Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. OK! Mas uma dúvida é a seguinte... É possível fazer OSPF nesse cenário que tenho?

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         plano.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	51114

Na lógica o R2 (Router condomínios) teria que ter uma ospf com cada router mikrotik de condomínio. Cada router mikrotik atualmente possui um IP público e o cliente fica com um ip privado dentro da NAT. Mas a REDE inteira é bridge. Por onde começar?

Ooooobrigado!

2. Citação Postado originalmente por arturportella Ver Post
    OK! Mas uma dúvida é a seguinte... É possível fazer OSPF nesse cenário que tenho?

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         plano.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	51114

Na lógica o R2 (Router condomínios) teria que ter uma ospf com cada router mikrotik de condomínio. Cada router mikrotik atualmente possui um IP público e o cliente fica com um ip privado dentro da NAT. Mas a REDE inteira é bridge. Por onde começar?

Ooooobrigado!
    Bom dia,
    como sua rede é bridge.. pode estabelecer o OSPF entre a borda e os concentradores dos condomínios e também entre os condomínios, assim eles distribuem diretamente as rotas e você tem somente um salto para qualquer IP da sua rede.

então..
    OSPF:

Borda -> Cond.1
    Borda -> Cond.2
    Borda -> Cond.3
    ...
    Borda -> Cond.X

E em cada Condomínio:

Cond.1 -> Cond.2
    Cond.1 -> Cond.3
    ...
    Cond.1 -> Cond.X

E crie filtros onde distribua somente rotas conectadas e que sejam da sua faixa de IP válido.
    Assim, se no Condomínio 1 um usuário estabelecer conexão PPPoE e receber o IP: 1.1.1.1 o roteador do Cond.1 vai informar aos outros Condomínios e a sua borda que esse IP 1.1.1.1 está lá atrás dele.

Eu não tive boa experiencia usando Broadcast e NBMA, o que funcionou legal foi PTMP.

Se quiser posso te dar uma ajuda pelo skype e depois você posta aqui pro pessoal o resultado e compartilha com todos.

Tópicos Similares

1. Ajuda com PPPOE e ip válido
    Por xbili no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 10-08-2012, 16:24
  2. PPPoE com ip valido
    Por Binhos5 no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 31-01-2009, 01:57
  3. PPPoE com ip valido
    Por Binhos5 no fórum Redes
    Respostas: 28