+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já que citou Canopy, nunca usei, mas é top de linha.
    Só tenho uma dúvida que um dia ao consultar o distribuidor ele me disse que Canopy só fala com Canopy. Achei estranho pois se colocar como AP para atender notebook e smartphones, tem que ser compatível com protocolo 802.11
    Então fechou com a informação que eu tinha. Canopy só com Canopy.
    Este Engenius você distribui ou só comentou sobre a opção?
    Wavion, nosso provedor tem mas deixa só para eventos como é o caso do autor do tópico.
    Vai tranquilo inclusive com smartphones.
    Só que o preço é salgado.

Este Engenius está homologado pela Streakwave. O preço dele era atraente, não sei hoje.
    Na flytec no Paraguai é 435 dólares. Talvez seja uma boa opção para a aplicação.

E realmente no passado se comentava mais sobre os produtos Engenius.. Fazia tempo que não ouvia alguém referenciar a marca...

2. Somos os distribuidores master da EnGenius no Brasil. Eles estão instalados em várias cidades e utilizados como hot spot ou até mesmo em escolas. Quanto á Wavion, o preço é maior pq o equipamento cobre uma área maior que qualquer outro e aguenta até 300 cliente pendurados

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quanto ao metal, não pode ser energia não. Pois já fizemos de tudo, cabo com no máximo 2 metros e ainda assim deu problema. Não é que ele reinicia. Ele simplesmente deixa de emitir o SSID e assim todo mundo perde a conexão.
    Só reiniciando.

Uma coisa que fizemos para contornar o problema foi um script e colocado no scheduler para reiniciar a cada 30 minutos por exemplo. Não sabíamos a que momento ele iria parar, se em 1 hora ou se em 1 ou 2 dias. Mas isso trazia o transtorno para o cliente ao reiniciar. Mas pelo menos se parasse seria por alguns poucos minutos.

Todos os Metal aconteceram isso. Hoje só para enfeite em cima da mesa.

Que estranho. Comigo o problema foi outro. Passa um tempo normal, acessando normalmente pelo winbox, e depois de 2 ou 3 dias não acessa mais. Aparece na rede, aparece no winbox, os clientes continuam conectados e navegando, só que não tenho mais acesso remoto até ir na torre dar um boot nele.
    Aconteceu a mesma coisa com 3 que usei. Tenho somente um funcionando ainda num dos POPs, mas volta e meia alguém tem que ir lá rebootar para poder acessar remotamente. É bem chato isso.

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Agora um detalhe importante:
    Antena omni interna, seja de 2,5 ou 12dBi, vai te dar um conexão pior que uma antena outdoor, em cima ou do lado de fora da construção. Qualquer parede a menos como obstaculo melhora a qualidade da conexão.

Portanto calcule bem o local de instalar a antena, dentro de um sala com portas de vidro, telhas romanas baixas, paredes grossas, é uma péssima opção.

Se a construção está no meio da area de 1000m² não faz tanta diferença a instalação interna da antena do AP, mas se estiver fora do centro tem o risco de não cobrir toda a area, procure então o ponto sobre a construção, ou numa parede lateral porém no alto (2m de altura já serve), que tenha visada pra maior parte possível do terreno, e lembre que arvores densas (Folhas que mantém umidade o ano todo, em BSB provavelmente só caju e manga) mesmo que pareçam ter folhas escassas atenuam muito o sinal, SE tivesse aparelhos decentes conectando talvez não, mas smartphones e tablets tem adaptadores wifi péssimos, com potencia baixa e antenas pequenas, você não pode pegar um note Dell e percorrer o terreno sem perder conexão e se basear nisso pra dizer que qualquer um terá conexão em qualquer lugar, 90% dos smartphones são terríveis de conexão, por isso a necessidade de posicionar a antena de modo a ter o mínimo possível de obstaculos.

