+ Responder ao Tópico

1. Ja to pensando seriamente em desativar meu airmax...

2. Eu vou desativar amanhã cedinho pra não incomodar ninguém com paradas, mesmo que rapidas, tenho clientes que jogam q ficam puto com qualquer parada de segundos!

Só uso Ubiquiti e equipamentos Mimo 2x2, o WOM 5000 é barato pq é 1x1 e nacional, mas ele funciona em 10MHz??

3. tanto o airmax como o NV2 da mikrotik são protocolos TDMA e como tal são feitos para atender clientes em PTMP.

Eles introduzem latencia na rede, mas o benefício de não dependerem de um protocolo CTS-RTS é maior que o prejuízo na latencia.
    Praticamente evita o choque de pacotes na rede, o que o cts-rts pretende fazer mas não consegue completamente.
    Por isso uma rede cts-rts tem uma latencia bem maior que uma rede tdma.

4. Sim, isso eu sempre soube, que um protocolo de divisão no tempo iria introduzir uma latência, mas esse picos não creio que são normais, até porque em 20MHz eles não acontecem. Tem um tópico grande no forum da UBNT que um usuário mencionou que no chipset Atheros usado nos Rocket Mx existe um bug que afeta o desempenho em 10MHz e que isso seria corrigido em revisões futuras, mas nunca achei mais nada sobre isso em outro lugar, inclusive enviei uma MP pro autor desse post lá, ele nunca me respondeu, a Ubiquiti nunca me respondeu tb sobre o assunto, sempre desconversam, que precisam avaliar me cenário e várias outras questões, foi o que eu percebi... Já tem uns três firmwares que lançam dizendo que fizeram correções para uso de canais abaixo de 20Mhz, com intuito de melhora de desempenho em redes PTMP, mas até agora parece não terem corrigido tudo.

O fato é que em 20Mhz não dá esses picos de latência. Vejam esse vídeo, fiquei impressionado com o tempo de resposta em 20Mhz, com Omni e 50 clientes. Foi ele que me fez observar melhor e constatei o problema em 10Mhz aqui.

5. Sim, se em 20mhz estabiliza, é porque pode ter algum bug..
    e o desempenho cai muito em 10mhz? Será que pelo fato do 10mhz estreitar a largura de banda e consequentemente passar menos banda, nao seja o responsável por isso?

Minha referencia ao ptmp é para salientar que tdma foi feito para multponto e não propriamente para ptp, como foi citado anteriormente, pois num ponto a ponto não há a necessidade de controle de pacotes

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 23-04-2011, 21:55
  2. Executar comandos Linux em programas feitos em C
    Por vini_alpha no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 5
    Último Post: 01-06-2005, 06:49
  3. Handbook Freebsd em portugues e em pdf
    Por wandersonalan no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 20-04-2005, 11:09
  4. register_globals = on mas em phpinfo sempre em off