Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    É a mesma config que passei na minha ultima resposta p/ o labrbomfim

até essa parte:
    Depois em PPP>PPPoE Servers, você cria um pppoe p/ cada vlan, indicando em "interface" a vlan correta, só assim os clientes vão autenticar.

(neste caso eu crio um servidor dhcp para cada vlan, até aqui tudo certo....)

Os rádios UBNT, você precisa habilitar o WDS. Mas isso somente nos rádios que estão em modo Access Point.
    (os rádios do ponto a ponto, deixo como está, ap-wds e client-wds?, se for sim, então todos os rádios vão ter q ficar com o wds ativado.)

Ainda nos rádios, em Netword, você adiciona a Vlan.
    (quando adicionar no rádio a vlan, no caso vai ser na interface wlan?, pois meus clientes se conectaram por ela.)

Bom, qualquer coisa, estamos aí.

2. (neste caso eu crio um servidor dhcp para cada vlan, até aqui tudo certo....)
    Não é servidor dhcp! Aqui você precisa criar um servidor PPPOE p/ os clientes autenticarem.

/interface pppoe-server server
    add authentication=pap,chap default-profile=profile1_pppoe disabled=no \
    interface="vlan - AP3" keepalive-timeout=30 max-mru=1492 max-mtu=1500 \
    one-session-per-host=yes service-name=service1_pppoe

(os rádios do ponto a ponto, deixo como está, ap-wds e client-wds?, se for sim, então todos os rádios vão ter q ficar com o wds ativado.)
    Sim, todos os rádios em WDS, inclusive os que mandam sinal p/ os clientes.

(quando adicionar no rádio a vlan, no caso vai ser na interface wlan?, pois meus clientes se conectaram por ela.)
    Veja o print em anexo!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print Vlan UBNT.jpg
Visualizações:	179
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	50988

3. Vou realizar um teste em bancada a noite, mas porque a vlan faz referencia a lan e não a wlan? hoje utilizo o dude para monitorar, posso ter algum problema por ter vlan habilitada?

Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    (neste caso eu crio um servidor dhcp para cada vlan, até aqui tudo certo....)
    Não é servidor dhcp! Aqui você precisa criar um servidor PPPOE p/ os clientes autenticarem.

/interface pppoe-server server
    add authentication=pap,chap default-profile=profile1_pppoe disabled=no \
    interface="vlan - AP3" keepalive-timeout=30 max-mru=1492 max-mtu=1500 \
    one-session-per-host=yes service-name=service1_pppoe

Sim, todos os rádios em WDS, inclusive os que mandam sinal p/ os clientes.

Veja o print em anexo!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print Vlan UBNT.jpg
Visualizações:	179
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	50988

4. Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    Vou realizar um teste em bancada a noite, mas porque a vlan faz referencia a lan e não a wlan? hoje utilizo o dude para monitorar, posso ter algum problema por ter vlan habilitada?
    Não utilizo o The Dude ainda amigo.

5. Cara, clareou um bocado... só umas coisas...

1. A interface é onde os clientes estão conectados;
    2. O MTU já abre 1500, o L2 MTU vc colocou 1594, é padrão ou temos que ir testando?
    3. Nos rádios dos clientes não preciso colocar a vlan, certo? A vlan vai ser só entre o rádio AP e o concentrador.

Flw

Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Bom, sobre o que você citou, sua rede está igual a minha. No meu caso, quem me auxiliou muito p/ colocar as Vlan's foi o Fernando Klabunde, ele participa do fórum aqui, e tenho que dar os créditos a ele, porque se não, as vlan's não estariam rodando aqui na minha rede. Mesmo que sejam simples, apenas p/ setorizar a rede.

A principio você precisa criar as vlan's no mikrotik: abaixo um exemplo, onde você deve alterar conforme sua rede. O mais importante é o ID da vlan, e a interface.
    /interface vlan
    add interface="ether2 saida base-02" l2mtu=1594 name="vlan - AP3" vlan-id=3

Depois em PPP>PPPoE Servers, você cria um pppoe p/ cada vlan, indicando em "interface" a vlan correta, só assim os clientes vão autenticar.

Os rádios UBNT, você precisa habilitar o WDS. Mas isso somente nos rádios que estão em modo Access Point.

Ainda nos rádios, em Netword, você adiciona a Vlan.

Bom, qualquer coisa, estamos aí.

Tópicos Similares

1. Configurando Vlans!
    Por jnsnetinho no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 28-01-2013, 10:54
  2. Duvidas sobre VLANs
    Por wcoelho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2012, 11:50
  3. Dúvida sobre Vlans ?
    Por robsoncb no fórum Servidores de Rede