(Também tem antenas 9dB de uso externo caprichadas, da OiwTech, valem a pena. Evite a todo custo antenas omni baratas, no ML deve ter algumas caseiras baratinhas, eu evitaria a todo custo)

A fato de sugerir equipamento 5,8GHz me diz que você tem Apple, mas... a resto do brasil não tem, por mais que varios notebooks ou smartphones falem em suporte a 5GHz os POUCOS que tem antena dual-frequency (2,4 e 5,8GHz) tem antenas ridículas (2dB em 5GHz, mas nessa frequencia mais alta a penetrabilidade pelos obstaculos é menor e portanto precisaria antena com o dobro do ganho comparado a 2,4GHz), a Apple e alguns notes de linhas de preço similar (Dell XPS, por exemplo) tem conexão decente em 5GHz, mas 99,99% dos aparelhos de seus amigos só conectará em 2,4GHz, esqueça 5GHz pelos proximos 8 anos em AP's domesticos compartilhados.

Eu sugiro usar equipamento 802.11N, ou seja, nada de velhos B e G, de modo que as sugestões pra AP central seriam:
    - Bullet M2 (Ou M2-HP, o nome varia)
    - PicoStation M2
    E para o caso da construção ficar num canto do terreno, uma antena setorial de 60° pode cobrir o terreno (Caso não seja quadrado) de forma mais eficiente, falo de:
    - NanoStation M2
    - NanoStation Loco M2
    - SXT 2HnD

Smartphone ou notebook que não conecta em N existe, mas ou são antigos (<2009) ou são basicos demais (Multilaser de R$ 149 comprado em 2011), o mono N tem mais estabilidade e alcance onde há sinal ruim. Modo G (802.11G, 54Mbps) também pode não ser acessível pra alguns desses aparelhos, se configurar autenticação wpa2-psk Tkip tem vaaaaarios smartphones baratoas ou notebooks antigos (Meu Netbook Lenovo é do fim de 2010 e não conecta nisso) que não conectarão, e autenticação inútil tipo WEP alguns aparelhos recentes não aceitam mais, então não tem autenticação universal, sempre terá aparelho incompatível, acho então inútil insistir em modos velhos/antiquados como B ou G quando o modo N permite mais estabilidade em sinal baixo.

Obrigado pela aula. Você acertou quanto aos equipamentos da Apple, realmente sugeri tal frequência pois possuo a linha. Não pensei nos amigos que irão me visitar. A casa está numa região central dentro do terreno. É importante salientar que a chácara possui bem mais que mil metros quadrados, mas este é o raio de uso do sinal que será irradiado pelo Acess Point externo.

Como busco um Acess Point profissional, a antena também seria da mesma linha. A intenção é investir até R$ 300 somente nela. Já li sobre os modelos da Aquário e da TP Link, vou pesquisar sobre suas sugestões.

Pensei muito na Família Nano trabalhando junto com uma Omini, mas eu desisti da ideia, quero algo mais robusto. Estou pesquisando sobre o PicoStation M2 e o Bullet M2.

5. Sim amigo, a área de abrangência do sinal seria mil metros quadrados, no entanto, os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphone seriam usados há uma distância de aproximadamente 300 metros da caixa d'agua que servirá de torre para o Acess Point. Já a casa dos colaboradores fica mais longe (passa dos 500m), para alcançar o sinal vamos comprar antenas de mesa, aquelas com base da TP Link.

Na sua opinião terei condições de captar o sinal nos tablets, celulares e smartphones numa distância de 300m usando um como Acess um bulet 2,4? Obrigado.

Tópicos Similares

1. Qual o melhor AP para a Minha aplicação?
    Por andersonscinfo no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 30-10-2007, 22:07
  2. qual o melhor ap
    Por douglassantos no fórum Redes
    Respostas: 19
    Último Post: 05-09-2005, 11:20
  3. Senao x Ovislink, qual o melhor AP?
    Por Visitante no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 24-08-2005, 15:09
  4. Hotspot - qual o melhor AP??- outdoor