+ Responder ao Tópico

Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008

Padrão

Me desculpe, mas vai trocar o CERTO pelo duvidoso por que?

Seu processamento não passa de 3% com vários clientes, certo? Então para que trocar?? Esse Debian não está atendendo a demanda a contento?

Citação Postado originalmente por Magazine Ver Post
    Sim, na filter tem isso, na NAT tem mais umas 40.

O Atual esta em um Debian, Core 2 duo 2.8, 2gb de RAM
    Nunca vi ele passar de 3% de processamento.

Ainda estou procurando um jeito de migrar as regras, mas se não tiver como, terá que ser na mão aos poucos...

Padrão

Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Me desculpe, mas vai trocar o CERTO pelo duvidoso por que?

Seu processamento não passa de 3% com vários clientes, certo? Então para que trocar?? Esse Debian não está atendendo a demanda a contento?
    Quatro itens:

1°. Facilidade na configuração de regras. O Iptables que temos é muito complexo, são cerca de 5 scripts e toda vez é um sacrifício para alguém que não tenha tanto conhecimento adicionar alguma regra necessária. Quero poder tirar férias as vezes :-)

2°. Fail over e balanceamento. Até consegui fazer fail over no iptables, mas o balanceamento não funcionou como gostaria. Acredito que o mikrotik irá resolver este problema facilmente.

3° Substituir uma máquina física por uma 'caixinha' de apenas 1U.

4° Facilitar em caso de problema com o equipamento. Preciso apenas baixar a conf usada em um novo equipamento, conectar os cabos e já esta no ar novamente. 15min de downtime no máximo em caso de defeito no equipamento.

Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Posts de Blog
    2

Padrão

Minha politica é dropar tudo.

Tenho cerca de 1000 regras, o resto é tudo variação conforme o link usado e o sentido, o que acaba dando o total de 6000.
    Acho que podemos te ajudar a chegar apenas em 1000 ou menos, usando ADDRESS LISTS.

Quatro itens:

1°. Facilidade na configuração de regras. O Iptables que temos é muito complexo, são cerca de 5 scripts e toda vez é um sacrifício para alguém que não tenha tanto conhecimento adicionar alguma regra necessária. Quero poder tirar férias as vezes :-)

2°. Fail over e balanceamento. Até consegui fazer fail over no iptables, mas o balanceamento não funcionou como gostaria. Acredito que o mikrotik irá resolver este problema facilmente.

4° Facilitar em caso de problema com o equipamento. Preciso apenas baixar a conf usada em um novo equipamento, conectar os cabos e já esta no ar novamente. 15min de downtime no máximo em caso de defeito no equipamento.
    E ainda pode usar VRRP[1] e deixar outra caixinha do lado, pronta para assumir automaticamente em caso de falha da principal.

[1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/VRRP

Abraço

Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008

Padrão

Entendo cara, mas são só 3% de processamento e ALTISSIMAMENTE confiável

Quatro itens:

Padrão

Amigo, para essa sua aplicação recomendo..
    R210 com o melhor processador que você conseguir comprar..
    O mínimo de ram e o mínimo de HD..
    RB44Ge.
    E é 1U.

Seja feliz.!

Não desmereço o linux+iptables, pelo contrário, acho ótimo.
    Mas pelo que você citou das facilidades e tudo mais.. ta ai o caminho das pedras.

Att.

Edit: Agora que lembrei.. você quer colocar em uma 1100Ahx2.. Sei não. Eu não arriscaria tudo isso.
    O server ai de cima sai o dobro do preço.. Mas é aquilo.. Uma vez só..

Padrão

@gamineiro.
    Pois é, estava vendo que o Mikrotik usa access list, vai facilitar muito na importação das regras e no dia-a-dia quando precisar adicionar ou remover algum IP.

O VRRP eu conheço, mas não vou utilizar pois terei apenas um equipamento de backup sendo que terei 3 em produção(em outras filiais). Mas valeu pela dica!

@
    ricromero
    É confiável até algum link cair ou alguém que não seja eu precisar alterar alguma regra hehe.

@
    Arthur Bernardes
    O custo do hardware do servidor seria mais caro que investir na RB, até pq eu teria que ter dois para ter um de backup.
    Sem contar o consumo de energia maior do servidor comparado a RB.

@
    klabundee
    Essa RB44Ge não é apenas a placa PCI?