+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro de RADIUS

    Amigos, hoje me deparei com uma queda constante do meu PPPOE. Culpei a antena de PTP por ser ubiquiti, mas o defeito não estava nelas e sim na porta ether da RB 1100. Por acaso, em um clique errado, encontrei essas informações no Radius.
    Uso RB 1100 X2AH na borda de link, RB 1100 X2AH no concentrador de clientes autenticando MKAUTH.
    Não estou com problemas mas gostaria de saber do que se trata e como remover a informação.
    Obrigado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	103
Tamanho: 	254,4 KB
ID:      	68459

  2. #2

    Padrão Re: Erro de RADIUS

    Se você tivesse ao menos estudado o protocolo PPP (ou PPPoE) nem teria feito essa pergunta. Talvez até se tentasse entender o "recado" dado pelo teu roteador nem teria falado dessa forma...

    Mas vamos lá, quando o client inicia a requisição de conexão PPPoE ele vai aguardar por algum tempo até que uma nova tentativa seja feita, caso a anterior falhe. A mensagem aí citada é que o tempo que o concentrador deve aguardar por uma resposta valida do radius "fere" o tempo que o protocolo PPPoE se limita para negociar uma autenticação. Isso está relacionado ao parâmetro 'timeout'. Acredito que você pelo menos saiba o que são ms (milissegundos). Um tempo mais que suficiente é de 1000 ms.

  3. #3

    Padrão Re: Erro de RADIUS

    Algumas pessoas podiam ser um pouco mais educadas nas respostas, e talvez se estivessem de mal humor por exemplo não responder, eu acho que isso ajudaria muito na convivência dos fóruns, não é porque você sabe tudo é que pode tratar as pessoas desta maneira, essa é a minha opinião, se serviu o chapéu use, se não serviu desconsidere.

  4. #4

    Padrão Re: Erro de RADIUS

    Bom, o considerado linuxer, só foi mau educado!
    Eu nao tenho nada e sei pouco perto de muitos, e muito perto de poucos, mas, do pouco que sei, se me pedirem ensino/ajudo e com educação, sem ser grosseiro.
    Se eu soubesse onde esta o erro não terio perguntado!
    Mas recorro novamente ao fórum: Aguem de boa índole que possa e queira, eu agradeço a ajuda!
    Como disse, nao esta me prejudicando; não sei de onde veio o erro e se ficar por lá também, não vai fazer diferença!
    Mas eu gostaria muito de remover a informação, se possível.

  5. #5

    Padrão Re: Erro de RADIUS

    Citação Postado originalmente por glperon Ver Post
    Bom, o considerado linuxer, só foi mau educado!
    Eu nao tenho nada e sei pouco perto de muitos, e muito perto de poucos, mas, do pouco que sei, se me pedirem ensino/ajudo e com educação, sem ser grosseiro.
    Se eu soubesse onde esta o erro não terio perguntado!
    Mas recorro novamente ao fórum: Aguem de boa índole que possa e queira, eu agradeço a ajuda!
    Como disse, nao esta me prejudicando; não sei de onde veio o erro e se ficar por lá também, não vai fazer diferença!
    Mas eu gostaria muito de remover a informação, se possível.
    No caso lá amigo o maximo que voce poderia colocar seria 3000 no campo "Timeout", pois seria equivalente a 3 segundos ( 1 segundo tem 1000 microsegundos e a escada que tem nesse campo é em microsegundos, então: 7000 que voce colocou passa de 7 segundos, o protocolo pede no máximo 3 segundos - 3000 ms no caso.

    Coloque 3000 no campo "Timeout" que deixará de dar essa mensagem. Sendo que isso é o maximo do protocolo não quer dizer o recomendavel ok?

    O que tá acontecendo é que o "Timeout" está tão alto que ele vai ficar aguardando tempo demais pelo radius responder. E isso não é bom, a troca tem que ser o mais rapido possivel - só se quer na rede dispositivos que respondam com agilidade a respostas. Lento demais demanda mais processamento, memoria...

  6. #6

    Padrão Re: Erro de RADIUS

    Citação Postado originalmente por traxx3 Ver Post
    No caso lá amigo o maximo que voce poderia colocar seria 3000 no campo "Timeout", pois seria equivalente a 3 segundos ( 1 segundo tem 1000 microsegundos e a escada que tem nesse campo é em microsegundos, então: 7000 que voce colocou passa de 7 segundos, o protocolo pede no máximo 3 segundos - 3000 ms no caso.

    Coloque 3000 no campo "Timeout" que deixará de dar essa mensagem. Sendo que isso é o maximo do protocolo não quer dizer o recomendavel ok?

    O que tá acontecendo é que o "Timeout" está tão alto que ele vai ficar aguardando tempo demais pelo radius responder. E isso não é bom, a troca tem que ser o mais rapido possivel - só se quer na rede dispositivos que respondam com agilidade a respostas. Lento demais demanda mais processamento, memoria...
    Olha ai!!
    Estão vendo?
    Uma resposta simples, direta e explicativa! Resolveu o meu problema e além de tudo, explicou-me o que acontece e as suas consequências!
    Agradeço ao traxx3 e leva uma estrelinha pelo conhecimento repassado.
    (deixo aqui um esclarecimento que, essa informação de 7000 ou 7 segundos, está no manual do MKAUTH. O erro apresentado em minha RB só apareceu após a atualização pedida pela mikrotik pro segurança)
    Mais uma vez obrigado traxx3

  7. #7