+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Banda ka

    Saudações...

    Abri este tópico porque tenho o pessoal tem me perguntado sobre esta tecnologia.

    Vou tentar explicar, dentro da minha experiência adquirida no uso em projetos, instalação e teste por mim realizados.

    Enfim, vamos ao que interessa.

    BANDA KA

    - - - 8< - - -
    Amigo tenho grandes dúvidas com relação ao serviço da banda KA.
    Como é a resposta,o ping?
    Consegue-se atingir a banda contratada,tipo os 18M?
    Como é o serviço,é estável?
    Dá p começar um pequeno provedor com esse serviço?
    Claro colocando controle de conexões,franqueando tb e colocando cache.
    - - - 8< - - -
    Como é a resposta,o ping?
    PING: Devido ao satélite estar a 35.000 Km. uma das características desta tecnologia é o seu ping alto, a latência média em torno de 700 ms. Sendo uma característica da tecnologia cabe analisar o uso do link e ver até que ponto isso afeta ou não seu uso. Por exemplo instalar esse link para um usar em jogos online pode não ser uma boa escolha, entretanto instalar para um empresa dependendo do seu uso por ser a melhor escolha, depende de como se pretende utilizar o link.

    Consegue-se atingir a banda contratada,tipo os 18M?
    A empresa que detentora da Autorização da ANATEL para operar Banda KA, em seu termo de adesão, coloca 40%. Mas os links que tenho acompanhado e testado a entrega chega a 100%. Pois o link é direcionado a um TELEPORTO, que é um centro convergente de conectividade, hoje eles trabalham com 3 teleportos, Chile, Peru e EUA.
    Isso é muito interessante, pois o usuário não fica ligado a estrutura do provedor e sim diretamente a um centro de internet.

    Como é o serviço,é estável?
    Sim, é. Uptime entre 99,95 e 99,99 conforme pode ser comprovado neste comparativo.
    http://www.vsat-systems.com/Educatio...ce/reliability
    Já acompanhei uma transmissão de um evento ao vivo pela internet em um dia nublado e chuvoso. IMHO, foi a melhor prova da estabilidade deste tipo de conexão.

    Dá p começar um pequeno provedor com esse serviço?
    Tecnicamente, até é possível, embora o serviço seja prestado apenas para usuários, mas ADSL também é.
    Desde que se entenda as vantagens e limitação deste tipo de conectividade. O ponto forte deste tipo de conexão não é competir com provedores locais, mas sim levar internet onde de outra forma é tecnicamente inviável.
    Você poderia fornecer acesso a internet em áreas remotas, pode colocar um painel solar e uma antena e disponibilizar um conexão de até 18 Mb. onde nem energia elétrica tem. Esta é sua maior vantagem! Conexão banda larga onde nenhuma outra chega.
    Basta pensar que 90% da áreas rurais no Brasil não são cobertas por nenhum tipo de internet.


    Espero ter ajudado, se tiverem mais questões e puder ajudar...

    []'s

    KP


  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Banda ka

    Quando iniciei meu provedor era via Sat,
    Porém, devido a latência existe um delayzinho na entrega dos sites, porém em download's funciona normalmente,
    outra coisa que é bem complicada é o Upload, normalmente entregam 256kbps isso quando chega nisso..
    pois uma coisa é o acesso de download que o sat te envia, e outra é você enviando pra ele com um equipamentozinho de mil reais.. aí tu já ve que o acesso não é bi-direcional e sim uni..

    porém estou pensando em adquirir o plano deles de 10gb para um backup por aqui, e deixar só o face e alguns sites importantes quando houver queda de link.

  3. #3

    Padrão Re: Banda ka

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Quando iniciei meu provedor era via Sat,
    Porém, devido a latência existe um delayzinho na entrega dos sites, porém em download's funciona normalmente,
    outra coisa que é bem complicada é o Upload, normalmente entregam 256kbps isso quando chega nisso..
    pois uma coisa é o acesso de download que o sat te envia, e outra é você enviando pra ele com um equipamentozinho de mil reais.. aí tu já ve que o acesso não é bi-direcional e sim uni..

    porém estou pensando em adquirir o plano deles de 10gb para um backup por aqui, e deixar só o face e alguns sites importantes quando houver queda de link.
    Muito interessante você ter citado sua experiência, justamente por isso que eu abri este tópico, pois o pessoal esta avaliando com base na tecnologia antiga, que não tem nada a ver com essa nova. É como comparar disquete com pendrive.

    Então, o que você disse esta certíssimo! Só que isso que esta dizendo é BANDA KU ou outra tecnologia diferente.

    Esta conexão BANDA KA é diferente, o upload é 3 Mb nestes planos atuais. Recepção de satélite é fácil, muitos meios te proporcionam isso, agora UPLOAD para o satélite, é um verdadeiro avanço mesmo.

    []'s

    KP

  4. #4
    Avatar de kennedy1983
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    São Gabriel da Cachoeira, AM
    Posts
    15

    Padrão Re: Banda ka

    Alguém pode fornecer dados, de alguma empresa séria que preste a venda desses serviços?

  5. #5

    Padrão Re: Banda ka

    Citação Postado originalmente por kennedy1983 Ver Post
    Alguém pode fornecer dados, de alguma empresa séria que preste a venda desses serviços?
    Saudações...

    Respondendo sua pergunta, eu até tenho respondido em particular a quem me pergunta, não informei no post para que não desse a impressão de merchandising.

    Mas, posso recomendar a cosmika, pois conheço a pessoa responsável.

    www.cosmika.com.br
    Luciana Guideti
    Diretora Comercial
    email: [email protected]
    Telefone: (14) 3733-5745
    Skype: cosmika.brasil



    []'s

    KP