz, coisa estavel e com garantia, somente com radio de frequencia licenciada, o resto é resto. Isso é fato!!

Tenho link com Airfiber de 17 km e com 500 mega full , realmente em 13 e pouco fecha com mais km eheheeh se tiver duvida mando o print pra provar, outra coisa pra queles que não acreditam neste modelo novo por favor comessem a acreditar, pois o negocio foi projetado para filtrar interferência, e ira funcionar sim ate em casos críticos, porem milagre só santo e Deus pra fazer, mas vai fazer quase isso.

4. Eu não entendo muito das coisas, mas meu vendedor da linktech wireless me disse que o equipamento Groove Metal 5SHPn (http://routerboard.com/RBMetal5SHPn) não tinha sido e não pode ser homologado pois a ANATEL não liberou, por o produto ter mais de 1000mW (1300mW ou 31dbm). Se a historia que o vendedor me contou sobre o "Groove Metal 5" procede, como esse Airfiber 5ghz será homologado se ele tem 50dbm de potencia.

5. Citação Postado originalmente por eriksonb Ver Post
    Eu não entendo muito das coisas, mas meu vendedor da linktech wireless me disse que o equipamento Groove Metal 5SHPn (http://routerboard.com/RBMetal5SHPn) não tinha sido e não pode ser homologado pois a ANATEL não liberou por o produto ter mais de 1000mW (1300mW ou 31dbm). Se essa historia procede como esse airfiber será homologado se ele tem 50dbm de potencia.
    Não tem 50, tem 27dbm.

Tópicos Similares

1. Respostas: 98
    Último Post: 28-03-2016, 22:02
  2. Novo AirFiber X!!
    Por UBNT-Chadi no fórum Redes
    Respostas: 123
    Último Post: 10-09-2015, 12:31
  3. Novo AirFiber 24HD
    Por Kleber Teodoro no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 27-04-2015, 09:16
  4. Mac chegando ate ip de radios do enlace
    Por enlacenet no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 03-10-2012, 14:08
  5. enlace de 150 km fechado até que em fim...
    Por olivier no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 28-11-2007, 08:02

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L