+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Não tem segredo pra usar em Bridge, como o autor disse só a parte do failover que não vai ficar ok...
    "Criar uma interface "PPPoE-Client" e nas configurações do balance, onde se define as interfaces cabeadas dos modens, defina as interfaces "PPPoE-Client"."
    Facilzinho né ?
    Entendi

O balance que estava utilizando era o do wiki mikrotik, vou fazer o teste em modo bridge e router!
    Caso alguém tenha uma experiência posta ae!

Obrigado

2. parabéns ótimo post

3. Olá Andrio, muito bom o post. Acho que é isso que eu estava procurando.
    Gostaria então, se vc pudesse é claro, que me esclarecesse alguns detalhes do balanceamento:

1. O fail over funciona somente com pcc ou funciona com balanceamento simples por marcação de pacotes.

2. Quando vc descreve a parte de rotas, vc coloca um gateway falso, a pergunta é a seguinte: Qual é função desse gateway falso? Pois já vi uma configuração parecida mas não havia o gateway falso.

Desculpe se falei alguma besteira, mas só somente terei respos se perguntar né...

Vlw pelo post, muito bom mesmo.

4. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @AndrioPJ, fiz um Load Balance aqui por rotas estáticas mas tive um problema quando os computadores da LAN tentavam acessar o Winbox por IP.

Dando um "traceroute" no PC, vi que ele tentava buscar o IP da Routerboard nos gateways de internet.

Consegui resolver colocando o IP da Routerboard em "dst-address" na marcação de rotas e colocando um negação ("!") e assim consegui resolver.

Poderia me dizer se será interessante eu fazer isso no PCC, mas na marcação de rotas?

Veja se da forma abaixo está certo:

Código :
    [admin@MikroTik] > /ip firewall mangle print
    Flags: X - disabled, I - invalid, D - dynamic 
     0   ;;; ACEITA_REDE
         chain=prerouting action=accept dst-address-list=rotas_rede 
         in-interface=LAN_1 

1   ;;; MARCA_CONEX ES_LINK
         chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=ISP1_conn 
         passthrough=yes in-interface=ether1 connection-mark=no-mark 

2   chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=ISP2_conn 
         passthrough=yes in-interface=ether2 connection-mark=no-mark 

3   ;;; POLICY_ROUTING
         chain=prerouting action=jump jump-target=policy_route in-interface=LAN_1 
         connection-mark=no-mark 

4   ;;; DIVIS O_DO_LINK
         chain=policy_route action=mark-connection new-connection-mark=ISP1_conn 
         passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/0 

5   chain=policy_route action=mark-connection new-connection-mark=ISP2_conn 
         passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/1 

6   ;;; MARCA_ROTAS
         chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=to_ISP1 
         passthrough=yes dst-address-list=!rotas_rede connection-mark=ISP1_conn 

7   chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=to_ISP2 
         passthrough=yes dst-address-list=!rotas_rede connection-mark=ISP2_conn 

8   chain=output action=mark-routing new-routing-mark=to_ISP1 passthrough=yes 
         dst-address-list=!rotas_rede connection-mark=ISP1_conn 

9   chain=output action=mark-routing new-routing-mark=to_ISP2 passthrough=yes 
         dst-address-list=!rotas_rede connection-mark=ISP2_conn

Ou seria ideal eu deixar uma porta da routerboard somente para o gerenciamento dela?

Obrigado.
    Estranho, nunca tive esse problema no Winbox, principalmente de dentro da rede.
    Estou caindo de sono aqui, nesse FDS dou uma olhada no seu code.

Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá Andrio, muito bom o post. Acho que é isso que eu estava procurando.
    Gostaria então, se vc pudesse é claro, que me esclarecesse alguns detalhes do balanceamento:

1. O fail over funciona somente com pcc ou funciona com balanceamento simples por marcação de pacotes.

2. Quando vc descreve a parte de rotas, vc coloca um gateway falso, a pergunta é a seguinte: Qual é função desse gateway falso? Pois já vi uma configuração parecida mas não havia o gateway falso.

Desculpe se falei alguma besteira, mas só somente terei respos se perguntar né...

Vlw pelo post, muito bom mesmo.
    1 - funciona com marcação de rotas tbm.
    Mas o balance PCC, na minha opinião, é melhor.

2 - Esse Gateway é usado na verificação das rotas.
    Quando o router não consegue pingar o site configurado, então esse Gateway falso é desativado, consequentemente todas as rotas que estavam em cima dele passam para o proximo link.

5. To com um balanceamento em um cliente com modens em bridge / mk discando.
    Porém o faiover não funciona, quando o adsl, (que está muito instável por sinal), o outro pppoe não assume como default, fica travado a conexão e não navega.

Fazendo uns testes aqui, percebi que o check gateway so funciona com eu desativo a pppoe-out1 ae o out2 assume, mais por queda não vai o que faço?

Terei que utilizar um script complementar para checar algum ip por ping e depois caso não responda mudar a distance do link defalt de 1 para 3 para dessa forma o pppoe-out2 que é o distance=2 assuma. Alguém tem ideia desse script como seria?

Tópicos Similares

1. Load balance pcc com links ip dinamico , como fazer?
    Por julinribeiro no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 25-10-2017, 08:41
  2. Mini Balance PCC com Failover automático
    Por AndrioPJ no fórum Tutoriais
    Respostas: 149
    Último Post: 11-08-2017, 08:31
  3. Respostas: 35
    Último Post: 01-07-2016, 12:22
  4. Mini Balance PCC com Failover automático
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 119