+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida com pacotes

    Alguém sabe responder essa questão da 101?

    Você precisa remover o pacote package independente das dependências, digite o comando com opções que vão fazer isso?

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    Citação Postado originalmente por Neology Ver Post
    Alguém sabe responder essa questão da 101?

    Você precisa remover o pacote package independente das dependências, digite o comando com opções que vão fazer isso?
    Amigo explique melhor a pergunta, questão 101?

  3. #3

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo explique melhor a pergunta, questão 101?
    Acho que a dúvida do nosso colega refere-se a uma questão da prova de Certificação Linux LPI - 101, estou correto?

    Agora, não uso Linux efetivamente a uns bons 6 anos, desde que comecei a gostar de BSD. Essa questão é bastante ambígua do meu ponto de vista, por que existem diversas ferramentas e tipos de pacotes nas mais diversas distribuições de Linux, como por exemplo o Yum, o RPM, e por ai vai (acho que esses são os mais reconhecidos e utilizados).

    Agora qual é o gerenciador de pacotes adotado, os comandos em um e outro são aceitos na prova?

    Acredito que a Certificação Linux LPI seja independente de qualquer distribuição específica, sendo assim estaria certo responder usando a sintaxe de qualquer um dos gerenciadores de pacotes? Não sei.

    Se vc souber isso, olha o man page do gerenciador de pacotes que vc mata a questão.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    É da LPIC 101 sim. Ai que ta só diz isso pode ser tando apt-get, dpkg, rpm ou yum.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    Se for apt é só dar um purge.
    apt-get autoremove --purge nome-do-pacote

    Se der só "remove" ele não remove dependencias, só remove o pacote. Autoremove não "ignora" as dependencias mas sim remove elas, o "remove --purge" em teoria ignora as dependencias sem as remover. Se não dar o --purge e tiver dependencias ele não remove, sem o --purge os *.conf e cia também não são removidos.
    Em teoria acho que é isso.

    Isso não está no conteúdo introdutório dos comandos? Ou está mas o Yast, Synaptics e a central de programas do ubuntu tem feito todo mundo esquecer? :-) Essas centrais são pra leigo, quem almeja LPI não devia usar isso.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se for apt é só dar um purge.
    apt-get autoremove --purge nome-do-pacote

    Se der só "remove" ele não remove dependencias, só remove o pacote. Autoremove não "ignora" as dependencias mas sim remove elas, o "remove --purge" em teoria ignora as dependencias sem as remover. Se não dar o --purge e tiver dependencias ele não remove, sem o --purge os *.conf e cia também não são removidos.
    Em teoria acho que é isso.

    Isso não está no conteúdo introdutório dos comandos? Ou está mas o Yast, Synaptics e a central de programas do ubuntu tem feito todo mundo esquecer? :-) Essas centrais são pra leigo, quem almeja LPI não devia usar isso.

    Tentei mas não deu certo, isto no simulado claro.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    As opções com apt são poucas, um -f, mudar a ordem...

    apt-get -f remove nome-do-pacote
    apt-get --purge remove remove nome-do-pacote

    (O autoremove não está em qualquer distro, se o LPI é defasado/antiquado/atrasado, tipo 10 anos, não reconhecerá mesmo)

    Se você não tem poderes obviamente terá que dar um
    sudo apt-get -f remove nome-do-pacote
    sudo apto-get --purge remove remove nome-do-pacote

    Não sei pra que serve conseguir LPI mas nunca ter usado isso numa distro no mundo real. Isso é coisa que se testa no mundo real, analiza as diferenças ao usar as variaves -f ou purge, etc.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    As opções com apt são poucas, um -f, mudar a ordem...

    apt-get -f remove nome-do-pacote
    apt-get --purge remove remove nome-do-pacote

    (O autoremove não está em qualquer distro, se o LPI é defasado/antiquado/atrasado, tipo 10 anos, não reconhecerá mesmo)

    Se você não tem poderes obviamente terá que dar um
    sudo apt-get -f remove nome-do-pacote
    sudo apto-get --purge remove remove nome-do-pacote

    Não sei pra que serve conseguir LPI mas nunca ter usado isso numa distro no mundo real. Isso é coisa que se testa no mundo real, analiza as diferenças ao usar as variaves -f ou purge, etc.
    nada

  9. #9

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    E o basicão, que é
    apt-get remove nome-do-pacote
    ?
    Sendo um simulador é bem provavel que ele dê erro com um mísero -f a mais, que na vida real não faria diferença (Não deixaria de remover)

    As opções são:
    apt-get remove
    apt-get -f remove
    apt-get remove --purge
    apt-get remove -purge
    apt-get autoremove

    Na vida real você teria uma mensagem que indica que há erro na sintaxe do comando ou na sintaxe do pacote, o problema não está no nome-do-pacote, <pacote>, package-name, ou <package>?

    Testa numa distro qualquer (Com Aptitude, claro), o apt-get remove vai resolve pra uns itens, outros precisão -f na frente, mas onde não der vai ter uma mensagem de erro com informação útil. Se um apt-get -f remove --purge funciona na vida real, o problema é no simulador da LPI.

    Bom, dá pra tentar dpkg:
    dpkg -r nome-do-pacote (Não remove arquivos de configuração)
    dpkg --force-all -remove nome-do-pacote (Força a remoção)
    (Talvez dpkg -remove --force-all , nunca sei a ordem certa... na vida real se errar a ordem é exibida uma mensagem util, o LPI pelo visto está bem longe da vida real...)
    Se é pelas dependencias:
    dpkg -force-depends remove nome-do-pacote

    Dá uma googlada sobre as opções com rpm, desconheço isso.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    Se o pacote não tem dependencias, ele não vai remover as dependencias :-)

    O Nautilus é grande, nunca me preocupei com ele, deve ter muitas dependencias , mas itens pequenos como um gnumeric ou abiword não tem preocupação com isso. A mim a remoção interessa por questão de espaço, por isso insisto no uso do --purge.

    (Quanto a "vida não-real" do LPI, pelo que entendi (Nas respostas dadas) o exame usa um emulador que não dá os mesmos erros ou perguntas que o bash, aparentemente ele aceita 2 ou 3 respostas tipo "apt-get remove <pacote>" e "dpkg -r <pacote>", e não aceita as variaveis -f ou --force-all, que o bash aceita. Ou seja, o simulador/emulador do LPI tem comportamento diferente do bash, no dia-a-dia (vida real) topamos com o bash, não com emuladores/simuladores)

    Nunca nem cheguei perto do LPI, não sei se tem um emulador ou o que, mas foi o que deu a entender pelas respostas.
    E se esse emulador/simulador não aceita variáveis que o bash aceita, vou fazer questão de ficar bem longe desses exames.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida com pacotes

    rpm -e package --nodeps