Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Resposta pergunta 1:

Sim, é totalmente possível atender 10 clientes de 2 Mbps cada, com um link de 4 Mbps. Na verdade eu digo mais, é possível atender uns 20 clientes.

Mas aí surge a dúvida que vc colocou: Dois clientes baixando um filme, utilizando a banda total do plano dele (2 mbps) já estrangularia o seu link de 4 Mbps? A resposta eh sim também, somente dois clientes utilizando a banda total do plano dele poderiam consumir todo o link.

Mas então, como é possível ? O que ocorre é que vc não estará vendendo link dedicado e sim compartilhado, e portanto, na prática vc não deverá terá mais do que 10% dos seus clientes fazendo esse uso intenso da rede.

Aí vc pode pensar que está deixando de atender as necessidades do seus clientes, mas na verdade não, pois é muito pouco provável eles demandarem mais do que 10% da velocidade máxima do plano (considerando uma média de uso), ou seja, em alguns momentos eles demandam a velocidade máxima, mas depois ficam ociosos, desta forma não é vc que está restringindo a velocidade, mas sim o próprio cliente que não demanda a velocidade máxima O TEMPO TODO.

Isso é o que acontece em quase todos provedores, pode ser que seu caso seja diferente. Vamos supor que esse 10 clientes ficam o dia inteiro baixando filme.... Aí não jeito, não tem mágica que faça o provedor dar lucro e clientes como esses devem ser evitados, ainda mais se é provedor pequeno, pois vc vai trabalhar de graça pra ele ou até mesmo pagar pra trabalhar. Mas fique tranquilo, este é um cenário muito dificil de acontecer, na maioria dos casos os clientes usam pouco a rede mesmo. Por isso a importancia de fazer esse teste que te falei, libere a velocidade de 2 Mbps para cada cliente e monitore sua rede para ver como fica o consumo do link. Provavelmente irá ficar quase o dia todo com o link em utilização máxima, mas mesmo assim não deve ocorrer lentidão.

Resposta a pergunta 2:

O upload vc calcula da mesma forma, exemplo: 1 Mbps (mega bits por segundo) é igual a 125 KBps (kilo Bytes por segundo).

Mas vou te dar uma dica, pra vc não se confundir mais. Esquece desse negócio de medir a velocidade por Bytes por segundo (que é a medida informada pelo windows quando está fazendo um download), pois todas as medidas de taxa de transferencia de dados na internet são feitas em bits por segundo, não importa se é link por fibra ótica, cabo coaxial, satélite, rádio... Enfim, a unidade de medida pra internet é o bps, kbps, Mbps, Gbps.... Note o "b" minúsculo, ele faz referencia a bits, enquantos o "B" maiusculo faz referencia a Bytes, que é a unidade padrão para unidade de armazenamento como pen-drive e HD's, esses sim usam MByte, GByte, TeraByte.

Olá Santiago, obrigado pela resposta

Bom sobre a forma como eu meço a velocidade ,eu sei que a velocidade é feita por bits , e justamente para que o cliente não seja enganado por siglas como é feito pelas operadoras , é por este motivo que eu explico o funcionamento e quanto isso vai representar para o cliente , quando eu ofereço um plano ao cliente , eu ja informo o que realmente interessa a ele.

Sobre o calculo de upload , eu imaginei mesmo que seria por 8 bits o calculo de upload , mas o que eu gostaria de saber era obrigatoriamente qual seria a velocidade em MBps desse link ADSL..mas ai enquanto eu digitava , achei o upload nessa tabelinha aqui:

http://www.velocidade-internet.net/vivo-speedy-internet

E vi que o meu link possui 64 kbs reais (512kbps que a operadora informa dividido por 8 )

Com base em suas informações , vou então manter planos básicos de 256 Kbs (down)/32 kbs (up) para os clientes (representando um plano de 2mbps (down)/ 256 kbps (up) de uma operadora.)

Espero que não fique lento para os clientes , mas ja que é preciso ter um controle , espero que isso ajude.

E vou testar pra ver como fica , obviamente estarei realizando essa proeza quando o meu serviço cache ja estiver funcionando e apartir daí explorar novos serviços e clientes.

2. Interessante esses indicadores de qualidade. Estou implementando neste ano um Sistema de Gestão da Qualidade em minha empresa e vou usá-los como referencia.

Mas sobre a questao da entrega de banda média o que acontece é que na realidade a grande maioria dos usuários não demandam esses 60%.

E quando digo entrega de banda média quero dizer o volume total de dados trafegados por um cliente, divido pelo tempo gasto. Ou seja, se um cliente com um plano de velocidade de 2 Mbps consumiu 500 MBytes tráfego em um dia, qual será o consumo médio daquele dia? Obs.: Leve em consideração que esse consumo foi determinado pelo cliente, ele assistiu alguns vídeos, entrou no facebook, viu email e tudo de forma tranquila, rápida, sem lentidão alguma... e no final do dia seu tráfego total foi de 500 Mbytes.

500 MegaBytes = 4.000 Mega bits 1 dia = 86400 segundos,
    Portanto >> 4.000/ 86400 = 0,046 Mega bits por segundo ou 46 kilo bits por segundo

Esse foi o consumo médio diário do cliente, muito abaixo dos 2 Mega bits por segundo contratados.

3. Caro amigo, ainda está se confundindo um pouco com essa forma de medição: quando diz por exemplo:

Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post

E vi que o meu link possui 64 kbs reais (512kbps que a operadora informa dividido por 8 )
    Na verdade a operadora não está enganando ninguém, os 512 kbps, são REAIS. a velocidade de 512 kbps quer dizer:512 kilo bits por segundo. Quando você divide por 8, está mudando a unidade de medida, passando para KBps: kilo Bytes por segundos.

ou seja:

512 Kbps = 64 KBps

4. Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Caro amigo, ainda está se confundindo um pouco com essa forma de medição: quando diz por exemplo:

Na verdade a operadora não está enganando ninguém, os 512 kbps, são REAIS. a velocidade de 512 kbps quer dizer:512 kilo bits por segundo. Quando você divide por 8, está mudando a unidade de medida, passando para KBps: kilo Bytes por segundos.

ou seja:

512 Kbps = 64 KBps
    rsrsrsrs , é exatamente o que eu queria dizer..

O importante pra min não é a velocidade em Mbps por segundo e sim em megabytes por segundo , ja que as paginas e transferências são criadas em bytes não é bits.

Mas eu entendi sim que ao dividir por 8 estou convertendo a unidade de medidas..

Falei sobre a enganação , pois ja escutei muita gente falando besteira , de que tinha um plano de 1MB achando que era 1 megabyte por segundo e que quando ia baixar um arquivo de 1 MB demorava muito mais que isso ,sendo essas pessoas desconhecidas a diferença entre bytes e bits

É por esse motivo , é que pretendo evitar o trocadilho usado pela operadora , não que ela esteja enganando , mas acredito que eles abreviam por muitas vezes o MB ,ou não explicam corretamente a velocidade em bytes para o cliente de propósito , aposto que se eu ligar para algumas atendentes agora da operadora , 60% dela não saberia me informar em quanto tempo eu baixaria um arquivo de 40 MB em um plano de 4mb. , ou no maximo iriam chutar falando em 10 segundos

mesmo assim obrigado pelo apoio santiago , vou arregalar as mangas conforme você me orientou e os demais

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 28-08-2010, 23:16
  2. Respostas: 13
    Último Post: 21-01-2009, 08:09
  3. Venda de acessos a internet por empresas de telefonia celular
    Por portalink no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 03-08-2007, 07:45
  4. Horários de acessos a internet
    Por leopio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6